Buscar

GABARITO DE PROVA P3 2017.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2017/1
	Professor (a): Curso: LICENCIATURAS
	Disciplina: PDI- PROCESSOS DE ENSINO
	Turno: M Período:4º ao 7º
	Tipo de Prova: P1 ( P2 ( P3 ( PE (
	Data:11/12/2014
	FOLHA DE PROVA
	Observações:
1. A prova deverá ser desenvolvida na folha de respostas, (a critério do professor da disciplina) apenas a caneta (azul / preta);
2. É desaconselhável a utilização de corretivos;
3. Exceto nas questões discursivas, as respostas com rasuras serão desconsideradas;
4. São passíveis de punição todos os envolvidos na utilização de artifícios fraudulentos (cola).
5. O aluno (a) que não estiver na pauta NÃO poderá fazer a prova.
	IDENTIFICAÇÃO
	Nome:
	Matrícula:
"Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira como respondemos ao desafio".
Henfil
	QUESTÕES
	1ª Questão: ( 1 ponto)
De acordo com Masetto (1998) “o processo de aprendizagem realiza-se por meio do relacionamento interpessoal muito forte entre o aluno e o professor, aluno e aluno, professor e professor, enfim, entre toda a comunidade escolar”. Neste sentido o professor precisa ter em mente que o bom relacionamento em classe é...
(A) Um ponto estratégico dos conteúdos conceituais que conferem uma aprendizagem significativa
(B) É o ponto de partida para uma aprendizagem significativa
(C) É a atitude de neutralidade assumida pelo professor que confere uma aprendizagem significativa
(D) Um conjunto de regras e métodos de ensino que garantem a qualidade do processo ensino-aprendizagem 
2ª Questão: ( 1 ponto)
Zabala (1998) propõe a aprendizagem dos conteúdos segundo a tipologia descrita abaixo, ao invés da classificação dos tradicionais conteúdos por disciplina.
1. Conteúdos factuais e conceituais
2. Conteúdos procedimentais
3. Conteúdos atitudinais
Partindo dessa tipologia, numere as sentenças abaixo de acordo com a definição dos conteúdos acima:
( ) É um conjunto de ações ordenadas e com um fim, dirigidas para a realização de um objetivo. Incluem entre outras coisas as regras, as técnicas, os métodos, as destrezas ou habilidades, as estratégias.
( ) Sua singularidade e seu caráter descritivo e concreto são um traço definidor. O ensino está repleto desses conteúdos, que na maioria das vezes reproduzem e se produzem de forma literal.
( ) São termos abstratos, os conceitos se referem ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que possuem características comuns.
( ) As características diferenciadas da aprendizagem destes conteúdos encontram-se relacionados com a distinta importância dos componentes cognitivos, afetivos ou condutuais que contém cada um deles.
A sequência numérica CORRETA, de cima para baixo, é:
a) 2, 1, 1, 3
b) 3, 2, 2, 1
c) 1, 1, 2, 3
d) 2, 2, 1, 3
3ª Questão: ( 1 ponto)
Em nossas aulas de PDI-Processos de Ensino analisamos comentadamente a questão dos métodos e recursos, apontando que “Os métodos, por sua vez, são as formas pelas quais os objetivos e conteúdos se manifestam no processo de ensino e a relação objetivo-conteúdo-método tem como característica a mútua interdependência” (CRUZ, J. Apontamentos da aula PDI-PE. RJ: Ucam2014.2). Neste sentido os métodos depende fundamentalmente:
Das habilidade e competência do professor
Dos conteúdos disciplinares
Dos objetivos gerais e específicos
Da condição prévia dos alunos
Estão corretas as afirmativas indicadas nas opções
(A) A e D
(B) A, B e C
(C) A, C e D
(D) apenas A
(E) Todas estão corretas
4ª Questão: ( 1 ponto)
O educador precisa utilizar diversas estratégias didático-pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem. Uma delas é estimular, no aluno, a metacognição, um processo que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de 
Aprender a aprender, por meio da autorregulação, da tomada de consciência e do controle da própria aprendizagem, conhecendo os erros e os sucessos. 
Representação da realidade, como suporte para aprender semelhanças e diferenças entre vários modelos cognitvos, possibilitando expor, contrastar, construir e redescrever os próprios modelos e os dos outros. 
Assimilação dos conteúdos, por meio da análise de situações problemas, considerando o método dialético do pensamento. 
Aprender conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, motivada por centros de interesses, em que a aquisição do conhecimento se dá para além da cooperação, da troca e do diálogo.
5ª Questão: ( 1 ponto)
O papel mediador do professor no processo de ensino e aprendizagem exige uma postura sustentada em práticas de respeito ao aluno, no que se refere ao conhecimento, à vivência cultural e à realidade concreta. 
Nesse sentido, a mediação do professor exige 
A) saberes necessários a uma prática pedagógica diretiva que possibilite mais autonomia ao aluno e menos responsabilidade ao professor. 
B) considerar o aluno como sujeito partícipe do processo de ensino e aprendizagem, tomando como ponto de partida os conteúdos estruturados. 
C) saberes necessários a uma prática docente mais determinista e menos preocupada com as relações entre o currículo e as experiências culturais dos alunos. 
D) pensar no progresso cultural do aluno, com vistas a resultados significativos de aprendizagem, partindo dos saberes vividos e dos conteúdos do currículo contextualizados.
6ª Questão: ( 1 ponto)
O processo de ensino não é uma simples variante do processo de comunicação, uma vez que implica informações sistematizadas e estruturadas com intenção de produzir aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho da escola (e particularmente do docente) deve ser direcionado para o ensino intencional, objetivando prioritariamente, considerar os resultados desejados, a aprendizagem e o progresso do aluno, numa perspectiva significativa, organizando os meios e as condições para se ensinar e aprender. Neste sentido a escolha dos tem papel preponderante, pois o docente precisasaber, O que ensinar? Por que ensinar? Para que ensinar? Logo são considerados critérios para escolha dos conteúdos:
 Logicidade, descontinuidade e representatividade
Logicidade, gradualidade e continuidade
Gradualidade, receptividade e continuidade
Flexibilidade, intencionalidade e integralidade
Continuidade, unidade e reprodutividade 
7ª Questão: (2 pontos)
Compreender o termo ensino-aprendizagem de forma separada apenas por um hífen, como se representasse uma única categoria é um equívoco, pois são duas categorias que apesar de serem inseparáveis, tem especificidades próprias e envolve sujeitos com características diferenciadas. Neste sentido conceitue diferenciando o Ensino da aprendizagem.
Ensino é a forma de orientar a aquisição de conhecimento de outrem, que se revela na mudança de comportamento.
Aprendizagem – É uma atividade em que o aluno adquire conhecimentos teóricos e práticos que vão se revelar na mudança de comportamento
8ª Questão: ( 2 pontos)
O campo educativo é bastante vasto, pois a educação ocorre na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação e na política. Com isso, cumpre distinguir diferentes manifestações e modalidades de prática educativa, tais como a educação informal, não-formal e formal. Defina cada uma delas exemplificando.
Informal - Corresponde a ações e influências exercidas pelo meio, pelo ambiente sociocultural e se desenvolve através das relações dos indivíduos e grupos com o seu ambiente humano, social, ecológico, físico e cultural. Corresponde a conhecimentos, experiências e práticas que não estão ligados especialmente a uma instituição, nem são intencionais e organizados.
Não Formal - Corresponde à Educação realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação.
Formal - Corresponde às instâncias de formação, escolares ou não, em que háobjetivos educativos explícitos e uma ação intencional institucionalizada, estruturada e sistemática.
BOAS FESTAS
BOAS FÉRIAS!
�PAGE �
�PAGE �3�

Outros materiais