Buscar

Promovendo a Educação Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A educação ambiental se dá em diversos âmbitos, sejam eles teóricos ou práticos, e tem como preconizador a conscientização da população com relação ao meio ambiente. A iniciativa de implantação de hortas ecológicas suspensas no meio escolar é uma alternativa para estar gerando uma responsabilidade entre os alunos que a mantém. O objetivo da implantação da horta é de, além de estar incentivando práticas de educação ambiental através do cultivo de hortaliças de forma orgânica, estimular os alunos a reutilizarem materiais. Para a realização da horta suspensa foram utilizadas garrafas pet, fios de nilon, pregos, folhas de ofício, lápis para colorir, tesoura e fita adesiva. As atividades foram realizadas com crianças do primeiro ao quarto ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Honorato de Souza Santos, Cachoeira do Sul/RS. Conclui-se, que a horta ecológica suspensa servirá de base para perspectivas sustentáveis nas diversas fases de vida de um indivíduo, promovendo segurança alimentar sem impactar a natureza.
A coleta seletiva traz uma série de benefícios:
 
Renda  extra para aqueles envolvidos com o ciclo da reciclagem;
Redução dos possíveis problemas ambientais causados pelo descarte inadequado do lixo (ex: enchentes);
Diminuição da quantidade de lixo destinado à reciclagem. Aterros sanitários;
Educação das famílias conscientizando-as sobre os problemas do lixo e suas consequências para o meio ambiente;
Redução do desperdício de energia extraídos da natureza;
Diminuição da poluição do solo, do ar e da água;
Melhora das condições ambientais e, consequentemente, das condições de saúde da população.
 
A COLETA SELETIVA
 
A coleta seletiva é o primeiro passo para a reciclagem.
Ela engloba os processos de separação, descarte e recolhimento dos materiais.
É muito importante saber quais são os materiais recicláveis. A tecnologia moderna permite a reciclagem de metais, plásticos, papéis, vidros e embalagens longa vida, que são compostas de papel, plástico e metal em camadas sobrepostas. É a coleta seletiva que vai fazer com que estes materiais cheguem às indústrias recicladoras.
 
A Lei 12.305/2010 estabeleceu uma nova regra importante: a logística reversa, para reaproveitamento dos produtos utilizados. O “caminho de volta” de baterias, eletroeletrônicos, embalagens, agrotóxicos, óleos lubrificantes e tudo o mais que possa prejudicar a saúde humana deve ser devolvido pelo consumidor ao comerciante, e deste até a origem para o devido encaminhamento à reciclagem.
De 30% a 37% do lixo constituem resíduo seco que pode ser reutilizado, em torno de 55% são resíduos úmidos, aí incluído o material orgânico, sobrando, portanto, de 8% a 10% de rejeito. “É só o material sem possibilidade de reaproveitamento que o município enviará para o aterro sanitário, o que vai reduzir em muito os lixões Brasil afora”,
O descarte correto dos resíduos sólidos é fundamental para o processo da reciclagem e para evitar uma série de prejuízos ao meio ambiente e à população, como a poluição visual, do solo, do ar e do lençol freático, além de danos à saúde humana.
 
 A execução do programa e os resultados obtidos com a coleta seletiva é uma atividade não só interessante como também de grande importância. É bom lembrar que uma boa estratégia de comunicação estimula e incentiva a continuidade do programa de coleta seletiva. Falem com sua família, parentes e vizinhos vamos construir um mundo melhor.
- Pesca controlada, principalmente de espécies marinhas que correm risco de extinção. Já existem vários procedimentos neste sentido, que estabelecem períodos específicos para a pesca de determinadas espécies de peixe.
 
- Desenvolvimento e uso de novas tecnologias capazes de reduzir a poluição emitida por veículos automotores. O carro elétrico e o híbrido (funciona com energia elétrica e combustível fóssil) é um bom exemplo.
 Ação é a reflexão de como tratamos o ambiente, pois quando tratamos bem, o retorno vem.

Outros materiais