Buscar

EDUCAÇÃO ESCOLA E POLITICAS PUBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESCOLA E POLITICAS PUBLICAS
SUBTEMA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Silvana Oliveira Correa
Profª: Josiane Pompeu Damasceno
Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
Curso em Licenciatura Pedagógica (0811)- Estágio
14/11/2014
RESUMO
O estudo tem como objetivo analisar a educação de jovens e adultos no decorrer dos anos sobre os avanços ocorridos na aprendizagem e os programas que são de fundamental importância, afim de fazer com que essas pessoas obtenham êxito em suas aprendizagens entre eles podemos destacar o EJA e o MOVA. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para obtenção dos dados e informações. Conclui-se apresentando sugestões e propostas que visamos melhorar o entendimento dos assuntos ministrados.
Palavra-chaves: Educação, aprendizagem, jovens e adultos.
Quando falamos de Jovens e adultos , não podemos deixar de mencionar a importância que a MOBAL, MOVA e EJA trouxe para os jovens e adultos, desenvolver a sua própria modalidade proporcionar a face das necessidades especificas dos estudos.
O MOBAL foi um projeto do governo brasileira criado pela lei N5.379, de 15 de dezembro de 1967, que “condiziu a pessoa humana adquirir técnicas e leitura, e calculo por meio integra-la a sua comunidade,permitindo melhor condições de vida”. Criando e mantido pelo regime Militar, durante anos jovens e adultos frenquentaram as aulas do MOBAL, cujo o objetivo era proporcionar a alfabetização e letramento das pessoas acima da idade escolar convencional. A recessão econômica iniciada nos anos 80 inviabilizou a continuidade do MOBAL, que demanda altos recursos para se manter. Seus programas foram corporadas pela fundação Educar em 1985, mas nesse ano de 1985 foi o seu fim.
Como o MOBAL foi um programa muito valorizado, então o governo decidiu proporcionar outros programas como foi no caso EJA.
Os jovens e Adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental ou médio, e o EJA trouxe esse conhecimento para essas pessoas.
É importante destacar a concepção ampliada de educação de jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas a escolarização mas também reconhecer a educação como direitos humanos

Outros materiais