Buscar

dir tributario questoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)O exercício do poder de polícia, pelo Estado, havendo lei instituidora, autoriza a cobrança de: taxa.
2) É elemento essencial da definição de tributo, como estabelecido no CTN: estar submetido á reserva legal.
3)A seletividade, em função da essencialidade do produto, é critério p/ fixação de alíquotas do imposto sobre: produtos industrializados.
4) O tributo, cuja alíquota pode ser alterada pelo Poder Executivo, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei, é o imposto sobre – operações de crédito, câmbio e seguro relativas a títulos ou valores mobiliários.
5) O Município da Cuiabá não pode cobrar o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana relativo ao prédio de propriedade da União, onde está instalada a Delegacia da Receita Federal, em face da Constituição estabelecer a: Imunidade tributária.
6) O nascimento da obrigação tributária se dá com a ocorrência do(a): fato gerador.
7) Contribuinte é a pessoa obrigada ao pagto do tributo – qdo tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
8) Sob o ponto de vista da capacidade tributária passiva, o menor de 16 anos é capaz.
9) A extinção do crédito tributário através do encontro de contas, até a correspondente quantia, qdo o sujeito ativo e o sujeito passivo sejam credores e devedores recíprocos, denomina-se compensação.
10) A autoridade administrativa tributária poderá requisitar força policial, no exercício da fiscalização, quando: tiver dificuldades p/ exercer suas atividades.
11) A denominação legal, ou nomem júris, de um tributo: é irrelevante p/ qualificar sua natureza jurídica.
12) Em face da CF, o imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem as segtes características: universalidade e progressividade.
13) A concessão, pela União, de incentivos fiscais destinados a promover o equilíbrio de desenvolvimento entre as regiões do País: opõe-se ao princípio da não-cumulatividade tributária.
14) A vedação absoluta ao poder de tributar de certas pessoas ou de certos bens, estabelecida na CF, caracteriza a: Imunidade.
15) As limitações constitucionais ao poder de tributar devem ser reguladas por meio de lei complementar.
16) Os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas tributárias entram em vigor, salvo disposição em contrário: somente após sua regulamentação.
17) A observância, pelo contribuinte, das normas complementares às leis tributárias – exclui a imposição de penalidades.
18) O princípio de que o pagto efetuado por um dos obrigados aproveita aos demais inclui-se entre os efeitos da: substituição tributária.
19) Extinguem o crédito tributário – a prescrição e a decadência
20) A cobrança judicial do crédito tributário – não está sujeita a concurso de preferência entre as pessoas jurídicas de direito público.

Outros materiais