Buscar

ESTUDO DE CASO PANC

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO NOTA 100/ SET 2017/METODOLOGIA DO ENSINO...
O Brasil é um país essencialmente agrícola, com produção em alta escala de alimentos. Em determinadas épocas do ano, a produção é tanta, que boa parte é desperdiçada por falta de armazenamento adequado. Além disso, descartam-se componentes dos alimentos, por falta de informação quanto ao uso racional dos mesmos, como casca, talos, folhas, etc. O que se produz é suficiente para alimentar boa parte da população carente. Além disso, não se faz uso de diversas plantas que são consideradas “mato”, mas que são ricas em nutrientes e poderiam ser consumidas como alimentos. Essas plantas conhecidas como plantas alimentícias não convencionais (PANC) deveriam ser exploradas nas escolas, como novas opções alimentares. É o que a professora do quinto ano de uma escola pública se propôs a trabalhar com os seus alunos: quer mostrar a eles que as plantas alimentícias não convencionais (PANC) existem e que podem ser inseridas na alimentação, inclusive no lanche da escola. Para tanto, estabelecerá relações entre as disciplinas de Ciências e Matemática.
Como a professora pode mostrar aos alunos a existência de PANC?
Como a professora pode relacionar as disciplinas de Ciências e Matemática?
Como a professora pode propor a inclusão de PANC na alimentação dos alunos de suas famílias?
O inter-relacionamento entre os conteúdos das disciplinas configura a interdisciplinaridade, portanto neste caso os professores das disciplinas de ciências e matemática deverão atuar com a transversalização do conteúdo didático (PANC) de forma interdisciplinar, apresentando uma abordagem contextualizada de modo a oferecer aos alunos os domínios conceituais, procedimentais e atitudinais através do processo ensino aprendizagem com as seguintes metodologias:
1º Tratamento dos conteúdos conceituais, por parte do professor de ciências, apresentado aos alunos através de textos, rodas de leitura, exibição de documentários, entre outros, sobre plantas alimentícias não convencionais (PANC).
2º tratamento dos conteúdos procedimentais, por parte do professor de matemática, apresentado aos alunos através de receitas contendo: conjuntos, operações matemáticas como adição, divisão, porcentagens, frações, tabelas nutricionais, entre outros, de modo a serem utilizadas na preparação dos alimentos.
3º Tratamento dos conteúdos atitudinais, por parte de ambos os professores, apresentado aos alunos através de atividades didáticas de investigação e pesquisa de modo a proporcionar o aprendizado pela valorização da função alimentar de centenas dessas plantas espontâneas ou silvestres e também incentivar os alunos a descobrirem ou resgatarem receitas com essas espécies valorizando os aspectos socioculturais de suas regiões e famílias.

Outros materiais