Buscar

Av1 ECA estacio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 24/03/2016 16:28:10
	
	 1a Questão (Ref.: 201408676884)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA: De acordo com a parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, encontra fundamento nos princípios da:
		
	
	brevidade e excepcionalidade.
	 
	dignidade da pessoa humana e legalidade.
	 
	prioridade absoluta e proteção integral.
	
	participação popular e fidelidade.
	
	condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e eficiência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408676896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo da parte preliminar do Estatuto da Criança e do Adolescente, a fim de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, das crianças e adolescentes, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades destes. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que o ECA:
		
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos incompletos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos completos).
	
	baseou-se no princípio da indisponibilidade dos direitos fundamentais, por meio do qual foi estabelecido o critério cronológico da psicologia para diferenciar crianças e adolescentes. Assim, considera criança a pessoa entre 0 e 12 anos completos, e adolescente aquele entre 12 anos completos e 18 anos incompletos).
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, adotada pelo Código de Menores, estendendo a aplicação das medidas socioeducativas destinadas à reabilitação física, moral e psíquica de crianças e adolescentes infratores.
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	 
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408677041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carmem tem uma filha de 02 (dois) anos de idade, que é portadora de deficiência. Carmem não possui condições financeiras, e sua filha necessita de medicamentos e tratamentos especiais, pelos quais não pode pagar. Com fundamento no disposto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no capítulo do direito à vida e à saúde, analise as seguintes assertivas: I - A criança e o adolescente portadores de deficiência receberão atendimento especializado; II - É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde; III - Os estabelecimentos de atendimento à saúde públicos e particulares, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de ambos os pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente; IV - Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem, os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):
		
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
	 
	I, II e IV, apenas.
	
	I e IV, apenas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408676970)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base no conhecimento adquirido com o estudo do capítulo do direito à vida e à saúde, no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as seguintes assertivas: I - O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil; II - É obrigação do poder público e das instituições de saúde particulares, ainda que não conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), fornecer assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós natal, até mesmo para prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal; III - Os hospitais públicos e particulares são obrigados a proporcionar condições para a permanência integral de ambos os pais ou do responsável, durante a internação de criança ou adolescente; IV - Os hospitais, tanto públicos como particulares, são obrigados a manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe. Está CORRETO o que se afirma na(s) assertiva(s):
		
	
	I, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	 
	I e IV, apenas.
	
	I, III e IV apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408161268)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Samuel Vitor, ao completar 16 anos, descobriu que é filho adotivo. No primeiro momento ficou confuso, mas logo se recuperou e lembrou de tanto amor que lhe fora dedicado pelos pais, os quais lhe escolheram como filho em um acolhimento institucional onde havia muitas crianças como ele , vítima de violência. Assim conversou com seus pais que tinha vontade de saber sobre sua origem biológica, a qual também era desconhecida pelos adotantes. Assim, identifique dentre as alternativas abaixo a CORRETA de acordo com o estudo desenvolvido sobre convivência familiar e o procedimento de família substituta no ECA.
		
	 
	Poderá ter acesso antes dos 18 anos, sendo assegurada assistência jurídica e psicológica;
	
	Poderá ter acesso restrito, somente após completar 18 anos e com a concordância de seus pais;
	
	Não poderá ter acesso ao processo de adoção, pois o mesmo corre em Segredo de Justiça;
	
	Não poderá ter acesso sem autorização expressa da família de origem, quanto a sua solicitação;
	
	Não poderá ter acesso ao processo, pois a medida é irrevogável, irretratável e personalíssima;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408190680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça - Adaptada: Com base no conteúdo estudado em aula, marque a alternativa CORRETA. A adoção, segundo o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente:
		
	 
	é considerada internacional quando a pessoa ou casal postulante seja residente ou domiciliado fora do Brasil.
	
	atribui a condição de filho ao adotado, desligando-o de qualquer vínculo com pais e parentes, inclusive os impedimentos matrimoniais e a obrigação alimentar.
	
	pode ser feita por procuração, desde que garantido o estágio de convivência na companhia pessoal do adotante.
	
	não pode ser deferida a avós, tios, ou irmãos do adotando, salvo se comprovado por estudo técnico que a medida atende aos melhores interesses da criança ou do adolescente.
	
	pode ser deferida mesmo sem a anuência do adotando, desde que ele, ao tempo da sentença, não tenha completado 14 (quatorze) anos, idade a partir da qual sua concordância será sempre necessária.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408670696)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as alternativas a seguire assinale a alternativa CORRETA no tocante ao previsto pelo ECA sobre este direito fundamental: Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Não constitui expressamente dever do Estado assegurar a oferta de ensino noturno regular adequado às condições do adolescente trabalhador.
	 
	Constitui dever do Estado assegurar o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.
	
	O não oferecimento do ensino obrigatório pelo poder público não acarreta responsabilidade da autoridade competente.
	
	Compete ao Estado garantir o ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
	
	O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito privado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408670721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	São corretas as afirmativas I e III.
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408136251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:
		
	
	Projetos elaborados com ênfase na proteção da infância e juventude e que dependem da aprovação dos órgãos competentes.
	 
	Leis, instituições,políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes.
	
	Atribuições exclusivas do conselho tutelas em defesa dos direitos infanto-juvenis.
	
	Sanções previstas pelo ECA para coibir a violação de normas de proteção a crianças e adolescentes.
	
	sanções, incluindo a multa e a privação de liberdade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408136258)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre as entidades de atendimento previstas pelo ECA, assinale a alternativa CORRETA:
I - O dirigente de entidade que desenvolve programas de acolhimento familiar ou institucional é equiparado ao guardião, para todos os efeitos de direito, podendo ser destituído, sem prejuízo da apuração de sua responsabilidade administrativa, civil e criminal, caso descumpra as disposições legais.
II- Os dirigentes de entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional remeterão à autoridade judiciária, no máximo a cada 6 (seis) meses, relatório circunstanciado acerca da situação de cada criança ou adolescente acolhido e sua família, para fins da reavaliação.
III - As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade.
		
	 
	São corretas as afirmativas I, II e III.
	
	Nenhuma assertiva é correta
	
	São corretas apenas as afirmativas II e III.
	
	São corretas apenas as afirmativas I e III.
	
	São corretas apenas as afirmativas I e II.

Outros materiais