Buscar

Biblioteca 1056921

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS PRINCIPAIS PSICOTERAPIAS: FUNDAMENTOS TEÓRICOS, TÉCNICAS, INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
 Yzy Câmara
HISTORICIZANDO
- Origem, evolução, conceito e elementos que caracterizam os métodos de tratamentos emocionais e transtornos mentais.
CURA PELA FALA - origem na medicina antiga, na religião, na cura pela fé e no hipnotismo. 
Século XIX – tratamento das doenças nervosas e mentais - atividade médica dos psiquiatras.
Século XX – multidisciplinaridade visando ultrapassar o modelo médico centrado, proliferação de métodos e técnicas (nem sempre acompanhadas de avaliação da efetividade dos métodos propostos, seus alcances e limites e a partir dos anos 50, começou a haver uma preocupação neste sentido). 
HISTORICIZANDO
Questionamentos: 
1 - Os efeitos das psicoterapias eram devidos à simples passagem do tempo e não decorrentes das técnicas utilizadas? (Eysenck)
2 – Os efeitos das terapias eram decorrentes de fatores intrínsecos à relação humana estabelecida em terapia e não às técnicas específicas de cada modelo. (Carl Rogers)
 - 1960 – Projeto Menninger - pesquisas de grande porte para comprovar a efetividade das diferentes modalidades terapêuticas.
Atualmente – crença de que boa parte das terapias são efetivas e os efeitos positivos devem-se às técnicas e aos fatores específicos (empatia, aliança terapêutica, transferência, nível intelectual e cultural do terapeutizando e outras). Pesquisas empíricas bem conduzidas comprovam efetividade.
O reconhecimento da psicoterapia como ciência é tênue – inexistência de fiscalização oficial ou exigência mínima para quem o pratica.
CONVERSANDO SOBRE PSICOTERAPIA
Método de tratamento mediante um profissional treinado, valendo-se dos meios psicológicos (empatia, escuta ativa, comunicação verbal, aliança terapêutica) e de uma variedade de intervenções para facilitar no paciente (modelo médico – serviços de saúde) ou cliente, a modificação de problemas de natureza emocional, cognitiva ou comportamental.
Tratamento interpessoal planejado pelo terapeuta de modo singular para cada sujeito. Envolve interação face a face.
Exposição virtual, uso de computador, aconselhamento virtual ou por telefone, fora do contexto interpessoal não é considerado psicoterapia no sentido estrito.
Métodos baseados em crenças religiosas também são excluídos.
DISTINÇÃO DAS PSICOTERAPIAS
Objetivos
Fundamentos teóricos
Frequência das sessões 
Tempo de duração
Treinamento exigido aos terapeutas
Bom senso e timming do terapeuta
ABRANGÊNCIA
Terapias breve de apoio ou intervenções em crise 
Terapias processuais - se propõe a agir em aspectos amplos da personalidade
FOCOS:
Psicodinâmicas - insight
Comportamentais - novas aprendizagens
Cognitivas - correções de pensamentos ou crenças disfuncionais
Sistêmica - mudança de fatores ambientais ou familiares e tantas outras abordagens.
ELEMENTOS COMUNS
Psicoterapia ocorre em um contexto de relação de confiança
Contexto terapêutico – paciente acredita que terapeuta irá auxiliá-lo
PSICOTERAPIAS BASEADAS NA TEORIA PSICANALÍTICA:PSICANÁLISE, PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO ANALÍTICA E PSICOTERAPIAS DE APOIO
Várias modalidades de psicoterapia fundamentam-se na Teoria Psicanalítica (Psicoterapia psicodinâmica: psicoterapia expressiva-suportiva dependendo de cada paciente e demanda específica. Expressiva e exploratória – visando análise das defesas, insight e transferência. É suportiva/apoio – fortalecer as defesas e suprimir conflitos inconscientes):
1 – Psicanálise
2 – Psicoterapia de orientação psicanalítica
3 – Psicoterapia de apoio
4 – Psicoterapia breve dinâmica
5 – Terapia de grupo
6 – Algumas formas de terapia familiar
PSICANÁLISE E PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO ANALÍTICA
Psicanálise – divisão da mente em elementos constitutivos e nos processos dinâmicos:
1 – Conjunto de teorias psicológicas sobre o funcionamento mental, formação da personalidade e aspectos do caráter normais e patológicos( sexualidade infantil, inconsciente dinâmico, conflito psíquico, mecanismos de defesa, formação de sintomas e outros).
2 – Método de investigação de conteúdos mentais (associação livre, análise dos sonhos, análise da transferência).
3 – Método que propõe-se a efetuar mudanças no caráter ou em seus aspectos focais (insight, análise sistêmica de defesas, transferências).
ORIGEM
Psicanálise - experiências de Breuer e Freud (tratamento de sintomas conversivos por meio da hipnose) e posteriormente por meio da associação livre ou regra fundamental da psicanálise, interpretação dos sonhos e a análise de transferência.
Desdobramentos da Psicanálise Freudiana:
1 – Psicologia do Ego - Anna Freud – resistência ao tratamento é o foco.
2 – Teoria das Relações de Objeto – Melanie Klein – as relações são internalizadas muito precocemente e envolvem representações do self, do objeto e dos afetos que ligam essas representações.
3 – Psicologia do Self – Heins Kohut – o self começaria sob a forma de núcleos fragmentados que adquiriam coesão a partir das respostas empáticas dos pais.
4 – Teoria do apego – Bowlby e Bion – processo de amadurecimento emocional do sujeito no primeiro ano de vida.
Etc...
CONVERSANDO SOBRE PSICANÁLISE
Mundo intrapsíquico é caracterizado por conflitos nas três instâncias: id, ego e superego.
Sintomas – soluções de compromisso entre expressão plena dos impulsos e sua repressão pelos mecanismos de defesa.
1 - Analista - adota uma postura neutra, uma escuta e interpretação ativas e coloca-se sempre que necessário para pontuar determinadas conexões do discurso do cliente para que haja uma reflexão do significado subjacente (inconsciente). Neutralidade devido à evitação de pré-julgamentos, quando evita gratificar os desejos transferenciais do cliente para que se comporte como alguém do passado do analisando, não revela detalhes de sua vida pessoal, mas que deve ser natural e espontâneo, e não frio e silencioso. 
2 – Paciente - é orientado a expressar-se livremente e sem auto-censura. Devido à neutralidade do terapeuta, à repetição de sessões (habitualmente 4 ou 5 por semana), se estabelece uma regressão e uma relação transferencial, onde há o descolamento de conteúdos do passado, antes voltado para pessoas importantes do cliente para o terapeuta. O passado assim se torna presente – neurose transferencial. Com a elaboração (interpretação repetitiva, observação, confrontação e verbalização) é possível lidar com conteúdos primitivos desajustados, reviver situações dolorosas e resignificá-las.
A TÉCNICA DA PSICOTERAPIA DE ORIENTAÇÃO ANALÍTICA
As associações não são tão livres como na Psicanálise, mas são dirigidas pelo terapeuta para questões-chave da terapia, intervindo a princípio em problemas delimitados.
Paciente é estimulado a explorar sua subjetividade, tem suas defesas transferenciais interpretadas com menos frequência que na Psicanálise.
Maior utilização de esclarecimento, sugestão e técnicas como reforços.
Menor regressão, intensidade, primitivismo e rapidez na relação transferencial devido ao menor número de sessões, á ausência de divã e menor uso de associação livre.
COMO OCORREM AS MUDANÇAS NA PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA?
As terapias psicodinâmicas buscam a mudança por meio do insight (consequência das interpretações que tornam conscientes impulsos, medos, fantasias e desejos) e da relação terapêutica (internalização do paciente de aspectos reais de sua pessoa – idealizados e/ou os que se identifica – com o terapeuta em relação às figuras parentais internalizadas na infância.
Aumento da capacidade de refletir sobre si mesmo, de identificar sentimentos ligados às pessoas do passado e deslocados para pessoas da vida presente = melhor distinção dos fatos do seu mundo interno, as interpretações desses fatos e a realidade externa.
Reforçadores – atenção do terapeuta a certos temas, satisfação do terapeuta com os progressos alcançados pelo cliente e com
as modificações das crenças disfuncionais (pelo uso da razão, da confrontação e das clarificações).
OBJETIVOS E INDICAÇÕES DAS TERAPIAS PSICODINÂMICAS
- Tratamento de problemas de natureza crônica (origem na infância, em geral na relação parental). Conflitos internos (em especial os edípicos), que interferem nas relações interpessoais atuais.
- Podem ser úteis, em princípio, para pessoas com traços ou transtornos de personalidade para lidar com prejuízos nas relações interpessoais, profissionais, atrasos em tarefas evolutivas (aquisição e consolidação de identidade própria, independência e autonomia).
FOCO - reorganização da estrutura do caráter ou modificação de traços de personalidade desadaptativos em pacientes com transtornos leves ou moderados de personalidade.
PRÉ-REQUISITOS DO CLIENTE PARA AS TERAPIAS PSICANALÍTICA E DE ORIENTAÇÃO ANALÍTICA
1 – Ser capaz de se comunicar de forma honesta com o terapeuta
2 – Capaz de experimentar conflitos internos
3 – Capacidade razoável de introspecção e desejo de utilizá-la para maior compreensão de si mesmo
4 – Capacidade de experimentar afetos intensos sem externalizá-los na conduta
5 – Capacidade de aceitar o estabelecimento da aliança terapêutica
6 – Capacidade de estabelecer metas junto com o terapeuta: melhor controle de impulsos, melhor controle de condutas destrutivas.
CONTRA-INDICAÇÕES DA PSICANÁLISE E DA ANALÍTICA
1 – Ausência de ego razoavelmente integrado e cooperativo ( psicóticos, transtornos graves de personalidade, dependência química, transtornos mentais orgânicos)
2 – Presença de problemas de natureza aguda que exijam solução urgente
3 - Transtornos mentais de ordem mais neurótica (ansiedade, humor, alimentares etc)
4 - Pacientes com graves transtornos de personalidade que não toleram frustração 
5 - Pacientes sem insight, com forte comprometimento cognitivo (retardo e demência)
6 – Pacientes com pouca capacidade de introspecção (alexitimia) e pouca motivação para insight.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais