Buscar

Prática profissional A Escola

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para a passagem de texto a seguir:
“A educação, em nosso país, vem desenvolvendo-se segundo diretrizes e características gerais que têm sido destacadas nos estudos disponíveis de história da educação brasileira. Mas esses traços comuns permanecem ainda num nível abstrato se não for considerado o modo específico como se realizam nas diversas regiões”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCORUGLIA, A. C.; MACHADO, C. J dos S. (Org.). Pesquisa e historiografia da educação brasileira. Campinas, SP: Autores associados, 2006. p. 231.
Tendo em conta o resgate histórico realizado no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, sobre o início da educação no Brasil, qual é o problema que, até hoje, é responsável por interferir na compreensão de qual é a função da escola? Analise as proposições abaixo e, em seguida, selecione a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As grandiosas conferências e publicações que aconteceram sobre educação no período colonial.
	
	B
	A publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996.
	
	C
	A dedicação ao ensino das leis, da medicina, da astronomia e da lógica.
	
	D
	O descomprometimento com a educação das camadas populares e resquícios dos períodos colonial e jesuítico.
Você acertou!
“Nosso país não teve grandes avanços relacionados à educação, pois os resquícios dos períodos colonial e jesuítico e descomprometimento com a educação para as camadas populares deixaram um legado que até hoje interfere nos processos de compreensão da função da escola” (livro-base, p. 20).
	
	E
	A criação da primeira universidade em Bolonha, norte da Itália, no final do século XI.
Questão 2/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para a passagem de texto a seguir:
“[...] Nas nossas escolas, públicas ou privadas, não há condições para conceber o trabalho docente como um exercício de preceptorado, ainda que mais ou menos coletivo. O que se requer é um professor capaz de colocar a sua competência individual a serviço de um esforço comum para participar de uma tarefa educativa que não é a simples soma de desempenhos individuais, mas sim o fruto de um trabalho coletivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AZANHA, J. M. P. A formação do professor e outros escritos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006. p. 85.
Quando o professor escolhe sua profissão, tem pela frente um grande desafio. A busca incessante pelo conhecimento é essencial para que se torne um sujeito crítico e reflexivo, podendo, assim, adaptar sua prática em sala de aula conforme o contexto em que está inserido. Tendo em consideração as reflexões suscitadas pelo livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, espera-se que o professor:
I. Seja especialista no conteúdo que ensina e nos processos investigativos.
II. Apresente certo grau de cultura geral.
III. Desassocie o conhecimento científico do desenvolvimento dos processos de pensamento.
IV. Apresente reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social.
Selecione a alternativa que menciona as proposições corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
Os professores não somente devem fazer pesquisa científica, como devem promovê-la. O professor não conseguirá desenvolver em seus alunos a consciência crítica e reflexiva se ele mesmo não exercitar isso ou conceber essa prática como essencial para o alcance do objetivo de seu trabalho. Para tal, necessita constantemente associar o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento. Assim, segundo o Livro-base: “de acordo com Libâneo [...], espera-se dos professores: que sejam especialistas no conteúdo que ensinam, nos processos investigativos e tenham certo grau de conhecimento de cultura geral [...]; que tenham reflexão crítica em relação aos conteúdos e ao seu papel social [...]” (livro-base, p. 29) – o que torna as proposições I, II e IV corretas. A alternativa III é incorreta, pois, ainda segundo o livro-base, uma das expectativas quanto à atuação do professor mencionadas pelo autor é que professores “[...] associem o conhecimento científico ao desenvolvimento dos processos de pensamento” (livro-base, p. 29).
	
	B
	I e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I, apenas.
 
Questão 3/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para o excerto de texto a seguir:
“[...] A escola apresenta-se como uma proposta que pretende assumir e legitimar as práticas decorrentes dos movimentos de renovação pedagógica, reconhecendo os agentes educativos como sujeitos socioculturais que pensam e fazem a ação educativa a partir de sua inserção social, de sua história de vida, de seus valores, de sua cultura”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, C. C. Reinventando a escola: os ciclos de formação na Escola Plural. São Paulo: Annablume, 2002. p. 21.
Discutir o papel de cada um no espaço escolar é pressuposto para sua organização, pois é incentivada, assim, a corresponsabilidade de todos que ali estão, levando-os a engajar-se em busca da melhoria da educação. Considerando os conteúdos do livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, o que os sujeitos envolvidos no processo educativo da organização escolar devem ter claro para exercer a função em seu dia a dia?
Analise as proposições abaixo e, em seguida, selecione a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	O distanciamento da interação dos vários agentes atuantes no contexto escolar.
	
	B
	A hierarquização de todos os agentes educativos para que, dessa forma, respeitem os processos de organização da instituição escolar.
	
	C
	O afastamento dos agentes educativos do processo de organização da instituição escolar, permitindo a participação única dos professores e pedagogos.
	
	D
	A reflexão sobre a maneira como suas relações promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar.
Você acertou!
Segundo o Livro-base, é importante “refletir sobre como as relações entre os agentes educativos de dentro e fora dos espaços da escola promovem as várias interfaces que definem rumos para a organização da instituição escolar” (livro-base, p. 8). Além disso, é necessário “entender que a organização do trabalho pedagógico também acontece mediante a discussão, a construção e a efetivação do projeto político-pedagógico de escola, com uma proposta democrática e participativa em que todos se sintam corresponsáveis pelo ato educativo” (p. 9).
	
	E
	A reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico atrelada unicamente a equipe pedagógica da escola.
Questão 4/5 - Prática Profissional: A Escola
Atente para o extrato de texto a seguir:
“Por razões pedagógicas e técnico-administrativas, inerentes ao compromisso da escola com a educação e o ensino, são reforçadas hoje a necessidade e o desafio de cada escola construir seu próprio projeto político-pedagógico e administrá-lo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:. : VEIGA, I. P. A. [Org.]. Projeto Político Pedagógico: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 37.
Levando em conta a citação e o livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques, no que diz respeito aos aspectos que precisam constar no projeto da escola, analise as proposições abaixo e assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
I. ( ) O projeto político-pedagógico precisa deixar claro quais são as concepções de ser humano, educação e conhecimento adotadas pela comunidade escolar.
II. ( ) O projeto político-pedagógico deve ser mais burocrático e, principalmente, limitar a função da escola.
III. ( ) Na construção do projeto político-pedagógico, deve estar claro que esse é um documento que não poderá sofrer alterações no decorrer do ano letivo.IV. ( ) O projeto político-pedagógico deve definir o papel do professor.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
Você acertou!
O projeto da escola não termina depois de sua elaboração. Por ser dinâmico, é preciso que seja constantemente reavaliado para corrigir suas falhas e para buscar continuamente sua adequação à realidade da escola. Nesse sentido, é necessário que o PPP “[...] deixe claro quais as concepções de ser humano, educação e conhecimento adotadas pela comunidade escolar” (livro-base, p. 60), o que torna a afirmativa I verdadeira. É fundamental, também, que esse documento “[...] defina o perfil dos professores” (p. 61), o que torna, também, verdadeira a afirmativa IV. O caráter, portanto, participativo e de progressiva reelaboração do PPP é que torna as afirmativas II e III falsas (p. 56-67).
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – F
Questão 5/5 - Prática Profissional: A Escola
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] sabemos que avaliar é preciso sempre, por isso mesmo a avaliação será debatida com imensa responsabilidade, de forma criteriosa, exequível, consequente e necessária tanto no contexto acadêmico como no social”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. J.. Avaliação: “voz da consciência” da aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2012, p. 28. 
Com relação à “avaliação meritocrática” (ou para controle), analise as proposições abaixo, assinalando V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas, considerando as correntes de avaliação institucional apresentadas no livro-base Organização Escolar: perspectivas e enfoques:
I. ( ) Esse tipo de avaliação é utilizada para fazer hierarquia, classificação ou ranking entre as instituições.
II. ( ) Essa avaliação é voltada para identificar méritos.
III. ( ) Quem sabe pouco, nesse modelo avaliativo, desempenha grandes resultados.
IV. ( ) Esse modelo considera a avaliação como um instrumento de melhoria para a educação.
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – F – F
Você acertou!
A avaliação meritocrática é “voltada para identificar méritos; quem sabe mais desempenha o melhor resultado; utilizada para fazer hierarquias, classificação ou ranking entre as instituições, fomentando a competição entre elas; [dela depende o] credenciamento e recredenciamento de instituições de ensino superior pelos conselhos nacionais e estaduais” (livro-base, p. 74), o que torna verdadeiras as alternativas I e II. A alternativa III é falsa, visto que, pela lógica, seria exatamente o oposto. A afirmativa IV é falsa, visto que menciona uma característica do modelo de avaliação para a transformação e o aperfeiçoamento (p. 74), enquanto o enunciado se refere à avaliação meritocrática.
	
	D
	F – F – V – V
	
	E
	V – V – V – F

Outros materiais