Buscar

O EXISTENCIALISMO E UM HUMANISMO trabalho parte 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO
Defendia o humanismo existencial que tira o homem do pedestal da ultima preocupação humana. Sendo o existencialismo qq doutrina que entenda o homem na sua existência e o diferencie de qq outro ser.
 O homem está, para Sartre, continuamente se projetando para fora de si mesmo, construindo-se e realizando-se no mundo
Atribui-se a Sartre a repercussão obtida pelo existencialismo; foi através dele que essa corrente se difundiu pela Europa e segundo Penha(2004) nenhuma doutrina existencialista e possível sem levar em conta sua obra.
 MAIOR OBRA “O SER E O NADA” 
É um tratado filosófico de 1943 escrito por Jean-Paul Sartre que é tido como marco para o início do crescimento do existencialismo no século XX.
Obra criticada pela linguagem difícil, tratava da ontologia fenomenológica, fala da existência das coisas e de como elas se apresentam pra nos.
O existencialismo ateu
Tudo é permitido se Deus não existe, dessa forma o homem encontra-se desamparado, sem escusas, pois não pode recorrer de uma natureza humana dada e definida para explicar algo.
Se Deus não existe, não temos a nossa disposição valores e ordens para justificar nosso comportamento. O homem condenado a ser livre.
CRITICA DOS MARXISTAS 
O EXISTENCIALISMO ISOLAVA OS HOMENS
O fato de existir duplo sentido para o subjetivismo, um que expressa a escolha do sujeito individual, por ele mesmo e o sentido profundo do existencialismo, que diz que quando o homem faz a escolha por si mesmo, acaba escolhendo por todos os homens. Nossos atos criam o homem que queremos ser e acabamos por criar uma imagem do homem conforme julgamos q ele deva ser.
- O EXISTENCIALISMO NÃO LEVA A ANARQUIA
a)podemos escolher o que for, não podemos deixar de escolher, pois decidir por não escolher já significa uma escolha.
b)não podemos julgar o outro
A constatação de que somos completamente livres e de que, a cada passo, temos 360 graus de opções, sem garantias de sucesso e que estamos completamente sozinhos gera uma forte angústia. Por isso, usamos desculpas, mentiras que contamos a nós mesmos que Sartre chamava de má-fé. A má-fé é nossa tentativa de nos livrar da liberdade. Falta de tempo, fatores sociais, acontecimentos do passado... tudo isso são erros, mentiras em que fingimos acreditar para não admitir que tudo é escolha nossa.
c)mesmo acreditando q não exista um Deus,um ser superior, criamos valores, nós damos significado a nossa própria vida.
CRITICA DOS CRISTÃOS 
O aspecto mais criticado relacionava-se a extinção de Deus-
O existencialismo não empenha-se em comprovar que Deus não existe. Ao contrario disso, diz que mesmo que ele exista, isso não muda nada. O homem precisa, encontrar-se ele próprio e convencer-se de que nada poderá salva-lo de si mesmo.
As coisas são exatamente como o homem decidir que elas sejam
Isso não significa abandonar-me ao quietismo, ao contrario, devo engajar-me, “só existe realidade na ação”, ele não existe senão na medida em que se realiza, impossibilitando de acusar os outros ou as circunstâncias de seu fracasso.
- O SER DIVIDIDO EM DUAS REGIOES “EM SI’ E “PARA SI”
"O ser é. O ser é em si. O ser é o que é" (SARTRE, 1997, p. 40). O Em-si, nesse sentido, seria o objeto que aparece à consciência. O ser Em-si, sendo o que é, não mantém nenhum tipo de relação consigo nem com a consciência
Nesse sentido, a consciência (Para-si) é intencional, isto é, está sempre voltada para um objeto que dela difere:
significa que é constituída originalmente como vazio de tudo, menos do objeto transcendente de que ela é atualmente consciente, ou seja, o sentido que é dado ao objeto pela consciência.
O homem difere de todos os seres, pois primeiro ele existe e depois vem atribuindo sentido a sua existência de acordo com suas escolhas.

Outros materiais