Buscar

Biblioteca 1056922 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TTP – CAPÍTULO 2
COMO ATUAM AS PSICOTERAPIAS: OS AGENTES DE MUDANÇA E AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES PSICOTERÁPICAS
Cordioli, a. v.
Giglio, l.
CONVERSANDO SOBRE PSICOTERAPIAS
Psicoterapias - métodos de tratamento realizados por profissionais treinados com o objetivo de reduzir ou remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando-se de meios psicológicos. É uma atividade colaborativa entre paciente e terapeuta.
- Recurso para o tratamento de transtornos mentais e problemas emocionais. Importante coadjuvante no tratamento com os psicofármacos.
Teve a eficácia muito questionada no passado, atualmente seus resultados são amplamente aceitos. Mas o contexto atual é: se as psicoterapias são eficazes, como e porque fazem mudanças?
Realização - contexto interpessoal (relação terapêutica). Recurso principal é comunicação verbal.
RESULTADOS DA PSICOTERAPIA
Mais efetiva e rápida do que mudanças naturais dos pacientes sem tratamento
Os terapeutizandos alcançam melhores resultados do que os que permanecem em lista de espera de tratamento
As terapias costumam manter resultados por mais tempo na maioria dos transtornos
Não foi possível verificar a superioridade de um enfoque terapêutico em relação a outro
Agentes de mudanças comuns às diversas psicoterapias: experiência afetiva, clima favorável para expressar e compartilhar emoções, espaço para catarse, aumento das habilidades cognitivas (aquisição e integração de novos padrões de pensamentos e de percepções), regulação do comportamento (aprendizagem de controle de ações e hábitos e, consequentemente, mudanças de comportamento e fatores sociais, grupais ou sistêmicos. As psicoterapias procuram obter mudanças por meio de intervenções que visam modificar o ambiente social ou familiar no qual o paciente vive e suas formas de interagir com os outros.
FATORES DE NATUREZA COGNITIVA: PSICOEDUCAÇÃO, REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA E INSIGHT
As psicoterapias possibilitam um aumento nas habilidades cognitivas no sentido de aumentarem a auto-percepção, o auto-conhecimento e a capacidade de ser introspectivo (pensar psicologicamente): 
identificação de fenômenos mentais (pensamentos, emoções, impulsos e lembranças) e a estabelecer ligações entre eles (insight) = melhor julgamento da realidade, correção de percepções e interpretações distorcidas, melhor capacidade de lidar com as emoções, melhor controle dos impulsos e comportamentos desadaptativos e melhor vivência das relações interpessoais.
FATOR COGNITIVO: PSICOEDUCAÇÃO
Objetivos: 
1 - Aumentar o conhecimento do paciente sobre o transtorno, sobre os sintomas e mecanismos envolvidos em sua origem e perpetuação
2 – Familiarizar o paciente com o modelo de psicoterapia visando remover os sintomas (estratégia essencial e indispensável para a prevenção de recaídas
Realização - explanações do próprio terapeuta para pacientes e familiares, leituras, consultas à internet etc. Intervenção muito valorizada em diversas modalidades terapêuticas como a terapia cognitiva, a terapia comportamental, a interpessoal, os grupos de ajuda, terapias de apoio.
FATOR COGNITIVO: REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA
Muito usadas nas TCCs para correção de distorções cognitivas, modificando comportamentos e emoções.
Focada na mudança dos pensamentos automáticos (ideias prontamente disponíveis de conteúdos realísticos ou distorcidos – que são negativos e disfuncionais) e crenças subjacentes ( intermediárias ou nucleares – corpo coeso de afirmações e intermediárias – suposições ou regras a respeito de si próprio e da realidade do entorno) = esquemas cognitivos organizados desde a infância a partir das vivências intra e interpessoais que nem sempre são percebidas mas que promovem emoções e comportamentos disfuncionais.
CONJUNTO DE INTERVENÇÕES ESPECÍFICAS DA REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA:
Psicoeducação
Identificação e registro de pensamentos automáticos disfuncionais e distorções cognitivas
Questionamento socrático e exame de evidências ou de explicações alternativas
Técnicas de reatribuição ou ressignificação 
Exame das vantagens e desvantagens ou custo-benefício
Lembretes
Experimentos comportamentais
FATOR COGNITIVO: INSIGHT
Termo utilizado em um sentido mais superficial – grau de consciência e de entendimento que um paciente tem em relação ao fato de estar doente. Tal conhecimento tem como consequência mudanças em aspectos de sua personalidade e em padrões de comportamento.
Nova forma de perceber a natureza mais profunda das coisas – formas usuais de pensar e de agir e fatos do passado e emoções associadas assumam novos significados e tenham como consequência, mudanças de atitudes, de comportamentos e novas soluções para os problemas.
FATOR COGNITIVO: INSIGHT
Ampliação do auto-conhecimento e da capacidade de observação e uma aproximação maior da verdade sobre si mesmo.
Nas abordagens psicodinâmicas, não apenas é super valorizado como também é considerado o principal agente de mudança, sendo o principal objetivo e estratégia de mudança.
Para que o insight seja efetivo (verdadeiro) é necessário que ele seja acompanhado de emoções autênticas como: tristeza, alívio, gratidão, preocupação...
INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS PARA OBTENÇÃO DO INSIGHT
1 – OBSERVAÇÃO - o terapeuta chama a atenção para um comportamento, sequência de comentário, padrão de comportamento que se repete na terapia e outros, objetivando levar o paciente a uma relação colaborativa e a motivá-lo a explorar os significados de tais fatos.
2 – CONFRONTAÇÃO – tentativas de levar o paciente a se defrontar com algo que está evidenciado, em razão das emoções desagradáveis que podem vir à tona. É importante que a confrontação seja feita de modo gentil para que o paciente não aumente as defesas como negação ou racionalização.
3 – INTERPRETAÇÃO – explanações feitas pelo terapeuta, propondo uma nova explicação de sintomas, emoções, pensamentos, comportamentos e motivações que estavam desconhecidos pelos pacientes, objetivando tornar conscientes os conflitos envolvendo desejos, fantasias, impulsos, emoções reprimidas e mecanismos de defesa
FATOR COMPORTAMENTAL: APRENDIZAGEM
As mudanças do comportamento são entendidas como resultantes dos diversos processos de aprendizagem e das leis que as regem aplicadas tanto para a compreensão do comportamento “normal” quanto do comportamento “patológico”
Formas definidas de aprendizagem para Escola Comportamental: 
1 - condicionamento clássico – mudanças de comportamentos são explicadas como consequência de pareamentos (associações) entre estímulos (neutros) e emoções muito intensas e desadaptativas como ocorre em situações de grande estresse, como nas fobias e ansiedades extermas
2 - condicionamento operante ou instrumental – reforço de algum tipo de comportamento - reforço positivo mantém e perpetuam os comportamentos porque, reforço negativo, 
3 - aprendizagem social (Bandura) – emoções como o medo podem ser aprendidas ou desaprendidas pela observação de outros indivíduos 
4 - extinção
5 - fenômenos da habituação – forma de aprendizagem mais sutil que ocorre nas psicoterapias: aprendizado de lições de vida onde são criadas condições de ser ouvido, de tomar para si a responsabilidade pela própria vida sendo mais ativo no manejo de sua vida pessoal. 
PRINCIPAIS TÉCNICAS UTILIZADAS PELA TERAPIA COMPORTAMENTAL
Exposição: in vivo, na imaginação, virtual, inundação
Prevenção de rituais (de respostas)
Modelação
Contingenciamento de reforços
Treino de habilidades sociais (assertividade)
Role-playing
Técnicas para solução de problemas
Reversão de hábitos
Técnicas de auto-regulação: registros, auto-monitoramento, uso de escalas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais