Adm Recursos Humanos II
31 pág.

Adm Recursos Humanos II


DisciplinaAdm Rec Humanos P/ Educacao2 materiais7 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Adm. de Recursos Humanos II
Av 1
	
		1.
		Hoje em dia, é de fundamental importância que a organização estabeleça as suas competências essenciais para enfrentar a concorrência globalizada, bem como identificar as competências individuais necessárias em seus colaboradores. Para Lado e Wilson, as competências organizacionais se apresentam em determinados grupos. EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Competências de gestão.
	
	
	Competências transformacionais.
	
	
	Competências de entrada.
	
	
	Competências de saída.
	
	 
	Competências econômicas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O conceito de Competência é comumente definido pela literatura especializada como o conjunto de:
		
	
	
	
	
	iniciativa, criatividade e determinação.
	
	 
	conhecimentos, habilidades e atitudes.
	
	 
	empreendedorismo, iniciativa e liderança.
	
	
	benchmarking, brainstorming e outsoursing
	
	
	competências, habilidades e atitudes.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Com os estudos sobre Competências Organizacionais, verificamos que para Mills et al. (2002 apud Dutra, 2004, p. 25) é importante criar ¿categorias distintivas¿ de competências organizacionais, tais como:
		
	
	
	
	 
	Competências de mercado, distintivas, de unidade de negócio, de atendimento ao cliente.
	
	
	Competências comportamentais, essenciais, de socialização, de suporte e capacidade dinâmica.
	
	 
	Competências essenciais, distintivas, de unidade de negócio, de suporte e capacidade dinâmica.
	
	
	Competências essenciais, de mercado, de unidade financeira, de suporte e capacidade dinâmica.
	
	
	Competências de socialização, de unidade de negócio, de atribuição, de suporte e capacidade dinâmica.
	
	
	
		4.
		Nas Competências Gerenciais, a busca de modelos mais flexíveis, menos hierarquizados que habilite os empregados à autogestão, como forma de desenvolverem suas competências individuais, vem para sustentarem e desenvolverem as suas:
		
	
	
	
	
	Habilidades Comportamentais
	
	 
	Competências Organizacionais
	
	
	Habilidade como Stakeholders
	
	
	Competências Pessoais
	
	 
	Competências Interacionais
	
	
	
		5.
		Hoje em dia, é de fundamental importância que a organização estabeleça as suas competências essenciais para enfrentar a concorrência globalizada, bem como identificar as competências individuais necessárias em seus colaboradores. Para Lado e Wilson, as competências organizacionais se apresentam em determinados grupos. EXCETO:
		
	
	
	
	
	Competências de saída.
	
	
	Competências de entrada.
	
	
	Competências transformacionais.
	
	 
	Competências de gestão.
	
	 
	Competências econômicas.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Para diversos referenciais teóricos, dentre os quais destaco o emérito Fernandes, Bruno Henrique Rocha (2006), dizem que a competência organizacional é um conjunto de recursos coordenados que geram valor à organização, são difíceis de imitar, podem ser transferidos a outras áreas, produtos ou serviços da organização, e impactam o desempenho organizacional em um fator-chave a seu sucesso.
A partir desta afirmativa e diante das alternativas de respostas propostas a seguir, assinale aquela que indica corretamente quais são as competências individuais?
		
	
	
	
	
	Saber engajar-se e  não comprometer-se com os objetivos, ser responsável e ético, assumindo os médios riscos e as relativas consequências de suas ações e conhecer e entender as atribuições da organização e seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.
	
	 
	Engajar-se de maneira frágil e manter o descompromisso com os objetivos, ser responsável e ético, assumindo os elementares riscos e as consequências de suas ações e conhecer e entender as atribuições da organização e seu concorrente, identificando oportunidades e alternativas.
	
	
	Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos, ser responsável e ético, analisando os grandes riscos e as consequências de suas ações e desconhecer (além de não compreender) as atribuições da organização e seu concorrente, identificando oportunidades e alternativas.
	
	
	Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos, ser responsável e ético, não assumindo os mínimos riscos e as consequências de suas ações e conhecer e entender as atribuições da organização e seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.
	
	 
	Saber engajar-se e comprometer-se com os objetivos, ser responsável e ético, assumindo os riscos e as consequências de suas ações e conhecer e entender as atribuições da organização e seu ambiente, identificando oportunidades e alternativas.
	
	
	
		7.
		Atualmente as organizações enfrentam  cenário de mudanças significativas para que continuem concorrendo em um mercado tão competitivo.  Há vários procedimentos que estão sendo adotados para garantir o desenvolvimento organizacional,  um  deles é:
		
	
	
	
	
	Contatar fornecedores para garantir qualidade nos produtos oferecidos.
	
	 
	Ampliar sua estrutura organizacional.
	
	
	Articulação mais acirrada com sua clientela interna e externa.
	
	
	Renovar  sua clientela para diminuir índice de reclamações.
	
	 
	Definição e/ou mapeamento das competências organizacionais e individuais.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Competências individuais são:
		
	
	
	
	
	aquelas que agregam às pessoas a organização para que os indivíduos adquiram os valores de um determinado contexto organizacional.
	
	 
	aquelas que agregam valor à área de RH e podem ser observadas em seu desempenho junto aos empregados em um determinado contexto organizacional.
	
	 
	aquelas que agregam valor às pessoas e podem ser observadas em seu desempenho profissional em um determinado contexto organizacional.
	
	
	aquelas que agregam valor às organizações e podem ser observadas em seu desempenho em um determinado contexto no mercado.
	
	
	aquelas que agregam valor aos gestores e podem ser observadas em seu desempenho gerencial em um determinado contexto organizacional
	 Gabarito Comentado
AV 2 
	
		1.
		No momento atual, tanto a empresa necessita de pessoas com um perfil estabelecido pelas suas competências essenciais, organizacionais, quanto as pessoas necessitam de empresas que as permitam desenvolver suas competências individuais. O investimento em treinamento e desenvolvimento tornou-se um diferencial competitivo, tanto para pessoas quanto para as empresas. As organizações estão cada vez mais investindo em pessoas para que tornem-se:
		
	
	
	
	 
	colaboradores que devem ter desempenho de acordo com estabelecido no cargo.
	
	
	colaboradores que precisam saber fazer de acordo com o padrão estabelecido.
	
	
	colaboradores acima da média.
	
	 
	colaboradores que se diferenciam pela capacidade de pensar, criar, inovar.
	
	
	colaboradores competentes.
	
	
	
		2.
		Para Nadler et all (1994), há ¿um conjunto amplo de características organizacionais a ser considerado pelos executivos¿. Assinale, a partir das alternativas a seguir, aquela que NÃO demonstra essas características.
		
	
	
	
	 
	Desenvolver um valor agregado ao produto e não aos serviços da organização.
	
	
	Desenvolver a organização: promover os valores organizacionais e sua cultura.
	
	
	Atender às demandas internas: compreender as necessidades dos gestores, empregados em relação à melhoria dos processos administrativos.