Buscar

Barroco Rosiani

Prévia do material em texto

Barroco no Brasil
���
��
Retábulo da Basílica de Nossa Senhora do Carmo em Recife
O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã. O poema épico Prosopopéia (1601), de Bento Teixeira, é um dos seus marcos iniciais. Atingiu o seu apogeu na literatura com o poeta Gregório de Matos e com o orador sacro Padre Antônio Vieira, e nas artes plásticas seus maiores expoentes foram Aleijadinho, na escultura, e Mestre Ataíde, na pintura. No campo da arquitetura esta escola floresceu notavelmente no Nordeste, mas com grandes exemplos também no centro do país, em Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Na música, ao contrário das outras artes, sobrevivem poucos mas belos documentos do barroco tardio. Com o desenvolvimento do neoclassicismo a partir das primeiras décadas do século XIX a tradição barroca, que teve uma trajetória de enorme vigor no Brasil e foi considerada o estilo nacional por excelência, caiu progressivamente em desuso, mas traços dela seriam encontrados em diversas modalidades de arte até os primeiros anos do século XX.
	
	
Na itália
O Barroco na Itália
A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, pois nele ocorreram mudanças que deram nova feição à Europa da Idade Moderna. A arte é vista como um meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Dentre as obras que melhor expressam preocupação da Igreja de revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo final, que Michelangelo pintou na capela Sistina entre os anos de 1536 e 1541.
Origens e características gerais
A Arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Alguns princípios gerais podem ser indicados como características dessa concepção artística: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência; predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. 
 
 
A Pintura
A disposição dos elementos dos quadros, sempre forma uma composição diagonal, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que significa a expressão de sentimentos. A pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples.
 
 
Tintoretto
A produção artística de Tintoretto (1515-1549) foi muito grande. Pintou temas:religiosos "Reencontro do Corpo de São Marcos", mitológicos "Vênus e Vulcano" e retratos "Jacopo Soranzo". Os corpos das figuras são mais expressivos do que seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade.
 Casa de Marta e Maria 
 Caravaggio
Caravaggio (1573-1610) não se interessou pela beleza clássica, ao contrário, procurava seus modelos entre os vendedores, os músicos ambulantes, os ciganos, enfim, entre as pessoas do povo. O que melhor caracteriza a pintura de caravaggio é o modo revolucionário como ele usa a luz. Fundador do estilo luminista, que pode ser observado em a Ceia em Emaús, Conversão de São Paulo e Deposição de Cristo. A Ceia em Emaús

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes