Buscar

exercicio 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Muitos professores, ao planejar sua ação didática, estão preocupados somente com os conteúdos que irão ministrar durante uma aula, como foi o caso da aula do sr. Esqueleto. O professor desconsiderou o tipo de participação das crianças no desenrolar da aula. Ao não considerar o que as crianças teriam a lhe dizer o professor ignorou alguns princípios básicos do construtivismo que favorecem para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa e não apenas por meio de memorização. De acordo com os princípios dessa abordagem, julgue os itens como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):
a. ( ) Considerar os conhecimentos prévios dos alunos é parte integrante da postura dos professores, pois essa consideração poderá auxiliar sua prática pedagógica no sentido de possibilitar ao aluno o acesso aos conhecimentos científicos, sem negar seus conhecimentos prévios.
b. ( ) Uma aproximação dos conceitos científicos, tarefa própria da escola, não pode ser feita apenas levando-se em conta as características próprias do conhecimento, mas deve também levar em consideração as características dos alunos, sua capacidade de raciocínio e conhecimentos prévios.
c. ( ) O conhecimento cotidiano e o conhecimento científico estão presentes no cotidiano das crianças em todos os segmentos sociais.
d. ( ) O termo conhecimento prévio é utilizado como sinônimo de conhecimento cotidiano.
e. ( ) Os conhecimentos prévios são construções pessoais elaboradas de modo mais ou menos espontâneo na sua interação com o mundo. Preenche corretamente a coluna:
	
	
	
	
	
	V V F V F
	
	
	V V V V F
	
	 
	V V V V V
	
	
	V F V V V
	
	
	V F F V F
	
	
	
		2.
		Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências afirma que para o ensino de Ciências Naturais é necessária à construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a Tecnologia e com a Sociedade.
Portanto, é necessário considerar as estruturas de conhecimento envolvidas no processo de ensino e aprendizagem do:
	
	
	
	
	 
	aluno, do professor, da Ciência.
	
	
	currículo do professor, da Ciência.
	
	
	método, do professor, da Ciência.
	
	
	estratégias do professor
	
	
	conteúdo, do método, da Ciência.
	
	
	
		3.
		O ensino de Ciências na escola básica apresenta desafios para a prática dos professores. Assinale abaixo a alternativa CORRETA que enumera os desafios mais prementes do ensino de ciências nos dias atuais:
	
	
	
	
	
	consideração das especificidades da realidade escolar, ciência para todos, uso do livro didático, identificação das idéias prévias dos alunos, aproximação entre pesquisa e ensino de ciências.
	
	
	desenvolvimento das capacidades dos alunos e incorporação de conhecimentos contemporâneos.
	
	
	desenvolvimento das capacidades dos alunos, aproximar os conteúdos das ciências de situações significativas vividas pelos alunos, incorporação de conhecimentos contemporâneos.
	
	
	utilização do conhecimento disponível, pesquisas, uso do livro didático e mobilização das informações
	
	 
	superação do senso comum pedagógico, ciência para todos, ciência e tecnologia como cultura, incorporação de conhecimentos contemporâneos, superação das insuficiências do livro didático e aproximação entre pesquisa e ensino de ciências.
	
	
	
		4.
		Popularmente reconhecidas como curiosas, atualmente as crianças não têm demonstrado o mesmo interesse pelos porquês dentro da sala de aula. Estudos ainda apontam as dificuldades que os alunos apresentam para assimilar os conteúdos relacionados às Ciências. Neste novo cenário, cabe ao professor estimular o interesse pelo aprendizado, correlacionando os conhecimentos do cotidiano e acadêmico. Ensinar Ciências é um grande desafio. A construção dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento tecnológico crescem a velocidades inimagináveis. É importante considerar a questão em como a escola está preparando seus estudantes para conviver e atuar nessa nova realidade. Pesquisas e estudos apontam o crescente desinteresse dos alunos pelas Ciências e a não aprendizagem dos conteúdos que lhes são ensinados. Avaliações e pesquisas têm apontado que os alunos não encontram somente dificuldades conceituais, mas também enfrentam dificuldades no uso de estratégias de raciocínio e soluções de problemas próprios da pesquisa científica. O desajuste entre a Ciência que é ensinada na escola e os próprios alunos é cada vez maior, refletindo uma crise na cultura educacional. Como aborda Juan Ignacio Pozo no artigo "La Crisis de la Educación Científica, Volver a lo Básico o Volver al Constructivismo?", a mudança no ensino de Ciências requer adotar não apenas novos métodos, mas novas metas e outra cultura educacional de ensino dessa área na escola. É necessário olhar o ensino de Ciências presente na escola se queremos melhorar a educação científica. As Ciências não podem ser vistas e tratadas como um conhecimento pronto a ser apresentado aos alunos; as Ciências não são apenas produtos acumulados em forma de teorias ou modelos.
Com base na leitura, no que diz respeito aos desafios do ensino e da aprendizagem das Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental é correto destacar:
	
	
	
	
	 
	que não é fundamentalmente necessário levar para os alunos o caráter dinâmico dos saberes científicos, conseguindo que percebam sua transitoriedade e sua natureza histórica independente da cultural, entendendo as relações entre o desenvolvimento da Ciência e a produção tecnológica, como também o não essencial compromisso da Ciência com a sociedade.
	
	
	que é necessário levar para os alunos o caráter dinâmico apenas do conhecimento filosófico, conseguindo que percebam sua transitoriedade e sua natureza histórica e cultural, entendendo as relações entre o desenvolvimento da Ciência e a produção tecnológica, como também o compromisso da Ciência com a sociedade.
	
	 
	que é necessário levar para os alunos o caráter dinâmico dos saberes científicos, conseguindo que percebam sua transitoriedade e sua natureza histórica e cultural, entendendo as relações entre o desenvolvimento da Ciência e a produção tecnológica, como também o compromisso da Ciência com a sociedade.
	
	
	que é necessário levar para os alunos o caráter individual dos saberes científicos, conseguindo que percebam sua transitoriedade e sua natureza histórica e cultural, entendendo as relações entre o desenvolvimento da Ciência e a produção tecnológica, como também o compromisso não essencialmente necessário da Ciência com a sociedade.
	
	
	que é necessário levar para os alunos o caráter dinâmico apenas do conhecimento empírico, conseguindo que percebam sua transitoriedade e sua natureza histórica e cultural, entendendo as relações entre o desenvolvimento da Ciência e a produção tecnológica, como também o compromisso da Ciência com a sociedade.
	
	
	
		5.
		É tarefa da escola estabelecer a distinção entre o conhecimento _______________ e o conhecimento ____________________.
	
	
	
	
	 
	Empírico e científico
	
	
	Científico e longitudinal.
	
	
	Pessoal e Geral
	
	
	Diário e Pessoal
	
	
	Global e empírico.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		2. Assinale a alternativa que aponta quais as afirmativas que estão corretas sobre os aspectos do sucesso do uso das novas tecnologias em sala de aula: I. Foco na melhoria do ensino e aprendizagem. II. Integração das ferramentas na sala de aula, com o contexto do seu uso. III. Professores buscam explorar ao máximo as possibilidades oferecidas pelas tecnologias.
	
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	 
	Todas as alternativas
	
	
	Nenhuma das alternativas7.
		A proposta de uma educação comprometida com a cidadania é a principal a ser defendida pelos PCNS. Tal proposta elegeu, com base na Constituição de 1988, princípios que deverão orientar a educação escolar. Assinale a resposta correta quanto a tais princípios conforme propostos:
	
	
	
	
	
	dignidade da pessoa humana.
	
	 
	co-responsabilidade pela vida social.
	
	 
	Todas as respostas acima.
	
	
	igualdade de direitos.
	
	
	participação.
	
	
	
		8.
		Os Parâmetros Curriculares Nacionais , no tocante à sua organização, os conteúdos de Ciências Naturais estão organizados em eixos temáticos. Tais blocos indicam princípios pedagógicos e metodológicos a serem observados pelas instituições de ensino da rede pública. Para o Ensino fundamental (volume 4) são propostos quatro blocos:
	
	
	
	
	
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo
	
	 
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Ética e Conhecimento; Sociedade e Consumo
	
	
	Vida e Saúde; Ser Humano e Meio Ambiente; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo
	
	 
	Vida e Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos; Terra e Universo
	
	
	Sustentabilidade; Corpo e Movimento; Recursos Tecnológicos; Sociedade e Consumo

Outros materiais