Buscar

EXERCÍCIO DIREITOS SOCIAIS 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CONSTITUCIONAL I 
MATERIAL AUXILIAR – DIREITOS SOCIAIS 
1) Sobre a disciplina constitucional dos direitos sociais, assinale a alternativa CORRETA.
 
 a) A assistência gratuita aos filhos e dependentes é garantida desde o nascimento até oito anos de idade em creches e pré-escolas. 
 b) É garantido seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, desde que tenha agido com dolo.
 c) É proibido trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos. 
 d) É garantido o repouso semanal remunerado, obrigatoriamente aos domingos. 
 e) É vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até três anos após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei. 
2) Assinale a alternativa correta sobre os direitos sociais previstos na Constituição Federal.
 a É proibida a prática de qualquer espécie de trabalho a menores de dezoito anos.
 b) É vedada a diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.
 c) A distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos deverá ser aferida por meio de critérios objetivos e previamente estabelecidos.
 d) O prêmio do seguro contra acidentes do trabalho contratado pelo empregador exclui a sua responsabilidade civil, mesmo quando incorrer em dolo ou culpa.
 e) O empregador poderá descontar até o limite de dez por cento da remuneração do trabalhador em razão da restrição decorrente de sua deficiência, física ou motora.
3) A respeito dos direitos sociais:
 a O direito à moradia encontra-se consagrado no caput do artigo 6º da Constituição Federal de 1988 desde o seu texto original.
 b) A localização “topográfica” dos direitos sociais no texto da Constituição Federal reforça a tese de que os mesmos não se tratam de direitos fundamentais.
 c) Muito embora a doutrina sustente a tese do “direito ao mínimo existencial”, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal rejeita o seu acolhimento, amparada, sobretudo, no princípio da separação dos poderes.
 d) O caput do art. 6º da Constituição Federal elenca rol taxativo dos direitos sociais consagrados pelo texto constitucional.
 e) A Constituição Federal consagra expressamente o direito à educação como direito público subjetivo.
4) Os direitos sociais fundamentais, também apelidados pelos juristas como direitos de segunda dimensão ou de segunda geração, têm, em sua ontologia, a intenção de reduzir desigualdades para fins de concretização da igualdade m aterial, substancial ou isonômica. Uma das ideias que os permeia é a de tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na proporção de suas desigualdades. O constituinte brasileiro, visualizando a importância desses direitos, tratou de expressamente tutelá-los. Nesse sentido, a Constituição Federal prevê direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, tais como
 a) a ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de sete anos.
 b) o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho e a proteção em face da automação, na forma da lei. 
 c) o gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, dois terços a mais que o salário normal. 
 d) a remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em quarenta por cento relativamente à do normal.
5) Constituem direitos sociais conforme Constituição Federal de 1988, dentre outros, os seguintes: 
 a a religião, o lazer e a segurança.
 b o voto, a cultura e a integração nacional.
 c o trabalho, a moradia e a segurança.
 d a igualdade tributária, a cultura e a segurança. 
 e a cultura, a religião e o transporte.
6) Não constitui direito dos trabalhadores domésticos previsto na Constituição Federal de 1988
 a seguro-desemprego.
 b) reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho.
 c) seguro contra acidentes de trabalho.
 d) redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.
 e) adicional de insalubridade.
7) Assinale a opção correta acerca dos direitos sociais, dos remédios ou garantias constitucionais e dos direitos de nacionalidade.
 a) Será considerado brasileiro nato o indivíduo nascido no estrangeiro, filho de pai brasileiro ou de mãe brasileira, que for registrado em repartição brasileira competente ou que venha a residir no Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.
 b) A duração da jornada normal de trabalho, de, no máximo, oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais, não comporta exceções, no entanto a CF admite a compensação de horários mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
 c) De acordo com o STF, o habeas data é ação que permite ao indivíduo o direito de obter informações relativas à sua pessoa, inseridas em repartições públicas ou privadas, podendo ser utilizado para a obtenção de acesso a autos de processos administrativos, como aqueles que tramitam no TCU.
 d) A sentença em mandado de injunção gera efeitos erga omnes, alcançando, de maneira indistinta, todos aqueles privados de exercer quaisquer direitos e liberdades constitucionais por falta de norma regulamentadora.
 e) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por sindicatos, entidades de classe e associações, mas não por partidos políticos, pois se destinam à defesa de interesses coletivos comuns a determinada coletividade de pessoas.
8) De acordo com o texto constitucional, são direitos sociais garantidos pela Constituição da República, exceto:
 a) Remuneração do trabalho noturno superior à do diurno e proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa.
 b) Educação, direito de todos e dever do Estado, que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
 c) Direito à saúde, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
 
d) Direito ao lazer, que decorre do fato de que constituem prestações estatais que interferem com as condições de trabalho e com a qualidade de vida, donde sua relação com o direito ao meio ambiente sadio e equilibrado.
9) No que tange aos direitos sociais na Constituição Federal de 1988, são considerados direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, EXCETO:
 a Não redução do salário em hipótese alguma.
 b Remuneração superior do trabalho noturno em relação ao diurno.
 c Proteção do salário na forma da lei, sendo considerado crime sua retenção dolosa.
 d Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais.
 e Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo, no mínimo, de trinta dias de acordo com a lei.
10) São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, assegurados pelo art. 7° da Constituição Federal: 
 a) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos, jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva, licença à gestante com duração de 120 dias, mediante redução de 1/3 do salário durante o período. 
 b) fundo de garantia do tempo de serviço, remuneração do trabalho superior à do noturno, adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. 
 c) remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, a quarenta por cento à do normal, licença-paternidade,seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário, e gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um quarto a mais do que o salário normal. 
 d) gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal, proteção do salário, aviso prévio de no mínimo vinte dias, relação de emprego protegida contra a despedida sem justa causa.
11) Entre os direitos sociais, a Constituição Federal garante os direitos dos trabalhadores, EXCETO: 
 a) Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá indenização compensatória, dentre outros direitos. 
 b) Salário-família pago em razão do dependente do trabalhador de baixa renda, nos termos da lei. 
 c) Seguro contra acidentes do trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado quando incorrer em dolo ou culpa. 
 d) Participação nos lucros ou resultados da empresa, vinculada à remuneração, nos termos da lei. 
 e) Duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultadas a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho
12) Considera-se direito dos trabalhadores urbanos e rurais, nos termos da Constituição Federal: 
 a) assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até 5 anos de idade em creches e pré- escolas.
 b) remuneração do serviço extraordinário superior, no máximo, em cinquenta por cento à do normal.
 c) aviso prévio proporcional tendo como base o valor do vencimento básico.
 d) repouso semanal remunerado aos domingos.
 e) irredutibilidade do salário, exceto o que dispuser o contrato de trabalho.

Outros materiais