Buscar

Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pessoa é o ente físico ou coletivo suscetível de direitos e obrigações, sendo sinônimo de sujeito de direito. O sujeito de direito é aquele que é sujeito de um dever jurídico, de uma pretensão ou titularidade jurídica, que é o poder de fazer valer, através de uma ação, o não-cumprimento do dever jurídico, ou melhor, o poder de intervir na produção da decisão judicial.
Pessoa natural ou física é todo ser humano (que nasceu com vida) dotado de personalidade, exercem atividades de forma autônoma, tem deveres, obrigações e direitos assegurados pela lei, no Código Civil, artigo 6º diz que “ A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva. ”
Pessoa jurídica é abstrata, como por exemplo a criação de uma empresa ou de uma associação dado sua concepção somente após a inscrição no ato constitutivo no respectivo registro, a pessoa jurídica tem personalidade e aptidão jurídica para adquirir direitos e contrair obrigações. No artigo 45 do Código Civil diz que “ Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessário, de autorização ou aprovação do Poder Executivo averbando-se no registro todas as alterações por que passar o ato construtivo. 
Parágrafo único. Decai em três anos o direito de anular a constituição das pessoas jurídicas de direito privado, por defeito do ato respectivo, contado o prazo da publicação de sua inscrição no registro. ”

Outros materiais