Buscar

QUESTIONARIO RESPONDIDO

Prévia do material em texto

1.Aplicada em: 2016. Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: Advogado (HUPEST-UFSC) 
 
Sobre os recursos no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015) assinale a alternativa INCORRETA 
 
a) O recorrente poderá, a qualquer tempo, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso. 
 
b) O prazo para interposição de recurso, conta-se da data em que os advogados, a sociedade de advogados, a Advocacia Pública, a Defensoria Pública ou o Ministério Público são intimados da decisão. 
 
c) Se, durante o prazo para a interposição do recurso, sobrevier o falecimento da parte ou de seu advogado ou ocorrer motivo de força maior que suspenda o curso do processo, será tal prazo restituído em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor, contra quem começará a correr novamente depois da intimação. 
 
d) No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de deserção. 
 
e)Os recursos impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso. 
 
 
2. Aplicada em: 2016. Banca: FCC Órgão: PGE-MT Prova: Analista 
 
Acerca dos recursos, considere: 
 
I. O recorrente comprovará, quando da interposição do recurso, o respectivo preparo, incluindo o porte de remessa e retorno, ainda que se trate de autos eletrônicos. II. A renúncia ao direito de recorrer é dependente da aceitação da outra parte quando a sentença houver resolvido o mérito. III. O recorrente pode desistir do recurso a qualquer tempo, ainda que sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes. IV. O prazo para interpor os recursos e para lhes responder é de 15 dias, salvo nos embargos de declaração. 
 
Está correto o que se afirma APENAS em 
 
a) II e IV 
b) II e III 
c) I e IV 
d) I e III 
e) III e IV 
 3. Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: FUNPRESP-JUD Prova: Analista - Direito 
 
Acerca dos processos nos tribunais e dos meios de impugnação das decisões judiciais, julgue o item subsequente. Havendo necessidade de comprovação do pagamento do preparo, o recurso será considerado deserto se o comprovante estiver ilegível no ato de interposição, uma vez que tal pagamento é pressuposto recursal. 
 
4. Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: PGE-MT Prova: Procurador do Estado 
 
Em 20/06/2016 (segunda-feira), foi enviada à Procuradoria do Estado do Mato Grosso, por meio de portal próprio, intimação eletrônica de sentença de mérito contrária à Fazenda Pública. Diante desta situação hipotética, considerando o prazo para o recurso cabível e as prerrogativas da Fazenda Pública, o prazo recursal é de 
 
a) quinze dias úteis e terá início apenas depois de dez dias, contados a partir do envio da intimação ao portal, caso o Procurador não tenha consultado o teor da intimação antes deste prazo. 
 
b) quinze dias úteis e somente terá início com a intimação pessoal da Fazenda Pública, por meio de oficial de justiça, uma vez que tal prerrogativa é assegurada pela lei. 
 
c) quinze dias úteis e somente terá início quando o Procurador do Estado consultar o teor da intimação eletrônica, independentemente de qualquer outro prazo. 
 
d) trinta dias úteis e terá início apenas depois de dez dias, contados a partir do envio da intimação ao portal, caso o Procurador não tenha consultado o teor da intimação antes deste prazo. 
 
e) trinta dias úteis e somente terá início depois de vinte dias, contados a partir do envio da intimação ao portal, caso o Procurador não tenha consultado o teor da intimação antes deste prazo. 
 
5. Aplicada em: 2016 Banca: IOBV Órgão: Prefeitura de Chapecó – SC Prova: Procurador Municipal 
 
José dos Anzóis, Procurador de um Município qualquer do Brasil, deverá apresentar contrarrazões a um recurso de apelação, contra sentença, da qual foi pessoalmente intimado, numa sexta-feira, 20 de maio. Considerando o feriado nacional de corpus christi do dia 26 de maio, e o recesso forense do dia 27 de maio, o prazo final para o protocolo da referida defesa neste hipotético caso, com fulcro na legislação vigente será: 
 
a) 14 de junho 
b) 6 de junho 
c) 5 de julho 
d) 21 de junho 
 
6. Aplicada em: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-PI Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça e Avaliador 
 
No que tange ao tema dos recursos no processo civil, é correto afirmar que: 
 
a) o terceiro prejudicado deve interpor o recurso cabível em face do ato judicial dentro do prazo legalmente previsto, findo o qual não é possível o ajuizamento de ações autônomas de impugnação; 
b) o recurso adesivo é admissível na apelação, no agravo e nos embargos infringentes; 
c) não é possível a desistência do recurso, sem a anuência do recorrido, após o juízo positivo de admissibilidade;
 d) o recurso interposto por um dos devedores solidários aproveitará aos outros, quando as defesas opostas ao credor lhes forem comuns; 
e) uma vez praticado ato incompatível com a vontade de recorrer, com ou sem reserva, considera-se aceita tacitamente a sentença ou decisão. 
 
7. Aplicada em: 2016 Banca: FCC Órgão: DPE-BA Prova: Defensor Público 
 
Analise as proposições abaixo, a respeito dos recursos: 
 
I. Os recursos impedem, em regra, a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido contrário. 
II. O recorrente pode desistir do recurso sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, mas a desistência não impede a análise de questão cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida e daquela objeto de julgamento de recursos extraordinários ou especiais repetitivos. 
III. Excetuados os embargos de declaração, o prazo para interpor os recursos e para responder-lhes é de quinze dias. 
IV. Os embargos de declaração possuem efeito suspensivo da eficácia da decisão e do prazo para a interposição de outros recursos. 
 
 
Está correto o que se afirma APENAS em 
 
a) II e III 
b) I, III e IV
 c) I, II e IV 
d) III 
e) II e IV 
 
8. Aplicada em: 2016 Banca: FAURGS Órgão: TJ-RS Prova: Assessor Judiciário 
 
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta a respeito dos efeitos dos recursos no Direito Processual Civil. 
 
a) O efeito devolutivo provoca o impedimento da produção imediata dos efeitos da decisão impugnada. 
 
b) O efeito regressivo impede o órgão jurisdicional a quo de rever a decisão recorrida. 
 
c) O efeito expansivo subjetivo excepciona a regra de que a interposição do recurso produz efeitos apenas para o recorrente. 
 
d) O efeito expansivo subjetivo não é admitido pela jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. 
 
e) O efeito translativo impede que o órgão judicial revisor se pronuncie de ofício. 
 
9. Aplicada em: 2016 Banca: CESPE Órgão: TCE-PA Prova: Auditor de Controle Externo - Área Administrativa - Direito 
 
Julgue o item a seguir, referentes à tutela provisória e aos meios de impugnação das decisões judiciais conforme o novo Código de Processo Civil. Se o recurso principal for conhecido, mas não for provido pelo tribunal, o recurso adesivo deverá ser considerado manifestamente prejudicado porque, conforme determinado pela legislação, se subordina ao recurso interposto de forma independente. ERRADO
 
 
 
GABARITO – QUESTIONÁRIO DE TEORIA GERAL DOS RECURSOS 
 
1. e 
2. e 
3. errado 
4. d 
5. c 
6. d 
7. a 
8. c 
9. errado

Continue navegando