Buscar

SUBESTAÇÃO DE ENERGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO SÃO LUÍS
FÍSICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL III
SUBESTAÇÃO DE ENERGIA
 As subestações são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações.
 
 O fornecimento de energia é feito por meio de um grande e complexo sistema de subestações, linhas de transmissão e usinas, que constituem o Sistema Interligado Nacional (SIN). 
Criação da maquete da subestação de energia:
 As subestações são soluções que compõem o sistema de:
 Proteção
 Controle
 Transmissão
 Distribuição
Transformadores
 O transformador é um dispositivo que não tem partes móveis, utiliza a lei de indução de Faraday não funciona com corrente contínua.
 O transformador é formado basicamente por duas bobinas com diferentes números de espiras, enroladas em um mesmo núcleo de ferro. O enrolamento primário está ligado a um gerador de corrente alternada e o enrolamento secundário está ligado a uma resistência.
Subestações Móveis
 As subestações móveis são soluções temporárias, utilizadas no fornecimento emergencial de energia em situações como manutenções programadas em transformadores de força, energização de obras prioritárias e atendimento de cargas sazonais em eventos e outros projetos. 
 
 A subestação móvel possui todos os equipamentos e dispositivos dos sistemas mais complexos, com a vantagem de poder ser transportada para diversas localidades. 
 A Alumar – Consórcio de Alumínio do Maranhão – é um dos maiores complexos de produção de alumínio e alumínia do mundo e um dos maiores consumidores eletrointensivos da América Latina, com consumo médio mensal de 460 GWh.
 A Alumar é atendida pela Eletronorte, através da subestação de São Luis II, da qual saem duas linhas de transmissão de 230 kV (quilovolts) independentes entre si e que se conectam a duas subestações, onde a tensão é rebaixada para os níveis de distribuição (13,8 kV e 34,5 kV).
 Uma dessas subestações abastece a refinaria, que tem demanda média de 32 MVA (megavolt ampère). Outra atende a unidade de redução, com demanda média de 650 MVA. A Alumar tem potência instalada de 1700 MVA. 
Eletronorte
 Subestações: São Luís I, São Luís II e São Luís III.
CEMAR
 Subestações: Filipinho, Vila Palmeira, Centro, Ipase, Turú, São Francisco, Jaracaty, Forquilha, Olho D’água, Maracanã, Cidade Operária, Itaqui, Santa Terezinha, São Marcos, Cohatrac, Maiobão, Pirâmide e São José de Ribamar.
 Subestações de energia na região metropolitana de São Luís, incluindo os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e São Luís.
Subestação Filipinho
Conta com potência instalada de 40 MVA (Mega Volt Ampère) e com dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão.
Beneficia 120 mil pessoas nos bairros do Filipinho, Sítio Leal, Outeiro da Cruz, Coheb, Sacavém, Coroadinho, Jordoa, Coroado, João Paulo, Apeadouro, Caratatiua, Parque dos Nobres e Parque Timbiras.
Conta com uma nova tecnologia, integrando alimentadores desta subestação ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática).
Outro avanço é que a subestação é automatizada, ou seja, permite a supervisão de controle remoto através do COI (Centro de Operações Integradas) da CEMAR.
Discentes:
 Igor Padilha
 Joiciane Santana
 Thamires Moreno
 Wellington Escocio Silva
 Wendell Lima Rabelo
Docente:
 Wellington Cantanhede dos Santos
São Luís - MA, 2017.
Fonte de pesquisa:
http://www.ageradora.com.br/o-que-e-uma-subestacao/ Pesquisa em: 15/10/2017.
http://www.tecnogera.com/blog/o-que-e-e-como-funciona-uma-subestacao-de-energia/ Pesquisa em: 15/10/2017.
http://www.sigmatransformadores.com.br/o-transformador/ Pesquisa em: 15/10/2017.
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/transformadores.htm Pesquisa em: 15/10/2017.
https://oimparcial.com.br/noticias/cidades/2016/06/sao-luis-recebe-mais-uma-subestacao-de-energia-eletrica/ Pesquisa em: 15/10/2017.
http://treetech.com.br/cases/monitoramento-sigma-na-alumar Pesquisa em: 15/10/2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais