Buscar

Casos Concretos de Direito Processual Civil IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Casos Concretos de Direito Processual Civil IV:
1-Ao iniciar o cumprimento de sentença... R: Sim, o pleito será acolhido, considerando o fato de se adequar ao caso concreto a realidade executiva e nesse sentido estaremos observando o princípio da não onerosidade ao devedor tornando ainda assim legítima a execução na forma do art. 805, caput e § único do CPC c/c o princípio da cooperação previsto no art. 6º, CPC e com isso atende-se a dignidade da pessoa do devedor. Ademais prestigia-se o princípio da isonomia, levando em conta o modelo constitucional processual.
2-No curso de uma ação de indenização... R: Em síntese fraude contra credor é vício do negócio jurídico; o prejudicado direto é o credor; leva-se o devedor a insolvência e dificulta-os a satisfação do crédito; Requisitos: Objetivo-insolvência do devedor; Subjetivo-intenção fraudulenta bilateral (devedor e adquirentes); medida judicial: ação pauliana pelo rito comum pelo credor que obterá uma sentença declaratória de ineficácia do ato. Fraude a execução é ato de maior gravidade, não prejudica tão somente ao credor, como atenta contra atividade jurisdicional, por ser matéria de ordem, pública dispensando medida judicial para o seu desfazimento, bastando que o credor a noticie por petição, provando os fatos e assim os bens envolvidos serão mantidos em constrição judicial, independentemente de provimento judicial que o provoque; a fraude a execução é figura penal (Art. 179, CP).
3-Adalberto ajuizou uma ação em face... a)Qual é a modalidade de... R: A modalidade de liquidação recomendada no caso é por arbitramento, considerando a necessidade de conhecimento técnico, cálculo atuarial para apuração do valor do prêmio nos termos do art. 509, I, CPC. Não, na forma do §4º, do Art. 509, CPC, no entanto nada impede que o juízo reveja a sinalização prevista na decisão anterior, podendo assim adotar modalidade de liquidação diversa da então adotada na sentença ilíquida. b)Como deverão proceder... R: Deverão valer-se do recurso de agravo de instrumento na forma do § único do art. 1015, CPC.
4-Juca Cipó ingressa em juízo... R: Agravo de instrumento, na forma do § único do art. 1015, CPC.
5-Repelidos Embargos de Devedor... R: A exceção de pré executividade embora não tenha previsão clara no CPC, é mecanismo de defesa aceito pela doutrina e jurisprudência há muito tempo, possibilitando ao executado apresenta-la por meio de petição arguindo matéria que o juiz possa pronunciar de ofício, assim não há preclusão podendo ser arguida em qualquer tempo e grau de jurisdição não se falando em tempestividade.
Não tem efeito suspensivo, mantendo a penhora pois deve-se interpretar restritivamente a norma do art. 919, CPC, quando impõe que os embargos a execução não terão efeito suspensivo em regra e por analogia se aplica a obrigação de pré executividade.
6-Determinado credor instaurou... R: Trata-se de arrematação inválida, pois não foi atingido o preço mínimo (80% do valor da avaliação) na hipótese em que incapaz é sujeito passivo da execução, na forma do art. 896, §1º, CPC, que estabelece providências que devem ser tomadas na sequência, entre estas, o juiz deverá confiar o imóvel à guarda e à administração de depositário idôneo, adiando a alienação por prazo não superior a 1 ano. Caso, nesse período, algum pretendente assegurar, mediante caução idônea, o preço da avaliação, o juiz ordenará a alienação em leilão. Se o pretendente arrepender-se, será imposta multa de 20% sobre o valor da avaliação, em benefício do incapaz. Poderá, ainda, o juiz autorizar a locação do imóvel no prazo do adiamento, sem prejuízo dessas medidas.
7-Após a vigência do CPC, Rodolfo promove... R: O Código vigente admite a possibilidade da suspensão do processo quando ausente bens penhoráveis, art. 921, III, CPC, também disciplinando que esta suspensão durará um ano para que o credor localize os bens, §1º e 2º do art. 921, na sequência a lei processual também estabelece que findo tal prazo inicia-se o prazo da prescrição intercorrente, §4º do 921, CPC. De modo que se efetivamente ultrapassado o prazo prescricional poderá o juiz acolhendo a tese extinguir a execução pelo fundamento da ocorrência da prescrição intercorrente prevista no Art. 924, V, CPC.
8-Em determinado processo, o magistrado... R: Não há solução, em síntese há quem defenda que o valor da multa pode ser reduzido mas a eficácia da decisão vale para frente, (ex nunc) na medida que o valor anterior já estaria incorporado ao patrimônio do credor (ainda que passível de restituição ao devedor); por outro há quem sustente que esta decisão pode retroagir para evitar o próprio enriquecimento indevido e de certa forma também estaria desviando da finalidade da multa. Diante do impasse e para superar a discussão há quem entenda (Hartmann) que a multa tenha uma única incidência adotando para tanto valor razoável para alcançar a sua finalidade.
9-Maurício promove execução por título... R: Assiste razão ao exequente Maurício pois o procedimento previsto no art. 910 do CPC refere-se apenas para obrigação de pagar, eis que a Fazenda Pública possui bens que são impenhoráveis pela lei e portanto o cumprimento há de observar o previsto na CF nos termos do art. 100 da CF. Para obrigação de fazer, não fazer ou mesmo entrega de coisa a Fazenda Pública deverá ser executada seguindo o mesmo padrão das regras previstas para exceção envolvendo particulares.

Outros materiais