Buscar

Exame Físico da Genitália Masculina e feminina 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exame Físico da Genitália Masculina e feminina
Equipe : Estefany, Darlene, Josiane, Vera, Márcia, Thais, Josicléia, Cleonice, Patricia B, Anilza.
EXAME DO ÓRGÃO GENITAL MASCULINO
Pode ser realizado com o paciente na posição de pé ou deitado e é necessária a completa exposição da região da virilha e da genitália. Para a realização dessa avaliação a examinadora deve utilizar luvas e o local do exame precisa ser bem iluminado. Durante a inspeção devem-se observar a característica e a distribuição dos pelos pubianos, que se iniciam na base do pênis sobre a sínfise púbica, sendo grossos e encaracolados, continuando pela inspeção da pele que cobre a genitália à procura de pedículos, erupções, escoriações ou lesões, normalmente a pele é clara, sem lesões.
A inspeção e palpação especifica de cada órgão da genitália masculina são realizadas com os seguintes procedimentos.
Pênis
 Observar o tamanho, que é muito variável e a forma do pênis, sendo geralmente flácido, sem curvaturas e de forma cilíndrica. Para inspecionar as estruturas do pênis será necessário manipula-lo se o paciente não for circuncidado, o que deve ser feito com delicadeza para evitar desconforto. Primeiramente inspecionar a veia dorsal que é proeminente ao longa da linha média dorsal. Retirar o prepúcio ou solicitar que o cliente o faça. Essa retração deve ser lisa e indolor. 
Quando o homem não circuncidado, após a retração do prepúcio, observa-se um traço de esmegma que é um liquido branco indolor e cremoso sobre a glande, parecido com coalho. No homem circuncidado, a glande estará exposta e sem esmegma. Após a retração do prepúcio inspecionar a glande e o meato urinário.
Observar a glande em torno de toda sua circunferência que normalmente é lisa e rosa sem lesão. Inspecionar a posição do meato urinário externo, que tem a forma de uma fenda que se estende no pólo ventral da glande e geralmente apresenta-se como uma mucosa saudável, rosa brilhante. Ao examina-lo, deve se usar o dedo indicador e o polegar para comprimir o meato, abrindo-o delicadamente. Palpar toda extensão do pênis, apreendendo-o com o dedo polegar e os dois primeiros dedos da parte dorsal, ventral e nas laterais para perceber quaisquer áreas localizadas de endurecimento ou sensibilidade.
Saco Escrotal
Palpação:
Palpar delicadamente o saco escrotal, observando o seu tamanho, cor forma, simetria, e presença de lesões ou edema. Afasta-lo, para poder observar a superfície posterior. Solicitar que o paciente eleve o pênis para cima em direção à sínfise púbica para poder palpar delicadamente os testículos entre o polegar e os dois primeiros dedos, inspecionando tamanho, forma, e consistência. Certificar-se antes que suas mãos estejam aquecidas. Comparar o testículo direito com o esquerdo, observando que o esquerdo fica em posição inferior ao direito. Eles são sensíveis a compressão delicada, mas não deve doer, portanto é necessário que durante o exame observe-se a expressão facial do cliente
Testículos
Os testículos são ovais e medem cerca de 1 a 2,5 cm de diâmetro, tem consistência elástica e mole, isto é, apresentam-se como se fossem bolas de borracha e são lisos sem presença de nódulos. Em seguida palpar o epidídimo, com as mãos posicionadas da mesma maneira que palpou os testículos, que é percebido como uma estrutura alongada e lisa, como um cordão na superfície postero-lateral do testículo.
Continuar o exame, com os dedos polegar e indicador, palpando-o ducto deferente separadamente, a medida que forma o cordão espermático na direção do anel inguinal externo. Ele possui cerca de 3mm de diâmetro é fino, redondo e não doloroso a palpação.
Solicitar que o paciente fique em pé e posicionar-se sentado enfrente a ele, pedindo que ele faça força para baixo ou tussa, inspecionando ambas as áreas inguinais a procura de abaulamentos.
Próstata
A palpação é realizada através do toque retal. A examinadora solicita que o paciente deite-se na posição genipeitoral ou lateral de Sims e com a mão não dominante afasta as nádegas e com o dedo indicador da mão dominante, enluvada e lubrificada, introduz delicadamente no orifício girando de modo que o dedo palpe a parede retal anterior, sentido a próstata que se apresenta como um estrutura arredondada em forma de coração com dois e meio a quatro centímetros de diâmetro, dividida em dois lobos, por um pequeno sulco, de consistência firme e não sensível, como se fosse borracha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais