Buscar

AULA 05 (1)

Prévia do material em texto

AULA 05 - A Educação na Idade Média
Muito já debatemos sobre a história e as formas de transmissão dos saberes entre os povos da antiguidade. Nessa aula, vamos conhecer um pouco do mundo feudal e compreender como se organizou a educação ao longo desse período histórico.
Esse conhecimento é fundamental para que se possa romper com a tradicional imagem que caracterizava a Idade Média como a era das trevas, da escuridão, quando nada se criou ou se desenvolveu.
A periodização
A Era Medieval se inicia com a decadência do mundo romano e a intensificação do processo de migrações dos povos nômades. Essas invasões contribuíram para o aprofundamento da crise do Império Romano.
Veja no mapa os vários povos (ostrogodos, visigodos, burgúndios vândalos, francos, anglo-saxões e lombardos) que se movimentavam, invadindo o Império Romano.
O feudalismo
O mundo medieval se define pela conjugação de fatores econômicos, sociais e políticos que caracterizam o contexto histórico. A ausência de unidade política caracteriza o feudalismo.
Não havia a figura do Estado que centralizasse o poder, nem a ideia de nação. O poder concentrava-se no feudo que ao mesmo tempo era a unidade econômica e social do período.
O feudo constituía-se na unidade territorial, onde as relações econômicas e sociais aconteciam. Tinha como centro o castelo, uma fortaleza murada, que geralmente localizava-se em um terreno elevado, de maneira a facilitar a observação de possíveis invasores, e que em caso de ataques protegia a família e os dependentes do senhor feudal. 
Havia ainda a área reservada às atividades econômicas.
O pastoreio e a agricultura eram as principais atividades da época, que se caracterizavam pela busca de auto-suficiência do feudo, pois as atividades comerciais eram praticamente inexistentes. 
As moedas caíram em desuso e, quando havia excedentes, as trocas eram realizadas com as próprias mercadorias. 
Como as cidades tornaram-se perigosas, a partir da ação de bandoleiros e assaltantes, os artesãos também se concentravam no interior do feudo.
Nos feudos viviam a maior parte da população da época:
o senhor feudal e sua família 
os cavaleiros 
os artesãos
os camponeses e famílias
Os camponeses trabalhavam nas terras dos senhores feudais, e eram os responsáveis pelas atividades agropecuárias. Eles deviam obrigações como trabalho obrigatório nas terras do senhor, com o qual alimentavam todos aqueles que não trabalhavam.
A cavalaria era responsável pela defesa da unidade feudal. Os cavaleiros medievais, em troca por sua bravura e conquistas, dividiam o resultado dos saques efetuados, além de receber parte, também, do feudo do senhor, que dessa maneira garantia a ampliação do número de seus guerreiros, sempre necessário em função das constantes expedições e ataques de invasores.
A Igreja era a única instituição centralizada e que se consolidou, também, como um importante “senhor feudal”, pois era detentora de grande extensão territorial.
Isto se expressava através das ordens religiosas e de seus representantes clericais. Mantinha um forte poder sobre a mentalidade e consequentemente, sobre os processos educacionais.
A Inquisição, tribunal que julgava homens e mulheres considerados como hereges; a tortura; e a fogueira, para onde eram levados os condenados, tornaram-se símbolos desse momento de terror.
Como vimos, esse é um período de muitas transformações sociais e econômicas. Novas formas de organização social e, por decorrência, novos modelos escolares subordinados ao mundo espiritual, surgiram no feudalismo.
		1.
		Na educação medieval os “monges são os únicos letrados num mundo em que nem nobres nem servos sabem ler” [...] as mulheres não tem acesso à educação formal. A mulher pobre trabalha duramente ao lado do marido e, como ele, permanece analfabeta” (ARANHA, 1996), a fim de preservar a fé a qualquer custo:
	
	
	
	
	 
	Bibliotecários selecionam textos e controlam, mediante ordens superiores, as leituras proibidas ou permitidas.
	
	
	Os clérigos, como únicos letrados, tinham interesse que todos os cidadãos fossem instruídos.
	
	 
	Os princípios morais da Igreja só prevaleciam dentro dos mosteiros.
	
	
	A verdade tinha como ponto de partida a ciência e seus princípios sobre a natureza.
	
	
	A igreja incentivava a influência intelectual e a preservação da cultura dos gregos na educação dos jovens.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Moacir Gadotti, no seu livro História das Ideias Pedagógicas, faz a seguinte afirmativa: "Foram os hebreus que mais conservaram as informações sobre sua história. Por isso, legaram ao mundo um conjunto de doutrinas, tradições, cerimônias religiosas e preceitos que ainda hoje são seguidos. A educação hebraica era rígida, minuciosa, desde a infância; pregava o temor a Deus e a obediência aos pais. O método que utilizava era a repetição e a revisão: o catecismo". Para complementar esta citação, podemos usar a seguinte frase abaixo:
	
	
	
	
	 
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	
	foi, principalmente, pelo cristianismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura oriental;
	
	
	foi, principalmente, pelo islamismo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	
	foi, principalmente, pelo ateísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental.
	
	
	foi, principalmente, pelo judaísmo que os métodos educacionais dos hebreus influenciaram a cultura ocidental;
	
	
	
		3.
		O poder na Idade Média estava centrado nas mãos da Igreja, assim como o processo de educação. Os prédios escolares não existiam e funcionavam nas catedrais e monastérios É correto afirmar sobre a educação na Idade Média
	
	
	
	
	
	Tinha na oralidade e memorização os principais objetivos das escolas
	
	
	A racionalidade era privilegiada nesse período, como forma de construção de conhecimento
	
	 
	Era uma educação pautada na formação do homem de fé, vinculado aos ensinamentos religiosos
	
	
	Era uma educação democrática que buscava difundir os conhecimentos para toda população
	
	
	A igreja era a guardiã de livros, mas mantinha os mesmos acessíveis a toda população
	
	
	
		4.
		Em relação ao período medieval, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	
	A Igreja Católica ditou os princípios religiosos e morais da sociedade feudal. No entanto, no campo educativo, a Igreja teve pouca importância.
	
	
	O ascetismo foi o ideal da educação medieval, em que as afeições humanas e os desejos corporais eram valorizados para garantir uma vida feliz.
	
	
	A Igreja Católica estimulou o processo de alfabetização das massas populares para que todos lessem a Bíblia como forma de conhecer a palavra de Deus.
	
	 
	A educação medieval empregou o uso de castigos corporais, valorizava a memorização e utilizava o latim.
	
	
	Uma das preocupações centrais da escola medieval era organizar as classes escolares de acordo com a idade das crianças.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		A grande invenção da época medieval foi a universidade, que tinha como modelo de ensino, uma educação doutrinária. Marque a opção em que este modelo de ensino está evidenciado.
	
	
	
	
	 
	Escolástica
	
	
	Paideia
	
	
	Retórica
	
	
	humanitas
	
	
	Patrística
	
	
	
		6.
		Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta corretamente o nome do principal pensador vinculado à filosofia escolástica.
	
	
	
	
	
	Agostinho.
	
	 
	Tomás de Aquino.
	
	
	Platão.
	
	
	Sócrates.
	
	
	Aristóteles.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		No apogeu da Escolástica (século XIII), o principal expoente foi:São Alberto de Magno;
	
	 
	São Tomas de Aquino;
	
	
	Santo Agostinho;
	
	
	São Jorge da Capadócia.
	
	
	São Bernardo de Montesino;
	
	
	
		8.
		Mesmo com algumas diferenciações o ensino da mulher na Idade Média, terá a seguinte característica:
	
	
	
	
	
	formação para o parlamento e a política;
	
	
	formação para a filosofia e as artes.
	
	
	formação para a musica e o magistério;
	
	 
	formação para o casamento e a maternidade;
	
	 
	formação para o magistério e o casamento;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes