Buscar

EXERCÍCIOS HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO DESCENDENTES HERANÇA INDÍGENA E A SUA INSERÇÃO EFETIVA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES
CEL0032_A8_201707283079_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: DEYVID OLIVEIRA DE AREDE
	Matrícula: 201707283079
	Disciplina: CEL0032 - HIST DOS POVOS INDÍG 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O movimento negro unificado sofreu influencias, sobretudo:
		
	
	
	
	
	Da Frente Negra Chilena
	
	
	Das ideias de assimilação do período Vargas
	
	
	Do movimento francês anti-apartheid
	
	 
	Do mito da democracia racial
	
	 
	Do movimento negro norte americano
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		"Mais uma vez, nós, os povos indígenas, somos vítimas de um pensamento que separa e que tenta nos eliminar cultural, social e até fisicamente. A justificativa é a de que somos apenas 250 mil pessoas e o Brasil não pode suportar esse ônus (¿) É preciso congelar essas ideias colonizadoras, porque elas são irreais e hipócritas e também genocidas. (¿) Nós, índios, queremos falar, mas queremos ser escutados na nossa língua, nos nossos costumes." (Marcos Terena, presidente do Comitê Intertribal Articulador dos Direitos Indígenas na ONU e fundador das Nações Indígenas, Folha de S. Paulo, 31 de agosto de 1994) Pode-se afirmar, segundo a leitura do texto, que:
		
	
	
	
	 
	Terena propõem ideias inadequadas, pois deseja a aculturação feita pela "civilização branca".
	
	
	Terena quer transformar o Brasil numa terra só de índios, pois pretende mudar até mesmo a língua do país.
	
	
	Terena propõe que a integração indígena deve ser lenta, gradativa e regressiva.
	
	
	Terena compreende que a melhor solução é que os brancos aprendam a língua tupi para entender melhor o que dizem os índios.
	
	 
	Terena defende que a sociedade brasileira deve respeitar a cultura dos índios.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Em relação às terras tradicionalmente ocupadas pelos índios podemos afirmar que:
		
	
	
	
	 
	As terras indígenas poderão, após deliberação do Congresso Nacional, ser desocupadas em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.
	
	 
	Na legislação brasileira terra indígena é "a terra tradicionalmente ocupada pelos índios, por eles habitada em caráter permanente, utilizada para as suas atividades produtivas, imprescindível à preservação dos recursos ambientais necessários ao seu bem-estar e para à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições."
	
	
	As terras indígenas terão prioridade na autorização ou concessão para pesquisa e lavra dos recursos e jazidas de minerais garimpáveis, nas áreas onde estejam atuando, as cooperativas de atividade garimpeira.
	
	
	As terras indígenas são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis, ressalvadas as hipóteses previstas em lei complementar.
	
	
	As terras indígenas poderão, com autorização do Congresso Nacional e ouvidas as comunidades afetadas, ter seus recursos hídricos aproveitados, excluídos os potenciais energéticos, ficando-lhes contudo assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O que a ECO-92 representou para as populações indígenas no que diz respeito à sua relação com questões da modernidade?
		
	
	
	
	
	Representou uma série de incentivos financeiros constantes às populações indígenas de áreas preservadas, das quais se tornaram então responsáveis e cuidadoras.
	
	 
	A ECO-92 ensinou às populações indígenas como lidar com o meio-ambiente de uma maneira contemporânea, desconstruindo velhos hábitos que se mostravam predatórios.
	
	
	Representou maiores ofertas de trabalho para os indígenas, já que incentivou a transferência de empresas para regiões das reservas.
	
	
	Reconheceu as práticas de cultivo indígenas como preservadoras da biodiversidade e determinou a aplicação das mesmas fora das reservas.
	
	 
	Dentro do contexto do meio ambiente também foram incluídas temáticas relativas a saneamento básico, tratamento de esgoto, despoluição de rios, lagoas, baías e oceanos, reciclagem de lixo etc., ou seja medidas que possibilitassem não só a proteção do meio ambiente mas também melhorassem a qualidade de vida, inclusive de populações indígenas que estivessem alijadas desses serviços.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O SPI foi um dos primeiros órgãos criados para administrar a questão indígena no Brasil. Seu modelo, depois debatido e reformulado quando foi substituído pela FUNAI, previa:
		
	
	
	
	 
	A defesa do direito de autodeterminação dos povos indígenas.
	
	
	A busca pelo direito de voto dos indígenas
	
	
	O isolamento dos indígenas
	
	 
	A integração do indígena a sociedade brasileira
	
	
	O não reconhecimento das tribos indígenas, a fim de assimila-los.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Sobre a a formação da identidade brasileira podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Que índios, negros e brancos desempenharam um papel semelhante pois a relação entre as três etnias se deu de forma pacífica.
	
	
	Sem negar a contribuição cultural de negros e índios, o português, por ser o colonizador, impôs sua cultura sobre as duas outras etnias eliminando qualquer traço das mesmas.
	
	
	A junção das três culturas originou um povo mestiço e orgulhoso do fato das relações entre os três povos terem acontecido de forma pacífica, sem conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações.
	
	 
	Sem negar que diferentes culturas deram origem ao brasileiro é, entretanto, necessário perceber que as relações entre esses diferentes povos não foi pacífica, conflitos, hierarquizações, desigualdades, injustiças e discriminações ocorreram.
	
	
	Sem negar a contribuição cultural de brancos e negros, a cultura indígena prevaleceu sobre ambas por que os índios enquanto nativos tinham um conheciemento maior da terra.
	
	
	
		7.
		Sobre a influência das culturas afro-descendente e indígena na composição atual da sociedade brasileira, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	Que a cultura afro-descendente marca com sua influência a nossa sociedade, enquanto a indígena desapareceu completamente.
	
	
	Que a cultura indígena marca com sua influencia a nossa sociedade, enquanto a afro-descendente desapareceu completamente.
	
	
	Que ambas foram completamente aniquiladas e completamente apagadas do nosso registro histórico.
	
	 
	Que estas culturas permanecem muito presentes em nossa composição atual. Podendo estas serem notadas em hábitos culinários, lingüísticos, religiosos, bem como outras formas culturais.
	
	
	Que a indígena está presente apenas em nomes de ruas, bairros e cidades e que a africana exclusivamente na música e nas danças.
	
	
	
		8.
		Durante todo o período colonial, os portugueses e colonos nascidos na América utilizaram os índios não só como mão de obra barata (ou então escrava), mas também fizeram uso de seus saberes. São exemplo desses saberes:
		
	
	
	
	
	O canibalismo;
	
	
	A capoeira;
	
	 
	A coivara.
	
	
	A capivara;
	
	
	O uso da pólvora;

Outros materiais