Buscar

Função da pré-escola e avaliação na educação infantil

Prévia do material em texto

A função pedagógica da pré-escola está focada na aquisição do código do sistema de leitura e escrita? No domínio do uso dessas nas práticas sociais?
	
	
	
	
	 
	A função da pré-escola é deixar a criança pronta para ser alfabetizada, ou seja, desenvolver práticas a partir de exercícios de prontidão que introduzirão as crianças no mundo letrado.
	
	
	Dependendo do que deseja a pré-escola, a entrada da criança no mundo da leitura e escrita pode ser bloqueada por formalidades que conciliem alfabetização e letramento.
	
	
	Não há distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade para usá-lo; pode-se letrar antes de alfabetizar ou o contrário. O importante é a obrigatoriedade de a criança no período final da pré-escolar estar completamente alfabetizada.
	
	 
	O foco na educação infantil é desenvolver as múltiplas linguagens na criança; entre elas, o grafismo. Um ambiente alfabetizador (interno à pré-escola ou externo ¿ em espaços outros) favorece aprendizagens e o desenvolvimento da criança sobre a função de comunicação da língua, ampliando processualmente a sua leitura de mundo.
	
	
	A concepção ¿tradicional¿ de alfabetização, traduzida nos métodos analíticos ou sintéticos, é fundamental na pré-escola, pois, além de focar os métodos e o uso de cartilhas, valorizava nesse processo a decodificação das palavras, desvinculando-as em seu significado para a criança.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Eduarda é educada numa creche pública que diz apresentar uma proposta de formação integral e humanizada, incluindo no seu cotidiano atividades de recreação, momentos para brincadeira livre, passeios ecológicos e pelas redondezas do bairro, idas às bibliotecas, plantio na horta orgânica entre outros. Nesta creche as crianças brincam muito e aprendem a escrever a partir da necessidade da comunicação, ou seja, quando precisam escrever um bilhete, uma listagem de compras, um recado para o amigo. Na proposta pedagógica desta creche, há toda uma preocupação em trabalhar as atividades de linguagem como possibilidades de comunicação, compreensão e criação. Para isso, as educadoras recebem constantemente supervisão pedagógica sobre como desenvolver a capacidade de letramento das crianças através de atividades lúdicas de leitura, escrita e oralidade. Das atividades citadas abaixo, marque a única que não contemplaria esse objetivo da creche.
	
	
	
	
	 
	Copiar seu nome na folha mimeografada 3 vezes e cobrir o nome sob pontilhados feitos com a letra cursiva.
	
	
	Produção de um biscoito caseiro a partir da leitura e interpretação de uma receita trazida por uma das crianças.
	
	
	Leitura de livros infantis e narrativa feita pelas crianças a partir dos elementos mais importantes do texto.
	
	
	Atividade de pesquisa, em casa, sobre as histórias que os pais contavam para seus filhos adormecerem. Relato oral para os colegas na rodinha.
	
	
	Recorte de imagens interessantes do jornal e descrição do que a criança compreendeu.
	
	
	
		3.
		Alguns instrumentos podem facilitar a avaliação do professor de Educação Infantil, nas atividades em sala-de-aula. Na relação abaixo, entre os instrumentos de trabalho que favorecem o processo de avaliação das crianças, existe apenas um que NÃO se configura como específico para atender ao processo avaliativo. Assinale-o.
	
	
	
	
	 
	livro didático
	
	
	anamnese
	
	
	diários
	
	
	relatórios
	
	
	observação
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil compreendem a avaliação como:
	
	
	
	
	
	um instrumento de diagnóstico do nível de aprendizagem infantil com vistas à tomada de decisões sobre o acesso da criança ao Ensino Fundamental.
	
	 
	um instrumento de acompanhamento e registro de etapas alcançadas nos cuidados e na educação infantil, com vistas à organização das propostas pedagógicas da instituição
	
	
	a estratégia utilizada pela escola para, de acordo com cada criança, controlar seu comportamento.
	
	
	uma ação escolar apropriada para o trabalho com crianças maiores e que não deve acontecer na Educação Infantil.
	
	
	um relatório contendo os principais aspectos do desenvolvimento infantil, as conquistas na aprendizagem, que visa principalmente informar aos pais sobre o percurso escolar de seus filhos.
	
	
	
		5.
		A função social da escola para crianças pequenas já foi preparar para a alfabetização e também cuidar das crianças enquanto os pais trabalhavam. Atualmente, muito estão falando sobre letramento e alfabetização na educação infantil. Das práticas de linguagem abaixo, marque a única que representa o desenvolvimento do letramento e o exercício das habilidades de leitura e escrita de acordo com a função social que ambas apresentam na realidade sócio-cultural das metrópoles.
	
	
	
	
	 
	Leitura de livros infantis e narrativa feita pelas crianças a partir dos elementos mais importantes do texto.
	
	
	Recorte de vogais e consoantes do jornal.
	
	
	Exercícios de coordenação viso-motora em que o objetivo é cobrir a forma das vogais.
	
	
	Copiar seu nome na folha mimeografada 3 vezes e cobrir o nome sob pontilhados feitos com a letra cursiva.
	
	
	Exercícios de coordenação viso-motora com objetivo treinar a escrita entre duas linhas paralelas.
	
	
	
		6.
		De acordo com Magda Soares existe uma diferença entre alfabetização e letramento. Entendemos por letramento. Marque a resposta correta:
	
	
	
	
	
	o ato de ler e escrever mecanicamente
	
	
	o domínio completo do vocabulário
	
	 
	o exercício efetivo e competente nas situações que precisamos ler e produzir textos
	
	
	o exercício pelo qual se adquire a decoreba para ler e escrever
	
	
	o ato de decorar as letras para fazer uma leitura e para escrever um texto com coerência
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos. Qual das frases abaixo NÃO ESTÁ entre as diretrizes apontadas pelo autor:
	
	
	
	
	
	deve-se ensinar à criança a linguagem escrita e não somente as letras.
	
	
	a necessidade de aprender e escrever deve ser natural, da mesma forma como a necessidade de falar.
	
	
	o ensino da escrita deve ser apresentado de modo que a criança sinta necessidade dela.
	
	 
	a escrita das letras deve ser apresentada isoladamente, através de associações de imagem.
	
	
	a escrita deve ser apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Com relação às estratégias de avaliação na Educação Infantil é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, com objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.
	
	
	Devem se pautar na meritocracia,pois desde bem pequenas, as crianças podem conhecer o que é a lógica competitiva e meritocrática.
	
	
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos exclusivamente por adultos (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, mas com objetivo de promoção ou classificação das crianças.
	
	
	Devem se pautar em raros registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificaçãodas crianças.
	
	 
	Devem se pautar em múltiplos registros feitos por adultos e crianças (fotografias, desenhos, escrita, álbuns, etc) e na observação crítica e criativa das atividades e interações do cotidiano, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação das crianças.

Outros materiais