Buscar

Simulado de Tratamento de Efluentes 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408467734)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa CORRETA.
		
	 
	As normas NBR 7229/1993 e NBR 13969/1997 orientam as condições de projeto de sistemas de tanque séptico para tratamento de esgotos.
	
	A norma que fixa as condições de projeto de estações de tratamento de esgoto sanitário é a NBR 10209, de 1992.
	
	O efluente de tratamento de esgotos para ser lançado em galerias de águas pluviais deve atender aos valores de parâmetros fixados simplesmente pelo órgão municipal.
	
	O reúso de lodos de esgotos sanitários tratados não está normatizado no Brasil.
	
	As normas NBR 7229/1993 e NBR 13969/1997 orientam as condições de projeto de sistemas de tanque séptico para todos os tipos de efluentes líquidos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408467495)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A classificação dos resíduos sólidos é relevante para a escolha da estratégia de gerenciamento mais viável. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Resíduos da Classe II - não-inertes, são aqueles que não se enquadram nas classes I e III e podem ter as seguintes propriedades: combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água.
	 
	Resíduos da Classe I - inertes, são aqueles que, por suas características intrínsecas, não oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente.
	
	Ficam incluídas na definição de resíduos sólidos: lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnicas e economicamente inviáveis em face a melhor tecnologia disponível.
	
	Resíduos perigosos são aqueles que apresentam periculosidade ou uma das características seguintes: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade ou patogenicidade.
	
	Resíduos sólidos urbanos são resíduos nos estados sólido e semi-sólido que resultam de atividades da comunidade, de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408469190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma ETE que trata 36 m3/h tem uma vazão equivalente a:
		
	 
	10 L/s.
	
	100 L/s.
	
	0,10 L/s.
	
	1 L/s.
	
	0,01 L/s.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408467778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas estações de tratamento de águas residuárias, procura-se combinar ou associar diferentes processos, de tal modo que se possa obter os melhores resultados. Os principais processos e operações unitárias que se combinam numa ¿Estação de Tratamento de Esgotos¿ para depurar o efluente líquido estão relacionados nas colunas 1 e 2. Estabeleça a correspondência entre as duas colunas e após, assinale a sequência correta. Coluna 1 I. Tratamento preliminar. II. Tratamento primário. III. Tratamento secundário. IV. Tratamento terciário. Coluna 2 ( ) Desidratação do lodo digerido. ( ) Oxidação biológica. ( ) Precipitação química (P). ( ) Equalização/homogeneização (correção do pH, regularização do fluxo). A sequência correta é:
		
	
	III, IV, II e I
	
	I, II, III e IV
	
	IV, III, I e II
	 
	IV, II, III e I
	
	II, I, III e IV
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408467535)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um dos grandes desafios nas sociedades atuais é o esgoto produzido em grandes quantidades. Sobre o assunto, avalie as afirmativas a seguir. I. Esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água, como o doméstico, comercial, industrial, agrícola, em estabelecimentos públicos e outros. II. Esgotos sanitários são os despejos líquidos constituídos de esgotos domésticos e industriais lançados na rede pública e águas de infiltração. III. Os esgotos sanitários contêm inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários que, em sua maioria, são liberados junto com os dejetos humanos. Alguns desses organismos são patogênicos, ou seja, são causadores de doenças. Assinale a alternativa correta.
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

Outros materiais