Buscar

AULA 06 (1)

Prévia do material em texto

AULA 06 - A Origem dos Colégios e o Humanismo Pedagógico
Focalizamos nessa aula o início da Idade Moderna. O marco é a conquista de Constantinopla, importante cidade na rota para o Oriente.
A invasão e conquista da cidade pelos turcos otomanos, no ano de 1453, desestabilizou os negócios obrigando os comerciantes europeus a buscarem um caminho marítimo para o Oriente em busca dos produtos exóticos e das especiarias.
A busca por uma rota marítima para alcançar os centros comerciais na Índia e China, estimulou as navegações e as pesquisas sobre a questão. Era a Europa alcançando novas regiões do planeta, irradiando-se e conquistando novos territórios.
O historiador Pierre Chaunu analisou esse momento da História e cunhou a expressão do desencravamento planetário, tentando explicar que os descobrimentos não apenas ampliaram o mundo sob o ponto de vista territorial, mas nas condições das comunicações.
“Eram chamadas os grandes descobrimentos. Uma História apaixonante, que foi sempre escrita no presente, de um ponto de vista inconscientemente europocêntrico. Essa história, procuramos, outrora, desencravá-la, colocar a História dos grandes descobrimentos numa História mais geral da entrada em comunicação”. (CHAUNU, P. 287)
As mesmas condições históricas que propiciaram as “grandes navegações” , permitiram o surgimento do renascimento, que teve nas cidades italianas - importantes áreas comerciais da época - como Veneza, Gênova, Florença Milão e Roma, centros difusores desse movimento cultural-artístico. Este foi um fenômeno essencialmente urbano, pois se fundava na sociedade.
RENASCIMENTO: Costuma-se chamar de “Renascimento” ao período de emancipação intelectual que se produziu nos séculos XV e XVI, sob a dupla influência do aumento do saber no espaço e no tempo. Os descobrimentos realizados na China e no Extremo Oriente por venezianos, na África e nas Índias por portugueses, depois no Novo Mundo pelos espanhóis e todos os navegantes da Europa Ocidental ampliaram os limites do horizonte terrestre ao tempo que se aumentou o vôo da imaginação e da audácia do pensamento; ocorreu o mesmo com a erudição pela reaparição da literatura antiga que unia os séculos presentes aos séculos passados por cima das origens mesmas da Igreja. A humanidade se engrandeceu duplamente: por um lado tomou posse de todo seu domínio terrestre sobre a redondeza completa do globo e por outro apoderou-se de sua herança greco-romana desde as origens de sua história. Semelhante época bem merece ser designada de uma maneira especial na sucessão das idades. (RECLUS)
RENASCIMENTO
O renascimento das cidades, surgidas em consequência da recuperação dos negócios e do comércio, e de uma nova classe social – a burguesia - exigiram a presença de novos profissionais e o aparecimento dos colégios.
Essas instituições nascem desvinculadas da Igreja e dos conceitos religiosos voltadas para formar esse novo homem, que busca explicação para fenômenos além das respostas religiosas.
Todas essas mudanças conjugadas permitiram o advento do renascimento, movimento de renovação intelectual, cultural e artístico iniciado no século XIV que redescobriu os padrões clássicos greco-romanos, sobretudo na literatura e na filosofia. O ser humano tornava-se o foco principal em contraste com o divino do mundo feudal.
A preocupação com o ser humano se refletia inclusive nas artes, demonstrando que os artistas buscavam conhecer o homem, seus sentimentos e sua conformação física, estudando e reproduzindo o corpo humano.
As características mais importantes do movimento renascentista são:
ANTROPOCENTRISMO: Em contraste com a postura medieval em que prevalecia o teocentrismo, o renascimento coloca o homem como o centro do universo.
HEDONISMO: A busca pela felicidade humana, na medida em que o ser humano readquire importância frente às questões teligiosas.
INDIVIDUALISMO: A expressão de preponderância do indivíduoo sobre o coletivo prevalecer.
RACIONALISMO: O conhecimento deve ser explicado à luz da razão, que se sobrepõe às explicações divinas e religiosas.
CLASSICISMO: Revalorização da cultura greco-romana, buscando romper com os padrões medievais. Os valores da antiguidade se expressam nas pinturas, na arquitetura, nas esculturas, na filosofia e na literatura.
François Rabelais em Pantagruel (1532) explica o renascimento assim:
Todas as disciplinas são agora ressuscitadas, as línguas estabelecidas: Grego, sem o conhecimento do qual é uma vergonha alguém chamar-se erudito, Hebraico, Caldeu, Latim (...). O mundo inteiro está cheio de acadêmicos, pedagogos altamente cultivados, bibliotecas muito ricas, de tal modo que me parece que nem nos tempos de Platão, de Cícero ou Papinianos, o estudo era tão confortável como o que se vê a nossa volta. (...) Eu vejo que os ladrões de rua, os carrascos, os empregados do estábulo hoje em dia são mais eruditos do que os doutores e pregadores do meu tempo.
Na pintura renascentista destacaremos alguns quadros importantes para que possamos ter uma ideia do movimento artístico e dos principais autores:
Na escultura renascentista, novamente despontam os trabalhos de Michelangelo, que vemos a seguir, e que demonstram a perfeição do trabalho, do ponto de vista técnico e que são exemplares significativos do movimento em questão. Destacam a figura humana e valorizam as expressões e sentimentos humanos.
O Renascimento científico
Os novos tempos também estimularam o espírito investigativo, provocando descobertas e novas teorias. morte.
A teoria do geocentrismo, que afirmava que a Terra era o centro do Universo, foi superada por estudos de Nicolau Copérnico que levantou a tese do heliocentrismo, ou seja, de que a Terra girava em torno do Sol.
Galileu Galilei também foi um adepto do heliocentrismo, e como consequência de suas ideias, foi torturado pela Inquisição, sendo obrigado a renunciar e negar suas convicções para fugir da morte.
A Reforma Religiosa
A Igreja de Roma, durante alguns séculos, constituiu-se na instituição de maior força na Europa. Esse momento correspondeu ao período medieval, como já estudamos. Toda essa força política distanciou os membros da Igreja dos temas espirituais. Muitas irregularidades de ordem moral e várias denúncias de corrupção se intensificaram.
O alto clero se envolvia em disputas políticas por cargos eclesiásticos e por prestígio, esquecendo-se dos cuidados aos fiéis. As vendas de indulgências se avolumavam criando um clima profundamente desfavorável à Igreja e aos seus representantes.
Os religiosos Lutero e Calvino contestaram as práticas da Igreja de Roma, aproximando adeptos às suas críticas e fazendo aparecer, como consequência, novas religiões. Esse movimento ficou conhecido como Reforma Religiosa.
Surgiram, então, o luteranismo no Sacro Império Romano Germânico – a atual Alemanha, o calvinismo na Suíça, e ainda, o anglicanismo na Inglaterra.
		1.
		Na transição do mundo medieval para o moderno, temos como destaque:
		
	
	
	
	 
	O comércio e o renascimento das cidades.
	
	
	O processo de realização das vilas e dos centros urbanos.
	
	
	A educação ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias.
	
	
	A Igreja ,que acatava o lucro.
	
	
	O poder público altamente descentralizado.
	
	
	
		2.
		Podemos dizer que o século XVII foi o século do método em que muitas descobertas e avanços foram realizados. Dentre as afirmativas abaixo apenas uma não se caracteriza pelo pensamento do século XVII. Marque-a.
		
	
	
	
	 
	Predomínio da Fé e do pensamento religioso.
	
	
	Forma de pensar e ver o mundo se opõe aos princípios antigos e medievais.
	
	
	Rompe com a tradição cristã inaugurando uma nova linguagem : a CIÊNCIA.
	
	
	Revolução Científica.
	
	
	Comprova a teoria heliocêntrica de Copérnico através de um novo instrumento de observação:o TELESCÓPIO.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		No período renascentista, surgido apósa Idade Média, iremos observar:
		
	
	
	
	 
	a recusa dos valores medievais, com intenso aparecimento de colégios;
	
	
	a recusa dos valores modernos, com intenso aparecimento de colégios;
	
	
	a recusa da razão, da ciência e dos colégios formadores de consciência.
	
	
	a aceitação dos valores modernos, com intenso aparecimento de colégios;
	
	
	a recusa dos valores educacionais, com intenso aparecimento de colégios;
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		"Embora fosse clérigo e profundamente cristão, o filósofo holandês Erasmo de Roterdã (1469-1536) passou para a história por se opor ao domínio da Igreja sobre a educação, a cultura e a ciência. A influência religiosa vigorou praticamente sem contestação durante toda a Idade Média no Ocidente e ainda no tempo de Erasmo era preciso ousadia para ir contra ela. De qualquer modo, ousadia individual fazia parte das atitudes que um número crescente de intelectuais começava a enaltecer no período de transição para a Idade Moderna, entre eles o filósofo holandês. O pensamento nascente defendia a liberação da criatividade e da vontade do ser humano, em oposição ao pensamento escolástico, segundo o qual todas as questões terrenas deviam subordinar-se à religião" (MARCIO FERRARI, Nova Escola, 2008).
 A mensagem do pintor Sandro Botticelli, inspirada nas ideias humanistas, sugere:
 I ¿ Que a arte ficou em segundo plano diante das reflexões filosóficas.
II ¿ O cultivo das qualidades do corpo e do espírito de forma simultânea.
III ¿ As artes plásticas se desenvolvem como um ponto de convergência dos interesses do humanismo.
 IV ¿ A arte se desenvolve a serviço da Igreja enfatizando a importância da escolástica.
 V ¿ Busca do realismo, em todas as dimensões (incluindo as negativas e abjetas).
Assinale a opção que apresenta as alternativas corretas.
		
	
	
	
	
	III, IV e V.
	
	 
	II, III e V.
	
	
	I e V.
	
	
	I, II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	
		5.
		Sobre o período histórico do Humanismo Renascentista, marque a alternativa que melhor represente sua contribuição para a educação da sociedade da época:
		
	
	
	
	 
	A arte e a estética foram campos marcantes que precederam o advento da racionalidade moderna.
	
	
	Revaloriza os ideais dogmáticos da igreja com as Reformas lideradas por Lutero.
	
	
	Marca a ruptura com período romano e, ao mesmo tempo, com a importância dada às ciências naturais do pensamento ptolomaico.
	
	
	As expressões artísticas sobre a beleza própria do corpo humano eram desprezadas e o estudo da anatomia era considerado heresia.
	
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	
		6.
		O século XVI é marcado pela Reforma e Contra-Reforma. Esses dois movimentos influenciaram a concepção de educação que avança pela modernidade. Assinale a alternativa correta sobre esses dois movimentos.
		
	
	
	
	 
	A Reforma influencia a ideia de uma educação para todos, já que todos deviam ler e interpretar as Sagradas escrituras, já a Contra-Reforma é um movimento da Igreja Católica para afirmar seus dogmas.
	
	
	A Reforma pregava a leitura da Sagrada Escritura em língua vernácula, enquanto a Contra-Reforma defende a pedagogia existencialista.
	
	
	A Reforma nasce da necessidade de se mudar realidades vivenciadas na Igreja Católica, já a Contra-Reforma é a continuidade desse movimento.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Os dois movimentos defendiam os mesmos princípios, a diferença está na ligação que um tinha com a Igreja Católica e o outro com Lutero.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		No século XVIII, surgiram novas ideias que modificaram profundamente a cultura pedagógica europeia. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que melhor apresenta essas transformações.
		
	
	
	
	
	O fortalecimento de ordens religiosas, como, por exemplo, a Companhia de Jesus, o que demonstra como a cultura pedagógica iluminista fortaleceu o misticismo que vigorou durante a Idade Média.
	
	
	O fortalecimento da nobreza, o que aumentou o controle aristocrático sobre a educação.
	
	 
	O enfraquecimento da Companhia de Jesus, o que demonstra o laicismo e o racionalismo da cultura pedagógica iluminista.
	
	
	O fortalecimento da Igreja Católica, o que aumentou o controle da Igreja sobre a educação.
	
	
	O fortalecimento das monarquias absolutistas, o que aumentou o controle do Estado sobre a educação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Sobre a obra "Emílio, ou da educação", escrita por Jean-Jacques Rousseau e publicada em 1762, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	
	A educação de Emílio é baseada em princípios racionais em voga no pensamento iluminista do período.
	
	
	Emílio é um aluno totalmente dependente de seu mestre ou professor.
	
	 
	A educação de Emílio pode ser entendida como um método que preserva a pureza natural do homem e suprime a maldade acumulada pela cultura artificial e pela desigualdade humana.
	
	
	A obra retrata uma experiência real de Rousseau e Emílio, e apresenta as características da relação entre mestre e aluno.
	
	
	Emílio é um aluno exemplar da educação desenvolvida nos colégios jesuítas europeus do século XVIII.

Outros materiais

Perguntas Recentes