Buscar

39722 AP2 de M todo Ideol e tica nas Organ GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AP2
Período - 2009/1º
Disciplina: Método, Ideologia e Ética nas Organizações
Coordenador da Disciplina: Luis Henrique Abegão
Aluno (a): ..........................................................................................................................
Pólo: ...................................................................................................................................
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Boa sorte!
GABARITO
Questões discursivas:
1. 
(Valor 2,0) Tomando como base o que foi discutido na disciplina, sobretudo no breve histórico sobre a ética apresentado na segunda aula, você concorda ou discorda da visão de Lipovetsky sobre a ética na contemporaneidade? Justifique.
RESPOSTA:
Considerando a autonomia do indivíduo como sendo um dos pilares da Modernidade e constatando a manifestação cada vez mais freqüente de impasses éticos nos mais variados âmbitos: tecnocientífico, político, econômico, ambiental, social etc., em parte decorrentes da desconsideração dos propósitos e, conseqüentemente, da relativização das conseqüências das nossas ações, é possível concordar com a visão de Lipovestsky, quando ele afirma haver, na contemporaneidade, um aprofundamento da autonomia da esfera moral, chegando ao ponto de uma individualização da relação com a esfera ética.
(Valor 2,0) Na visão de Lipovetsky, vive-se um processo de individualização da relação com a esfera ética. Que conseqüências esse processo acarreta à filosofia moral (ética), considerando que a função precípua desta consiste em servir como balizadora universal das ações humanas?
RESPOSTA:
Na verdade, esse é o impasse vivenciado por todos os filósofos morais da Modernidade: como garantir a universalidade da ética sem colocar em cheque a autonomia do indivíduo, ou seja, como estabelecer valores éticos universais capazes de exercer um papel de obrigação ou dever moral sem, com isto, ter que recorrer a preceitos heterônomos, seja metafísicos ou religiosos. No entanto, a exacerbação dessa individualização da relação com a esfera ética coloca em cheque a própria função da ética como garantia de uma obrigação moral baseada em valores universais. Como esperar, portanto, que tais valores tenham força de dever, quando o próprio indivíduo é a medida de seus atos? Esse impasse não se encontra totalmente equacionado pela filosofia moral contemporânea.
2.
(Valor 2,0) O quadro evolutivo da RSC proposto por Ashley (2006), mostra que a visão mais divulgada ainda é a que se centra nas ações voltadas aos empregados e às comunidades. Que aspectos precisam ser observados pelas organizações para que uma visão de RSC mais ampla se consolide. Cite pelo menos três aspectos, dando exemplos de comportamentos organizacionais que corroboram suas indicações.
RESPOSTA:
Para que uma visão mais ampla de RSC se consolide as empresas deveriam atentar-se, por exemplo, para os seguintes aspectos:
a adoção de métodos e ferramentas dedicadas ao desenvolvimento e produção de bens e serviços que levem em consideração as necessidades de todos os implicados em todo o ciclo de vida do produto, desde seu projeto até o seu descarte final. Algumas empresas têm procurado estruturar o seu processo desta forma, como, por exemplo, a Natura, ao se preocupar com a forma de obtenção da matéria-prima, com a utilização de embalagens reutilizáveis, com indicações sobre o produto destinadas a deficientes visuais, dentre outras atitudes por ela adotadas.
a conscientização do consumidor, como o esclarecimento sobre a forma de produção e sobre os ingredientes/materiais utilizados, a orientação sobre a melhor forma de utilização do produto ou serviço, a disponibilização de formas de descarte ambientalmente correto, a sugestão de formas de economia durante o consumo, dentre outros aspectos. Um exemplo pode ser o que vem sendo desenvolvido por algumas concessionárias de energia elétrica, na orientação sobre o consumo, na troca de medidores e até mesmo na doação de lâmpadas e eletrodomésticos de menor consumo a famílias carentes.
a seleção e o desenvolvimento de fornecedores, que visa orientar a escolha dos fornecedores que atendem a certos requisitos de produção, bem como às exigências legais, sejam de ordem fiscal, trabalhista ou ambiental. Mas, implica também em práticas de desenvolvimento de fornecedores, ou seja, ações de qualificação ou desenvolvimento tecnológico dos fornecedores, por exemplo. Um exemplo neste sentido são as exigências impostas pela Petrobrás aos seus fornecedores, que devem atender a rígidos requisitos quanto à saúde e segurança no trabalho, à impactos ambientais etc. Além disso, a Petrobrás também oferece ações de qualificação junto aos seus fornecedores. 
(Valor 2,0) Estabeleça uma correspondência entre o quadro evolutivo da ética e RSC proposto por Ashley (2006) e as três orientações da ética nas organizações abordadas na disciplina.
RESPOSTA:
Não se pode estabelecer uma correspondência unívoca entre as três visões do desenvolvimento da RSC e as três orientações éticas, mas podemos dizer que o princípio utilitarista, como orientação ética das organizações, se coaduna com a visão clássica da RSC, o que não quer dizer que mesmo uma empresa com uma visão ética mais utilitarista não possa desenvolver ações de responsabilidade social direcionadas aos seus colaboradores e à comunidade, por exemplo.
Se considerarmos que o princípio relativista, como orientação ética das organizações, leva em consideração a adoção de comportamentos difundidos na sociedade, este princípio pode estar por trás da orientação das ações de responsabilidade social adotadas por empresas que seguem a visão de RSC mais divulgada, segundo Ashley, na medida em que tais empresas têm sua cultura organizacional influenciada pelo discurso amplamente divulgado.
Podemos dizer que o princípio da ética organizacional baseada na virtude é aquele que proporciona o melhor embasamento para as ações de RSC mais amplas, como aquelas denominadas como as menos divulgadas, por Ashley, como são as ações direcionadas ou que envolvem à natureza; o governo, os fornecedores, os consumidores, todos os atuais e futuros stakeholders e a sociedade, numa perspectiva sustentável
Questões objetivas:
RESPOSTAS: 
3. (Valor 1,0) - B
4. (Valor 1,0) - A

Outros materiais