Buscar

caso concreto 3

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO - CCJ0144
 Título AULA 3
 Descrição 
1- Marque a resposta correta: A Psicologia do Desenvolvimento tem como objetivo: 
a. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas inserido em seu contexto social.
 b. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu intelecto e aspectos afetivoemocional. 
c. Estudar o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físicomotor, intelectual, afetivoemocional e social desde o nascimento até a velhice. correta
d. Estudar o desenvolvimento do ser humano apenas quanto ao seu aspecto intelectual e a construção de seu conhecimento desde a infância até a vida adulta. 
e. Estudar o desenvolvimento do ser humano e sua personalidade na infância. 
2- Analise os itens a seguir, relativos à Psicologia do desenvolvimento.
Segundo os estudos do desenvolvimento humano, o ambiente tem mais influência no desenvolvimento de um indivíduo do que a hereditariedade. 
( x ) Certa ( ) Errada 
A psicologia do desenvolvimento restringe seus estudos aos processos de mudança no comportamento humano no decorrer da infância e da adolescência. 
( ) Certa ( x ) Errada
 
3- A Doutrina da Proteção Integral, presente no artigo 227 da República Federativa do Brasil, nos fala de uma integralidade da proteção de crianças e adolescentes e sua peculiar condição de sujeitos em desenvolvimento. Dito de outra maneira, se faz necessário a garantia do desenvolvimento BIOPSICOSSOCIAL de crianças e adolescentes, já que o cuidado assume um valor jurídico. A partir destes pressupostos, leia o seguinte caso concreto e responda o que se pede: Luiz e Raquel são casados. Luiz era caminhoneiro, autônomo e num acidente ficou tetraplégico. Raquel precisou manter a sua casa, já que a pensão recebida em função do 
acidente do marido não consegue manter os muitos tratamentos de Luiz e nem as necessidades da família. Na época do acidente de seu marido, ambos tinham um bebê de três meses de vida (Pedro). Raquel deu início a uma intensificação de seu trabalho como costureira autônoma, em sua casa. Raquel não tem condições financeiras de pagar uma babá e não há ninguém que a ajude nos cuidados com Pedro e com Luiz. Em função disto, deixa Pedro num “cercadinho” de madeira ao lado da cama de Luiz que emite sons ao sinal de algum perigo que Pedro possa ser vítima. E assim, levaram suas vidas numa teia peculiar de laços afetivos. Atualmente, Pedro tem dois anos e ainda não engatinha, apresentando um sério transtorno psicomotor em função de não ser estimulado a caminhar fora do “cercadinho”. Este atraso psicomotor foi notificado ao Conselho Tutelar que solicitou que a mãe estimulasse Pedro a caminhar. A partir do caso concreto em tela, faça uma análise que leve em conta o cuidado como valor jurídico, as funções do Conselho Tutelar e a Doutrina da Proteção Integral.
Resposta:
Tendo em vista as normas dos direitos fundamentis de crianças e adolescentes na Constituição Federam e também no Estatuto da Criança e do Adolescente, conclui então que os direitos fundamentais são: Proteção integral, porém o maior desafio em geral atingindo a todos , sociedade, famílias e Estado é colocar os direitos fundamentais em prática momento atual da infãncia e adolescência no Brasil , nao conseguindo então uma conquista formal.
No sentido de concretizar os direitos e contribuir pra efetivação da cidadani, tornando indispensavel a implantação de poliíticas públicas para atender as demandas das crianças e adolescentes de uma maneira igual. É necessário um comprometimento com a criança e adolescente para que se fortaleça a proteção integral, tendo em vista à promoção da dignidade homem em exercício da cidadania.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes