Buscar

PENAL 2

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Com base nos estudos realizados sobre o tema Concurso de Crimes, analise a notícia transcrita abaixo e assinale a alternativa correta em relação à espécie de concurso de crimes e respectivo sistema de aplicação de penas: (Roubo e estupro em Santa Teresa - Fonte: RJTV 11/03/2009) Além de roubar dinheiro, aparelhos eletrônicos e um carro, o bando teria estuprado duas jovens, uma de 19 e outra de 24 anos. As vítimas foram encaminhadas para exame de corpo de delito, mas ainda não prestaram depoimento. Câmeras instaladas em prédios podem ter registrado a chegada e a partida dos criminosos. Peritos estiveram no casarão, onde funciona um centro cultural, e que também serve de moradia. A polícia investiga a possibilidade de que um dos moradores tenha facilitado a entrada da quadrilha. No local, não foram encontrados sinais de arrombamento. "Há algumas contradições que precisam ser esclarecidas. Por isso, os depoimentos das vítimas vão ser imprescindíveis para os esclarecimentos", afirma o delegado Marcos Antonio Silva.
	
	
	
	
	 
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	
	trata-se de concurso material heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema da exasperação de penas.
	
	
	trata-se de concurso formal heterogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	
	trata-se de concurso material homogêneo entre os delitos de roubo e estupro, sendo aplicado o sistema do cúmulo material de penas.
	
	
	
		2.
		(Juiz de Direito/PR. 2007. MODIFICADA) Considere a veracidade ou falsidade das seguintes assertivas: I. é possível a participação dolosa em crime imprudente. II. na coautoria colateral não existe liame subjetivo. III. no que tange à participação, o Código Penal Brasileiro adota a teoria da acessoriedade limitada.
	
	
	
	
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva I está correta
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a assertiva II está correta
	
	
	
		3.
		Sobre o concurso material de crimes, e correto afirmar que trata-se da hipótese em que o agente: (Exame de Ordem 1ª Fase. OAB/RS.2007. Modificada.)
	
	
	
	
	
	pratica diversas ações (e, por conseguinte, vários tipos) nas mesmas condições de tempo, lugar, modo de execução e outras semelhantes, perfazendo, pelo seu conjunto, um único crime.
	
	
	mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes identicos.
	
	
	por meio de um único golpe, atinge a integridade física de várias pessoas, querendo os resultados diversos.
	
	
	coloca uma bomba em um avião para matar apenas um passageiro e, quando a aeronave está no ar, detona-a, matando todos os que estavam a bordo.
	
	 
	dispara dois tiros, que atingem pessoas diferentes, querendo ambos os resultados.
	
	
	
		4.
		João, na intenção de auxiliar Marcos no estupro de Melinda, imobiliza-a enquanto o segundo submete-a a conjunção carnal, configurando o crime de estupro previsto no art. 213 do CP. Considerando-se que João não praticou nenhum ato libidinoso com a vítima, qual será sua responsabilidade penal segundo a teoria do domínio final do fato?
	
	
	
	
	
	Mero conivente
	
	
	Partícipe
	
	
	Autor mediato
	
	 
	Coautor
	
	
	Autor colateral
	
	
	
		5.
		Indique o estabelecimento prisional destinado à execução da pena privativa de liberdade em regime aberto:
	
	
	
	
	
	estabelecimento de segurança média ou casa do albergado
	
	
	Colônia agrícola e a colônia industrial
	
	 
	Casa do albergado
	
	
	estabelecimento de segurança máxima
	
	
	estabelecimento de segurança média
	
	
	
		6.
		Assinale a alternativa que contém elemento que não é requisito essencial para a configuração do concurso de agentes.
	
	
	
	
	
	Pluralidade de agentes e condutas.
	
	
	Relevância causal de cada conduta.
	
	
	Unidade de infração penal.
	
	
	Liame subjetivo entre os agentes.
	
	 
	Acordo prévio entre os agentes.
	
	
	
		7.
		(Juiz de Direito/MG. MODIFICADA) Fulgêncio, com animus necandi, coloca na xícara de chá servida a Arnaldo certa dose de veneno. Batista, igualmente interessado na morte de Arnaldo, desconhecendo a ação de Fulgêncio, também coloca uma dose de veneno na mesma xícara. Arnaldo vem a falecer pelo efeito combinado das duas doses de veneno ingeridas, pois cada uma delas, isoladamente, seria insuficiente para produzir a morte, segundo a conclusão da perícia. Fulgêncio e Batista agiram individualmente, cada um desconhecendo o plano do outro. Pergunta-se:
	
	
	
	
	
	Fulgêncio e Batista respondem por homicídio doloso qualificado consumado, face à ocorrência da autoria colateral.
	
	
	Fulgêncio e Batista respondem, cada um, por homicídio culposo.
	
	
	Fulgêncio e Batista respondem por lesão corporal seguida de morte.
	
	
	Fulgêncio e Batista respondem, como coautores, por homicídio doloso, qualificado, consumado.
	
	 
	Fulgêncio e Batista respondem por tentativa de homicídio doloso qualificado, face à ocorrência da autoria colateral incerta
	
	
	
		8.
		João e José, amigos de infância, combinam agredir Tião a tiros para produzir-lhe lesões corporais de natureza gravíssima pela incapacitação permanente para o trabalho. Para tanto, ambos postam-se de cada lado de uma rua e, quando o desafeto aproxima-se, efetuam disparos de arma de fogo contra ele. Apenas um disparo acerta a vítima, do que resultou sua morte. Ouvido em juízo, João confessa ter, na hora, pretendido matar Tião. José confessa ter previsto a ocorrência da morte de Tião, mas acreditou em sua habilidade e na de João para apenas lesionarem a vítima. A perícia não identificou a arma da qual partiu o projétil que acertou a vítima. Com base nos estudos realizados sobre concurso de pessoas, assinale a alternativa CORRETA acerca da responsabilidade jurídico-penal de João e José.
	
	
	
	
	
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 1º, do Código Penal participação de menor importância.
	
	 
	Ambos são coautores, todavia, aplicar-se-á à conduta de José o disposto art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	
	João será responsabilizado como autor e José, como partícipe, face ao disposto no art. 29, § 2º, do Código Penal, cooperação dolosamente distinta.
	
	
	Ambos são coautores, não havendo qualquer distinção acerca do juízo de reprovabilidade de sua conduta, consoante o disposto no art. 29, caput, do Código Penal.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes