Buscar

tópicos 1 Política ambiental, 2 Planejamento, 3 Implementação e Orientação, 4 Verificação e Ação Corretiva, 5 Análise crítica pela administração da empresa e 6 Melhoria contínua.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

É importante lembrar que tanto o trabalho do vigia, como o do supervisor de entrada são essenciais para a prevenção de acidentes em espaços confinados, quanto a isso a NR-33 define que o supervisor de entrada poderá também realizar a função de vigia. Função do vigia em espaços confinados A função do vigia em espaços confinados é observar o trabalho realizado, a fim de identificar riscos e acidentes, podendo ordenar o abandono do espaço e até realizar o salvamento. É importante ressaltar que segundo a norma regulamentadora 33, o vigia não poderá realizar outras tarefas que possam comprometer o dever principal que é o de monitorar e proteger os trabalhadores autorizados. 
 Deveres do Vigia Quanto aos deveres do Vigia em espaços confinados, podemos citar: Conhecer os riscos e as medidas de prevenção que possam ser enfrentados durante a entrada, incluindo informação sobre modo, sinais ou sintomas e consequências da exposição; Estar ciente dos riscos de exposição nos trabalhadores autorizados; Manter continuadamente uma contagem precisa do número de trabalhadores autorizados no espaço confinado e assegurar que os meios usados para identificar os trabalhadores autorizados sejam exatos na identificação dos trabalhadores que estão no espaço confinado; Permanecer fora do espaço confinado, junto á entrada, durante as operações até que seja substituído por outro vigia; Acionar a equipe de resgate quando necessário; Operar os movimentadores de pessoas em situações normais ou de emergência; Manter a comunicação com os trabalhadores para monitorar o estado deles e para alerta-los quanto á necessidade de abandonar o espaço confinado;·.
 Condições de abandono Às atividades de monitoração dentro e fora do espaço determinam se há segurança para os trabalhadores permanecerem no interior do mesmo. Deve-se ordenar aos trabalhadores, o abandono imediato do espaço confinado sob quaisquer das seguintes condições: Se o vigia detectar uma condição de perigo; Se o vigia detectar uma situação externa ao espaço que possa causar perigo aos trabalhadores; Se o vigia não puder desempenhar efetivamente e de forma segura todos os seus deveres. Treinamento para Vigias em Espaços Confinados A NR-33 estabelece no item 33.3.5.1: “É vedada a designação para trabalhos em espaços confinados sem a prévia capacitação do trabalhador.” Além disso, também afirma que: 33.3.5.2 O empregador deve desenvolver e implantar programas de capacitação sempre que ocorrer qualquer das seguintes situações: a) mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho; b) algum evento que indique a necessidade de novo treinamento; e c) quando houver uma razão para acreditar que existam desvios na utilização ou nos procedimentos de entrada nos espaços confinados ou que os conhecimentos não sejam adequados. 33.3.5.3 Todos os trabalhadores autorizados e Vigias devem receber capacitação periodicamente, a cada doze meses. (Alteração dada pela Portaria MTE 1.409/2012). 33.3.5.4 A capacitação deve ter carga horária mínima de dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático de: a) definições; b) reconhecimento, avaliação e controle de riscos; c) funcionamento de equipamentos utilizados; d) procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho; e e) noções de resgate e primeiros socorros. Certificação da NR-33 Para que o certificado seja reconhecido pelo MTE, deverá seguir o seguinte padrão: 33.3.5.8 Ao término do treinamento deve-se emitir um certificado contendo o nome do trabalhador, conteúdo programático, carga horária, a especificação do tipo de trabalho e espaço confinado, data e local de realização do treinamento, com as assinaturas dos instrutores e do responsável técnico. 33.3.5.8.1 Uma cópia do certificado deve ser entregue ao trabalhador e a outra cópia deve ser arquivada na empresa. Pensando na prevenção de segurança, a INBEP desenvolveu um Curso Online de Trabalhadores Autorizados e Vigias, com certificado reconhecido pelo MTE, cobrindo todas as exigências. Para mais informações. 
	Elaborado por:
	ITEM
	NÃO CONFORMIDADE
	FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
	AÇÕES CORRETIVAS / MELHORIA
	Empresa especializada em transporte de óleo diesel, 
	- À sinalização de segurança e emergência;
- Falta de evidenciais do plano de emergência e/ou contingência do deposito para armazenamento dos combustíveis e no transporte; 
 - Falta de evidências do gerenciamento de resíduos (manifesto), sendo multada de acordo com a legislação ambiental vigente. 
	- 23.2.4 Quando não for possível atingir, diretamente, as portas de saída, deverão existir, em caráter permanente, vias de passagem ou corredores, com largura mínima de 1,20m (um metro e vinte centímetros) sempre rigorosamente desobstruídos. (123.005-0 / I2)
- Completa sobre toda a cadeia produtiva que leva em consideração os resíduos sólidos, líquidos e gasosos, otimizando assim o sistema da sua empresa, e na maioria dos casos, diminuindo os custos e aumentando seu lucro.
	- Fazer a inclusão da PPRA imediato.
 - Procurar o Chefe da sessão é comunica-lo, posteriormente o mesmo deve fazer a manutenção o quanto antes. Não se esquecer de implementar esses dados no PPRA. 
 - Comunicar ao Setor, e posteriormente notificar. Realiza projetos de estações de tratamento de resíduos para pequenas e médias indústrias. Após um estudo do processo de produção e dos efluentes que são emitidos pelo empreendimento, são propostos meios de tratamentos, que têm por objetivo diminuir a carga de poluição proveniente dos processos industriais.

Outros materiais