Buscar

AS NARRATIVAS DIGITAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NARRATIVAS DIGIT@IS
Narrativas estrutura épica dos povos
A estrutura lógica e linear foi invertida dando origem a uma nova realidade: o cibertexto (“Obra Aberta” de Umberto Eco).
A obra interpela o intérprete a interagir ativamente na construção final 
do produto literário.
Trata-se da arte contemporânea.
O prof. Espen J. Aarseth (Universidade de Copenhagen) criou o termo “narrativas ergódicas”, isto é, onde narrativas em que o leitor deve romper os limites impostos pelo texto e se colocar participativamente na construção do sentido. Trata-se da a quebra da linearidade e da passividade de leitura
Narrativas jornalísticas e o processo de “midiamorfose”:
Com as novas tecnologias nas redações não são “uma” nova realidade, mas “várias”, uma vez que não existe um consenso construído. O que se percebe é que a notícia está em constante transformação, em vista das 
“verdades objetivas”
- Interação dos atores sociais e políticos = interação e apropriação das mídias como vozes objetivas de um sentimento subjetivamente construído entre as partes.
Assim
 o fazer jornalístico passa de um centramento na divulgação a uma multiplicidade de ideias e vozes no acesso e na divulgação dos fatos.
As novas tecnologias abrem a possibilidade do conteúdo ser produzido por diversos atores simultaneamente.
NOVOS MEIOS, NOVAS NARRATIVAS
 
A linguagem produzida pelas novas mídias criam um ambiente propenso para produção, coleta, armazenamento e distribuição das narrativas. 
Através da oralidade a distribuição dos fatos históricos/culturais era passados a pequenos grupos. Após o advento da escrita pudemos materializar e fixar em suportes físicos as ideias que possuíam um caráter volátil da oralidade. A imprensa amplia ainda mais essa arte de contar histórias e documentá-las e transmiti-las à distância, além da arte de contar histórias com imagens.
No ciberespaço, essa forma narrativa incorpora as características multimidiáticas possibilitadas pelo hipertexto e pela mistura entre meios e linguagens em seu formato digital.
Tais possibilidades de experimentações na linguagem tornam-se possíveis devido ao caráter dinâmico e participativo das redes, o ambiente real e virtual, softwares e máquinas cada vez mais potentes.
CIBERTEXTO COMO LABIRINTOS ELETRÔNICOS 
 Hipertexto como multilinearidade e vários percursos de leitura, indeterminação, leitor ativo, múltiplos finais, entre outros. 
O cibertexto não é uma característica apenas do meio digital, de suportes eletrônicos. Encontramos diversos autores da literatura impressa tradicional cujo texto apresenta características hipertextuais e oferecem subsídios para diversas experimentações. 
Vamos citar alguns exemplos?
ATIVIDADE
NARRATIVA DIGITAL E CULTURA DO ENTRETENIMENTO
Escreva uma matéria jornalística ou artigo de opinião de, no máximo, duas laudas sobre a cultura do entretenimento na cidade de Fortaleza mediante as novas ferramentas da narrativa digital.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais