Buscar

Ata Notarial Art. 384

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATA NOTARIAL
Ata notarial é um instrumento público, que a pedido de uma partes, relata ao tabelião fatos, ou apresenta imagens, gravações, entre outros dispositivos eletrônicos, afim de que todos os fatos sejam revestidos de fé publica. Prevista na lei 8935/94, art. 6°, III, a Ata notarial vem para autenticar os fatos, e sendo de competência exclusiva dos tabeliões expedi-las, visto que, possui fé publica e pode ser juntada como prova, conforme descrito no art. 405, cpc “O documento público faz prova não só da sua formação, mas também dos fatos que o escrivão, o chefe de secretaria, o tabelião ou o servidor declarar que ocorreram em sua presença”. 
A ata é um ato unilateral de um interessado, cabe ao tabelião verificar, analisar, e autenticar os atos, as coisas e os fatos, visto que a autenticidade é a presunção relativa de que tais alegações são verdadeiras, nela deve conter informações detalhadas, já que os fatos serão transpostos de maneira escrita para um documento em livro próprio, onde será arquivado no respectivo tabelionato, conforme o art. 384 cpc. 
O Paragrafo único do art. 384 trata dos meios de provas não documentais, ou seja, a ata notarial vai além do que está no papel, ela pode ser retirada de qualquer objeto que contenha informações descrevendo ou mostrando um fato. Segundo a Doutrina documentos são: “[...] todo objeto capaz de “cristalizar” um fato transeunte, tornando-o, sob certo aspecto, permanente. Tanto é documento o papel escrito como a fotografia, um mapa ou uma simples pedra com inscrições ou símbolos. Pouco importa o material que é utilizado – para caracterizar documento basta a existência de uma coisa (inanimada) que traga em si caracteres suficientes para atestar que um fato ocorreu”. 
Existem casos em que a ata notarial é lavrada fora do tabelião, como por exemplo, nas ocorrências em que se tratar de comprovação de estado de vida ao órgão do INSS, os interessados procuram o tabelião agendam uma visita, o oficial registra os fatos, o que viu, sentiu ou percebeu, atesta a comprovação de vida do beneficiário, outro exemplo de visita de um oficial, é nas condições de vazamento em determinado apartamento, o tabelião atesta o vazamento, através de suas percepções cognitivas, isto é, registra os fatos que sua percepção observou. Resumidamente, a ata notarial por se tratar de um documento público lavrado de fé pública, é utilizada como prova nos processos judiciais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes