Buscar

Questões sobre o Sistema Cardiovascular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408233252)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As afirmações a seguir encontram-se em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório. I - A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa. II - A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório. III - O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados. IV - Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame. V - A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias. As informações corretas são: 
		
	
	I, II e III. 
	
	II, III e V. 
	
	I, III e IV. 
	
	III, IV e V.
	
	I, IV e V. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408269172)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Pacientes com hipertensão arterial sistêmica essencial podem obter benefícios a sua saúde, com eventual redução dos valores basais de Pressão Arterial (PA) quando são submetidos a programas de fisioterapia cardiovascular. Sobre as afirmações abaixo, relativas às respostas agudas da PA ao exercício aeróbio (aquelas que são documentadas logo após o esforço), a literatura científica diz serem possíveis de acontecer, exceto:
		
	
	Substâncias vasoativas, produzidas durante o esforço, mantêm por um tempo variável o estado de relaxamento dos esfíncteres pré-capilares, causando diminuição da PA. 
	
	Produção de calor gerada pelo esforço, provoca efeito térmico que resulta em dilatação dos vasos sanguíneos e redução da PA. .
	
	Maior produção de óxido nítrico pelo endolétio vascular durante o exercício e a respectiva manutenção da vasodilatação por um determinado tempo após o esforço, causando redução da PA.
	
	Elevação da descarga nervosa parassimpática arteriolar, o que provoca menor resistência à passagem do sangue por essas estruturas e diminuição da PA. 
	
	Diminuição do retorno venoso, principalmente em idosos, que causa diminuição do débito cardíaco e, consequentemente, redução da PA. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407934077)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	São vasos que compõem a circulação coronária: 
		
	
	Artérias coronárias direita e esquerda, originando-se da parte ascendente da aorta. 
	
	Artéria subclávia direita e artéria coronária esquerda com 4 ramos, dois à direita e dois à esquerda.
	
	Artéria coronária esquerda e artéria torácica interna, que se originam na raiz da aorta e na pulmonar.
	
	Artéria descendente posterior, artéria coronária lateral e coronária direita.
	
	Artéria coronária direita, que se inicia na aorta e se divide em artéria circunflexa, e artéria ventricular esquerda. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408275825)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Paciente de 43 anos de idade é admitido na Unidade de Terapia Intensiva com quadro de dor torácica, bradicardia, tosse e dispnéia ao repouso. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem, onde a radiografia mostrou um aumento da área cardíaca e alteração da silhueta. Prontamente a equipe solicitou um ecocardiograma, o qual mostrou a presença de um derrame pericárdico. Com seus conhecimentos em anatomo-fisiologia cardíaca analise as proposições a seguir e assinale a incorreta:
		
	
	O pericárdio fibroso também chamado de visceral, assemelha-se a um saco denso, resistente e inelástico.
	
	Uma deficiência na irrigação coronária traz comprometimento importante à camada intermediária do coração chamada miocárdio.
	
	O pericárdio visceral adere-se fortemente à superfície cardíaca, sendo chamado também de epicárdio.
	
	O excesso de líquido pericárdico é chamado de derrame pericárdico e pode comprimir tanto o coração quanto as estruturas adjacentes extra-cardíacas.
	
	O espaço entre as duas membranas (fibrosa e serosa) é preenchido por um líquido que tem a função de lubrificar as superfícies e reduzir o atrito durante os batimentos cardíacos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407941945)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Levando em conta os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, assinale a única alternativa INCORRETA
		
	
	A Hipertensão Arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial. O aumento da pressão está diretamente correlacionado com o aumento da mortalidade.
	
	Dentre os fatores de risco para a doença arterial coronariana (DAC), a dislipidemia representa menor preocupação uma vez que os estudos recentes têm demonstrado não haver relação direta entre as alterações dos valores de normalidade do HDL e LDL com a ocorrência da DAC.
	
	A prevalência da obesidade vem crescendo progressivamente com o passar dos anos, acometendo mais homens do que mulheres. De acordo com as diretrizes cardiovasculares de 2013, é recomendado com grau de evidência A (classe I) a prática da atividade física regular por pelo menos 30 minutos, aumentando o tempo de atividade para aqueles indivíduos com maior tendência para a obesidade.
	
	O Diabetes está diretamente relacionado com a obesidade, configurando assim um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Portanto, em razão dos efeitos da obesidade na resistência à insulina, a perda de peso é um importante objetivo terapêutico em indivíduos com risco de desenvolver Diabetes Melitus.
	
	A exposição passiva ao tabaco aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e deve ser evitada.

Outros materiais