Buscar

Gabarito. Questões objetivas. 2 Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo Penal e Prática Jurídica I. Avaliação 2º Bimestre 2017. – 30/06/2017. Gabarito 
1 
 
1) Sobre a competência material política, assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1,0 ponto) (A) Admitida a acusação por crime de responsabilidade do Presidente da República, competirá ao Senado processar e julgar o caso, funcionando como Presidente o do Supremo Tribunal Federal, limitando-se à0 condenação. (Correto: art. 52, inciso I e parágrafo único da CR) (B) A condenação do Presidente da República pela prática de crimes de responsabilidade depende do voto de dois terços dos integrantes do Senado Federal, e terá como efeito a perda do cargo, com inabilitação, por oito anos, para o exercício de função pública, sem prejuízo das demais sanções judiciais cabíveis. (Correto: art. 52, parágrafo único, da CR) (C) Compete ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal na acusação por crimes de responsabilidade.(Correto: art. 52, inciso II, da CR) (D) os Governadores de Estado serão processados e julgados pelas Assembleias Legislativas de seus Estados tanto nos crimes comuns quanto nos crimes de responsabilidade. (Incorreto, pois nos crimes comuns, é o caso de competência originária do Superior Tribunal de Justiça: art. 105, inciso I, “a”, da CR) (E) os crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal são sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores. (Correto: art. 1º, do Decreto-Lei n.º 201/1967). 2) Assinale a alternativa correta no que se refere à competência no processo penal: (Valor: 1,0 ponto) (A) Compete à Justiça Especial Militar Estadual processar e julgar o policial militar por crime de promover ou facilitar a fuga de preso de Estabelecimento Penal. (Errado: Súmula 75 do STJ) (B) Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar civil acusado de prática de crime de furto contra quartel da polícia militar. (Correto: Súmula 53 do STJ) (C) Compete ao foro do local da emissão do cheque sem provisão de fundos processar e julgar o crime de estelionato.(Errado: Súmula 521 do STF). (D) Compete à Justiça Comum Estadual processar e julgar crime de falso testemunho cometido no processo trabalhista. (Errado: Súmula 165 do STJ). (E) A utilização de papel moeda grosseiramente falsificado configura, em tese, o crime de estelionato, da competência da Justiça Comum Federal. (Errado: Súmula 73 do STJ) 
3) Determinada rede de lanchonetes estabelecida nos Estados Unidos da América utiliza navios próprios para fornecer mercadorias aos seus franqueados fora daquele país. A bordo de um desses navios, em águas pertencentes ao mar territorial brasileiro, paralelas ao Estado de Pernambuco, houve um crime contra o patrimônio e, algumas horas após esse fato, a embarcação atracou no porto de Santos – SP, onde, de acordo com o respectivo plano de viagem, seria sua primeira e última parada no território brasileiro. Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta no que se refere à competência para processar e julgar o mencionado delito: (Valor: 1,0 ponto) (A) A competência para processar e julgar o referido crime será da Justiça Comum Federal de Santos-SP. (Correto: art. 109, inciso IX, da CR e art. 89, do CPP) (B) A competência para processar e julgar o referido crime será da Justiça Comum Federal de Recife-PE. (C) A competência para processar e julgar o referido crime será da Justiça Comum Estadual de Pernambuco-PE. (D) A competência para processar e julgar o referido crime será da Justiça Comum Estadual de Santos-SP. (E) A justiça brasileira não tem competência para processar e julgar tal crime, pois a lei penal pátria não se aplica aos delitos cometidos a bordo de navios estrangeiros. 4) Se Claudio entra num bar e, com intenção de lesionar, desfere um único disparo de arma de fogo na direção da perna de Marcelo, acertando-o, produzindo-lhe lesão corporal leve, mas o projétil ricocheteia e acerta também Alexandre, produzindo-lhe lesão corporal grave, o processo e julgamento do caso penal deve ocorrer num mesmo processo, em razão da (Valor: 1,0 ponto) (A) Continência por cumulação objetiva. (Correto: art. 77, inciso II, do CPP). (B) Continência por cumulação subjetiva. (C) Conexão intersubjetiva por simultaneidade. (D) Conexão intersubjetiva por concurso. (E) Conexão objetiva ou material. 
 Processo Penal e Prática Jurídica I. Avaliação 2º Bimestre 2017. – 30/06/2017. Gabarito 
2 
 
5) Em relação aos critérios de determinação da competência por conexão e continência, assinale a alternativa correta: (Valor: 1,0 ponto) (A) Havendo conexão entre crimes da Justiça Especial Militar Estadual e crimes da competência da Justiça Comum Federal ou Estadual, o caso deverá ser processado e julgado pela Justiça Especial Militar Estadual que atrai os crimes de competência da Justiça Comum. (Errado: art. 79, inciso I, do CPP) (B) Em crime doloso contra a vida praticado por Deputado Estadual no exercício do mandato e um cidadão sem prerrogativa de função, ambos deverão ser processados e julgados perante o Tribunal de Justiça, em razão da conexão. (Errado: Súmula 721 do STF) (C) Havendo conexão ou continência entre homicídio doloso tentado e lesão corporal grave, o caso deverá ser processado e julgado perante o Tribunal do Júri, que atrai os demais crimes de competência da Justiça Comum. (Correto: art. 78, inciso I, do CPP) (D) Conforme o entendimento do STF, viola as garantias do juiz natural, da ampla defesa e do devido processo legal a atração por continência ou conexão do processo do corréu ao foro por prerrogativa de função de um dos denunciados. (Errado: Súmula 704 do STF) (E) No concurso de jurisdições da mesma categoria, ou seja, do mesmo grau, com juízes igualmente competentes para processar e julgar os mesmos casos, em sendo de igual gravidade as infrações e praticadas em mesmo número em cada um dos locais, firmar-se-á a competência pelo domicílio do réu. (Errado: neste caso, será a prevenção: art. 78, inciso II, “c”, do CPP).

Outros materiais