Buscar

Prerrogativas Parlamentar (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prerrogativas Parlamentar (imunidade)
O que é Imunidade parlamentar:
Imunidade parlamentar é formada por um conjunto de garantias dadas aos parlamentares (membros do Poder Legislativo) para que possam exercer as suas funções sem violações ou abusos por parte do Poder Executivo e Judiciário.
Com as prerrogativas da imunidade parlamentar, esses políticos têm a liberdade e independência do exercício de suas atividades sem correrem o risco de serem processados judicialmente.
Todas as normas de proteção aos congressistas estão previstas na Constituição Federal Brasileira.
A lei ainda determina que os Deputados e Senadores, durante o mandato, não podem ser presos, com exceção de flagrante cometendo crime inafiançável. Neste caso, a decisão de prisão do congressista fica a cargo da Câmara dos Deputados ou Senado Federal, dependendo da Casa que o político pertença.
Outra ferramenta prevista na Constituição e que age como uma imunidade aos parlamentares é o foro privilegiado. Neste mecanismo, o congressista só poderá ser investigado e preso após decisão tomada diretamente pelo Supremo Tribunal Federal.
A imunidade parlamentar não é um direito da figura do indivíduo, mas sim do cargo ocupado e, por esta razão, trata-se de uma prerrogativa impossível de ser renunciada pelo parlamentar.
De acordo com a lei, as imunidades parlamentares são divididas em duas categorias: Imunidades Materiais e Imunidades Formais.
Imunidade Parlamentar Material
Neste caso, os parlamentares ficam isentos de processos penais e civis como consequência de opiniões, discursos ou votos proferidos no âmbito de suas atividades políticas.
O artigo 53 da Constituição, por exemplo, deixa claro em sua redação que “os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.
Os Deputados e Senadores são imunes em todo o território brasileiro, mas os vereadores apenas ficam protegidos quando as opiniões e discursos são feitos dentro das limitações do município que representam.
No entanto, a imunidade material varia de acordo com a situação, podendo ser Absoluta ou Relativa.
Imunidade Material Absoluta: quando o parlamentar executa a sua liberdade de expressão dentro do Congresso Nacional.
Imunidade Material Relativa: quando o parlamentar executa a sua liberdade de opinar, falar e votar fora do Congresso Nacional. Neste caso, será necessário averiguar se a manifestação do parlamentar está de acordo com o exercício de sua função.
Imunidade Parlamentar Formal
As imunidades formais estão relacionadas com o foro privilegiado e os processos de prisão do parlamentar.
De acordo com esta prerrogativa, o parlamentar não deverá ser preso, exceto quando for pego em flagrante por cometer um crime inafiançável.
Neste caso, o processo de investigação e julgamento deverá ser feito pelo Supremo Tribunal Federal.
Apenas os Deputados e Senadores têm o direito a imunidade formal, os vereadores não gozam desta prerrogativa, possuindo apenas a imunidade material.
Saiba quais são as prerrogativas de um parlamentar e o que ele não pode fazer 
Prerrogativas
- Não pode ser processado, civil ou penalmente, por sua opinião, palavra ou voto; 
- só pode ser julgado no Supremo Tribunal Federal; - não pode ser preso, exceto prisão em flagrante por crime inafiançável; e
- não é obrigado a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato. 
O senador não pode: - ter contrato com autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público;
- exercer cargo, função ou emprego remunerado ou ainda ser proprietário, controlador, ou diretor em entidades de natureza igual às do item anterior; e
- ser titular de mais de um cargo ou mandato público eletivo.
Perderá o mandato o deputado ou senador que:
-descumprir as proibições acima;
- tiver comportamento incompatível com a atuação de um parlamentar;
- em cada sessão legislativa, não comparecer a um terço das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, exceto se estiver de licença ou em missão autorizada; ou
- abusar das prerrogativas de membro do Congresso ou receber vantagens indevidas.

Outros materiais