Buscar

Suicidologia estudo do comportamento suicida o CVV e os grupos vulneráveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Suicidologia: estudo do comportamento suicida, o CVV e os grupos vulneráveis
Suicidologia é o estudo do comportamento e causas suicidas realizado, na maioria quase absoluta das vezes, por profissionais da Psiquiatria ou da Psicologia. Suicidólogo é o nome que recebem quando da formação na referida especialidade.
CVV (Centro de Valorização da Vida)
É uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil.
Fundada em 1962 por um grupo de voluntários, foi reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973.
Sua atuação baseia-se essencialmente no trabalho voluntário de milhares de pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil.
É associado ao Befrienders Worldwide, entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo.
Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.
Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mil, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país. Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa.
O Centro de Valorização mantém também o Francisca Julia Saúde Mental e Dependência Química e trouxe ao Brasil em 2004 o Programa Amigos do Zippy. Trata-se de um programa de desenvolvimento emocional para crianças de seis e sete anos em escolas públicas e particulares. Após o amadurecimento do Programa, foi fundada a Associação pela Saúde Emocional de Crianças - ASEC, para sua gestão. São mais de 18.500 crianças beneficiadas por ano em 323 instituições de 39 cidades.
Missão
Valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, conseqüentemente, prevenindo o suicídio.
Visão
Uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária. (As pessoas Vivendo Plenamente, tendo o CVV contribuído para isso)
Valores
· Confiança na Tendência Construtiva da Natureza Humana
· Trabalho Voluntário motivado pelo espírito samaritano, de acordo com a Proposta de Vida
· Direção Centrada no Grupo
· Aperfeiçoamento Contínuo
· Comprometimento e Disciplina
O suicídio no Brasil (fontes CVV)
•No Brasil, 1 pessoa morre vítima de suicídio a cada 45 minutos e ao menos outras 60 tentam tirar a própria vida por dia.
•No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
• Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
•De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
•Quem tenta suicídio pede ajuda.
Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.
Um dos Grupos que são vulneráveis ao Suicídio.
Depressivos: pessoas com transtornos de humor de qualquer natureza. Aqui também entram Jovens e adultos. Os jovens segregados, que também não se integram, que sofrem de bullying, que são diferentes ou optam por viver uma vida distinta da de sua sexualidade (homossexuais) e até os esquisofrênicos (que não são depressivos), pessoas que tiveram uma infância triste e sem o amor dos pais também fazem parte do grupo vulnerável em adquirir a depressão e consequentemente tentarem ou cometerem suicídio.

Outros materiais