Buscar

Trabalho Fichamento Gestão do conhecimento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Rafael Rodrigues Antunes
Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento
 Tutor: BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA.
Fortaleza - CE
2016
Estudo de Caso : 
Gestão do Conhecimento
CLÍNICA DE PRONTO ATENDIMENTO 
REFERÊNCIA:
Em 1979 Kathryn Angell termina seu curso de mestrado em gestão e politica de saúde da Havard School of Public Health, e em seguida foi contratada para chefiar e administrar uma clinica.
Angel na função de diretora assistente de ambulatório do serviço de saúde da Havard University tinha um grande desafio pela frente, reorganizar a clinica em relação ao seu atendimento aos pacientes e ao seu funcionamento diário relativo aos atendimentos médicos e todo seu planejamento em geral.
Como uma de suas atribuições Angel analisou o funcionamento e implementou um sistema de triagem na clinica de Pronto Atendimento. Com seu empenho e dedicação após um ano Angel estava pronta para avaliar o desempenho da clinica.
University Health Services (UHS) é uma clinica que oferece cuidados médicos para estudantes, funcionários, professores e dependentes. A clinica oferecia atendimento relativos a pronto atendimento e 3 clinicas de tratamento ligado a escala profissionais de Havard.
A UHS tinha um orçamento relativo para que fosse coberto todas as suas despesas de tratamento. Em sua carga horaria relativa com seu posto de trabalho e função a ser executada destacava os médicos que por sua vez trabalhavam 40h por semana.
A clinica de pronto atendimento de Holyoke Center oferecia o tratamento aos seus pacientes mais completos dos outros clientes de pronto atendimento.
Todos os pacientes eram atendidos em ordem de chegada ao seu horário de funcionamento em horário comercial de segunda a sexta-feira e também tinha atendimento aos sábados.
De acordo com levantamentos históricos mais de 37.400 pacientes visitaram a clinica de pronto atendimento no ano de 1979, já em 1980 em um período de 3 semanas mostrou que 143 pacientes eram atendidos por dia. Com relação aos picos de atendimento era avaliado para que disponibilizasse a quantidade de médicos e enfermeiros necessários para atender a demanda nos atendimentos. Em seu quadro de funcionários era composto de 22 médicos para horários específicos, 2 enfermeiras padrão e 2 enfermeiras clinicas certificadas, das quais era gerado um total de 150 medico-hora por semana.
Antes da implantação de Angel do sistema de triagem, a ficha com dados e necessidades do cliente era preenchida diretamente no balcão e após o paciente dirigia a sala de espera.
A insatisfação por parte dos clientes era muita, todo o procedimento pelo qual o paciente passara até o seu atendimento com o medico ou ate mesmo com a enfermeira era demorado. Após observar as queixas e as redações em relação ao atendimento foi introduzido um sistema de triagem. Em seu estudo de a triagem tinha que funcionar para agilizar o atendimento aos pacientes evitando uma demora e a sobrecarga em alguns médicos e enfermeiras. Todas as etapas eram agilizadas, já no atendimento com a recepcionista após o preenchimento de sua ficha, rapidamente o paciente já era encaminhado para o medico ou para a enfermeira de acordo com sua necessidade.
De acordo com a coordenadora de triagem ela explicou que o serviço dela consiste principalmente em um breve atendimento ao paciente e um encaminhamento certo para seu atendimento, em algumas vezes sem a necessidade de um próximo atendimento.
Com a implantação desse sistema achava que as enfermeiras pegariam a maior parte dos atendimentos e deixava mais tempo para os médicos, mais isso não aconteceu. Entre as razões pode estar o fato de a coordenadora classificar os pacientes quanto medico e enfermeira para manter o andamento quando houver a sobrecarga.
De acordo com Peter Zurimskis, um medico da clinica de pronto atendimento, avaliou a insatisfação que os clientes apresentavam, eles achavam atraente a imagem do medico mesmo para pequenos casos, mais isso é impossível numa clinica com o numero e volume de variedade de atendimento.
Com todos os problemas que ainda insistia a aparecer, o sistema foi uma melhoria, apesar da clinica não ser tão eficiente ao quanto Angel queria.
De acordo com o comentário do DR. Warren Wacker, o diretor da UHS, disse estar satisfeito com o resultado do sistema, sabendo que necessita de melhorias.
Angel agora tinha a tarefa de avaliar os dados do ano em relação a mudanças e tempo de espera. Mais sabia que existe varias formas de contornar e avaliar o tempo.
	
Local: Biblioteca da Universidade
	
2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes