Buscar

exercico 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602425034)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na Educação Infantil o cuidar e o educar são indissociáveis do processo educativo. Assinale a alternativa que TEM relação com essa afirmativa.
		
	
	As atividades previstas devem atender preferencialmente o preparo para o ensino fundamental com noções de alfabetização e das quatro operações na matemática  
	
	O auxiliar do professor é que deve conduzir os momentos de alimentação, banho, troca de fraldas, controle dos esfíncteres e vestuário, além de cuidar para que as crianças não adquiram doenças.
	
	Apenas o coordenador pedagógico deve planejar e cuidar da organização de práticas em que a criança apropria-se, por meio de experiências corporais, dos modos estabelecidos culturalmente de alimentação e promoção de saúde, de relação com o próprio corpo e consigo mesma.
	
	Quando as atividades acontecem em sala de aula o educar deve acontecer de forma dissociada do cuidar para que as crianças tenham condições de explorarem o ambiente de diferentes maneiras e realizarem as atividades propostas.
	 
	O professor que educa cuidando deve acolher e garantir a segurança, mas também alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade infantis.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601943912)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	2) Ao se referir aos espaços de educação infantil como um ambiente saudável, Arribas (2004, p.47) afirma: " Um clima familiar sereno, tranquilo, de aceitação incondicional, com afeto sentido e manifestado de maneira adequada, constitui o marco apropriado para o desenvolvimento de uma personalidade saudável e equilibrada".
A partir das afirmativas acima feitas pelo autor podemos concluir que:
		
	 
	é fundamental que exista um clima afetivo em uma escola de educação infantil, onde todos estejam satisfeitos em estar ali.
	 
	as instituições de educação infantil podem ser consideradas como as casas das crianças, a extensão de sua cultura familiar e portanto, as emoções não devem ser reprimidas.
	
	qualquer forma de manifestação de afeto deve ser aceita.
	
	esses espaços são coletivos e para garantir a harmonia de todos serão necessárias regras que garantam a uniformização das crianças e dos adultos.
	
	o autor está se referindo principalmente a respeito da relação entre crianças.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601816688)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante o cotidiano das instituições de educação infantil serão promovidas ações que irão consolidar a união do cuidar e educar como práticas inseparáveis. É no espaço do dia a dia, no ritmo e ao longo de cada jornada que acontecem saltos qualitativos no desenvolvimento da criança, respeitando sua singularidade, movimento e necessidade, a criança fará descobertas vivendo experiências a partir de tudo que será oferecido a sua volta. Com relação a esse aspecto está correto afirmar que:
		
	
	identificar a organização da rotina e do ambiente como aspectos que devem garantir exclusivamente a saúde e a segurança da criança.
	 
	a família deverá preocupar-se em manter-se informada a respeito de tudo que acontecerá nesse espaço.
	
	o planejamento não é um aspecto importante, pois o essencial é a abertura para os movimentos espontâneos da criança.
	 
	a avaliação deve ser criteriosa, pois nesse momento serão identificadas as capacidades iniciais de aprendizagem.
	
	a alimentação e o sono devem ser considerados os aspectos mais importantes, pois permitirão a saúde e o crescimento saudável.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601859711)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No que concerme ao papel das creches e pré-escolas na Educação Infantil é correto afirmar que:
		
	
	As creches e pré-escolas são oferecidas no Ensino Fundamental como um dever do Estado e tem como tarefa desenvolver a educação formal.
	
	As creches e pré-escolas devem garantir o ensino para as crianças pequenas, pois o cuidado é responsabilidade da família.
	
	As creches assumem diferentes funções da pré-escola, pois sua única tarefa é cuidar das crianças pequenas e não educa-las.
	
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um dever do Estado e tem como tarefa somente a educação das crianças pequenas.
	 
	As creches e pré-escolas são reconhecidas como um direito social e tem como tarefa compartilhar com as famílias a função de cuidado e educação das crianças pequenas.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601859720)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na Educação Infantil, alguns aspectos, apontados pelas tendências atuais acerca do trabalho pedagógico com as crianças, são indissociáveis. Indique esses aspectos:
		
	
	O ensino, a aprendizagem e atitudes de comportamento.
	
	O aprender a brincar, a se comportar e a ler.
	
	A educação, o ensino e a educação.
	 
	O cuidado, a educação e o brincar.
	
	O cuidar, ler e escrever.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201601817539)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A creche em comparação ao momento de seu surgimento e os dias atuais vem mudando e alcançando um importante papel na construção de cidadania das crianças e famílias brasileiras. Com relação a essa afirmativa entre os pontos importantes na organização do trabalho está:
		
	
	Valorizar a afinidade apenas com as crianças que são carentes e desnutridas.
	
	Assegurar a boa gestão dos recursos humanas e materiais comprando livros didáticos e cartilhas.
	 
	Reconhecer que o acolhimento das crianças se dá de forma progressiva e precisa unicamente do apoio familiar.
	 
	Respeitar o regulamento interno da creche e promover um trabalho de qualidade.
	
	Estabelecer contatos harmoniosos com as famílias e a comunidade, priorizando o comércio local.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602003324)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Ministério da Educação preocupado com as ações na organização do trabalho pedagógico de instituições de educação infantil, ao publicar os Referenciais para o exame nacional de ingresso na carreira docente (documento para consulta publica) deixa registrado que na garantia de bons professores entre outras ações faz-se necessário: Reconhecer as funções do ¿cuidar¿ e do ¿brincar¿ para o desenvolvimento das crianças da educação infantil. A PARTIR DO PARÁGRAFO ACIMA PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	 
	é necessário contratar professores específicos para cuidar e outros para brincar, na organização do espaço e do tempo cotidiano.
	
	os cuidados com o corpo e com o brincar são funções exclusiva das professoras auxiliares
	
	haverá cursos específicos oferecidos pelo governo para cuidados corporais e o ensino de brincadeiras.
	
	adultos que brincaram na infância estão mais aptos para essa função.
	 
	ter atenção com as relações corporais das crianças e orienta-las é também função dos professores.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201601943913)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A organização da rotina e do ambiente são aspectos que irão expressar a ideia de criança e da educação que será oferecida à ela dentro da instituição. FORTUNATI (2009, p. 61) destaca em relação a esse aspecto que: pensar o espaço como gerador da experiência representa o sinal de uma atenção de escuta das necessidades das crianças que antecipa " e, no entanto, apoia " o cuidado da relação e da interação do adulto com as crianças dentro do contexto educacional.
Considerando as palavras do autor, está incorreto pensar que:
		
	 
	com exceção dos educadores, os demais adultos da instituição não tem tanta importância, ao se falar dos relacionamentos humanosque vão interferir no desenvolvimento das crianças.
	
	o planejamento do espaço envolve um olhar atento que deve refletir as necessidades do grupo infantil
	 
	a valorização da educação das emoções e do afeto deve ser considerada tão importante quanto a construção de conhecimentos.
	
	o educador deve respeitar a individualidade de cada criança e buscar formas afetuosas de intervir durante momentos emotivos.
	
	O educador deve estar atento às várias manifestações das crianças percebendo sua frequência e em que condições ela ocorre.

Outros materiais