Buscar

AV2 GESTÃO DE DESEMPENHO

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0342_AV2_201107099031 » GESTÃO DE DESEMPENHO
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Aluno: 
	Professor:
	MARCELO EDGARD DE CASTRO FARIA
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 06/06/2013 08:01:07
	
	 1a Questão (Cód.: 95831)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A definição dos elementos de entrada que irão alimentar o sistema de avaliação do desempenho é fundamental para a qualidade das informações de saída do mesmo. Os parâmetros de avaliação devem contribuir para o sucesso da organização e para o desenvolvimento dos seus colaboradores. Portanto, esses parâmetros devem estar, obrigatóriamente ligados a:
		
	
	Felicidade das pessoas que trabalham na organização. Pessoas felizes produzem melhor
	
	A receita gerada pela organização. Quanto maior a receita melhor a situação da empresa
	
	A quantidade de clientes novos da organização. A aquisição de clientes é fundamental para o crescimentodo negócio
	
	A redução de custos da organização. Cortar custos é importante para a competitividade
	
	A eficácia (atingimento de metas) e eficiência (boa gestão dos recursos) das pessoas. A eficácia e eficiência são fundamentais para os resultados das organizações
	
	
	 2a Questão (Cód.: 95875)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	O Método dos Incidentes Críticos se preocupa com os extremos de desempenho, ou seja, a performance dos sucessos e a performance dos fracassos. Com que ele não se preocupa?
		
	
Resposta: O MÉTODO DE INCIDENTES CRÍTICOS NÃO SE PREOCUPA COM A ANÁLISE DAS NORMALIDADES, OU SEJA, COM AS SITUAÇÕES COMUNS. A ORIENTAÇÃO É QUE SE CONSIDERE SOMENTE OS FATOS EXTREMAMENTE NEGATIVOS OU EXTREMAMENTE POSITIVOS.
	
Gabarito: Análise das normalidades
	
	
	 3a Questão (Cód.: 152646)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual deve ser a periodicidade da avaliação de desempenho nas empresas?
		
	
	A periodicidade deve ser mensal, permitindo o constante ajuste das metas e direcionamento das ações
	
	A periodicidade deve ser trimestral, de forma a se ter 4 períodos de revisão e melhoria de desempenho
	
	A periodicidade da avaliação varia de empresa para empresa. O ideal é que o ciclo de avaliação seja compatível com as características do negócio
	
	A periodicidade deve ser semestral, permitindo uma revisão e redirecionamento das metas no meio do exercício
	
	A periodicidade deve ser anual de forma a completar um exercício
	
	
	 4a Questão (Cód.: 152690)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Escolha, entre as opções apresentadas, a resposta que corresponde às características do instrumento de avaliação de Pesquisa de Campo
		
	
	O método não se preocupa com a análise das normalidades e sim com os extremos de performance, ou seja, a performance dos sucessos e a performance dos fracassos. A técnica orienta que as chefias registrem somente os eventos extremamente positivos ou extremamente negativos a respeito do desempenho de seus subordinados.
	
	Consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual. A técnica orienta que as chefias registrem somente os eventos extremamente positivos ou extremamente negativos a respeito do desempenho de seus subordinados.
	
	É o método mais utilizado e divulgado. Avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza um formulário de dupla entrada onde as linhas horizontais representam os fatores de avaliação e as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que se pretende avaliar. 
	
	Desenvolvido com base em entrevistas feitas por um especialista em avaliação com o gestor responsável. É um método que permite, além da avaliação do desempenho, a possibilidade de planejar, juntamente com o gestor, seu desenvolvimento no cargo e na organização
	
	Consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de determinadas alternativas de tipos de desempenho individual. Em cada bloco, ou conjunto composto de duas, quatro ou mais frases, o avaliador deve escolher forçosamente a mais representativa do desempenho do empregado
	
	
	 5a Questão (Cód.: 138637)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Para que se possa fazer uma análise da organização é preciso que saibamos como ela se posiciona, como se relaciona com os módulos que compõem o ambiente que elas vivenciam. Escolha a resposta que apresenta os macromódulos de relacionamento 
		
	
	Mercado fornecedor; módulo de processamento; mercado receptor; concorrência e órgãos regulamentadores
	
	Módulo estratégico, módulo tático, módulo operacional e módulo de controle 
	
	Mercado fornecedor; a própria organização; mercado receptor; concorrência e órgãos regulamentadores 
	
	Módulo de entrada, módulo de processamento, módulo de saída e módulo de retroação 
	
	Módulo operacional; módulo de vendas; módulo de compras; módulo de planejamento e módulo de controle 
	
	
	 6a Questão (Cód.: 138631)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo o Modelo de Análise de Estrutura de Peter Drucker deve ser vista sob os três tipos de análise. Escolha entre as opções a seguir a resposta que melhor representa estas análises
		
	
	Análise da atividade (o quer deve ser feito); Análise das competências (capacitação); Análise dos valores individuais (comportamento) 
	
	Análise da estrutura (divisão de tarefas); Análise das decisões (autoridade e responsabilidade); Análise da atividade (o que deve ser feito) 
	
	Análise dos valores individuais (comportamento); Análise das competências (capacitação); Análise das relações (relações verticais e laterais) 
	
	Análise da atividade (autoridade e responsabiliodade); Análise das decisões (o que deve ser feito); Análise das relações (relações internas e externas) 
	
	Análise da atividade (o que deve ser feito); Análise das decisões (autoridade e responsabilidade); Análise das relações (relações verticais e laterais) 
	
	
	 7a Questão (Cód.: 138692)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A visão de futuro é desdobrada em objetivos, os objetivos são desdobrados em estratégias, as estratégias são desdobradas e planos de ação. Qual a importância dos planos de ação para o sistema de avaliação do desempenho? 
		
	
	Os planos de ação representam a identificação do que cada área deve fazer para alcançar os resultados estratégicos 
	
	É através dos planos de ação que as empresas definem o que deve ser feito para internalizar os valores e estabelecer uma cultura organizacional
	
	Os planos de ação servem para corrigir falhas do processo de gestão 
	
	Os planos de ação se referem às rotinas de cada cargo
	
	É por meio dos planos de ação que o sistema de gestão do desempenho consegue identificar os parâmetros individuais de desempenho 
	
	
	 8a Questão (Cód.: 75150)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Como componentes do ambiente externo podemos perceber, exceto:
		
	
	Diretorias
	
	Fornecedores
	
	Órgãos regulamentadores
	
	Clientes
	
	Concorrentes
	
	
	 9a Questão (Cód.: 75046)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A preocupação da Alta Administração é identificar no ambiente externo as oportunidades de novos negócios e, ao mesmo tempo, verificar internamente a capacidade da organização em absorver e atender essas oportunidades. Além da Alta Administração em quais outros níveis isso deve ser verificado?
		
	
	Gerencial e Operacional.
	
	Operacional e Coordenação.
	
	Gerencial e Executivo.
	
	Executivo e Operacional.
	
	Administrativo e Supervisão.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 153861)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Os indicadorespodem ser considerados como: objetivos e subjetivos. Defina o que é um indicador objetivo e cite um exemplo de indicador objetivo.
		
	
Resposta: OS INDICADORES OBJETIVOS, SÃO AQUELES QUE DEMOSNTRAM DETERMINADO RESULTADO DE FORMA CLARA E OBJETIVA, SÃO AUTO EXPLICATIVOS. EXEMPLO: INDICADOR QUANTITATIVO.
	
Gabarito: Um indicador classificado como objetivo, quando ele é auto-explicativo. Quando a sua identificação não gera nenhum tipo de dúvidas do que está sendo medido. Por exemplo: Quantidade de vendas por mês, número de novos clientes, quantidade de cursos oferecidos e quantidade de cursos realizados.

Continue navegando