Buscar

Avaliando 2 Psicopatologia

Prévia do material em texto

PSICOPATOLOGIA I
	Simulado: SDE0167_SM_201601103174 V.1  
	Aluno(a): VERGISTO ALMEIDA GONCALVES
	Matrícula: 201601103174 
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 24/09/2017 22:42:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201601219170)
	6a sem.: pensamento
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O tipo e o estilo do pensamento comum, não acometido por nenhuma psicopatologia, é apenas precariamente lógico. Normalmente as pessoas tendem a usar estereótipos e baseiam muito de suas conclusões em premissas que não são verdadeiras, dando verdadeiros saltos de impressões vagas para conclusões precisas. Apesar destas características que podem dificultar a diferenciação do pensamento normal para o pensamento patológico a psicopatologia registra uma séria de possíveis alterações do pensamento dentre as quais podemos destacar o pensamento prolixo que tem como principais características:
		
	
	Pensamento de estrutura pobre e rudimentar tendendo ao raciocínio concreto, os conceitos são escassos e utilizados no sentido mais literal do que abstrato ou metafórico.
	
	Não permitir que o paciente chegue a qualquer conclusão sobre o tema que está considerando a não ser após muito esforço. O paciente dá longas voltas ao redor do tema e mescla, de forma imprecisa, o essencial com o supérfluo.
	
	Pensamento radicalmente incoerente, no qual os conceitos e juízos não se articulam minimamente de forma lógica.
	
	Devido à uma turvação da consciência o pensamento torna-se incoerente e tortuoso, impedindo que o indivíduo aprenda de forma clara e precisa os estímulos ambientais e possa, desta forma, processar claramente o raciocínio.
	
	Caracterizado pelo predomínio de idéias ou representações que, apesar de terem um conteúdo absurdo ou repulsivo para o indivíduo, impõem-se à consciência de modo persistente e incontrolável.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601680695)
	2a sem.: Entrevista Psicológica
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O primeiro encontro clínico deve voltar-se para a compreensão do paciente; para tal, o entrevistador deve:
		
	
	procurar acalmar a angústia do que pede ajuda, respondendo aos seus anseios;
	
	levar o paciente a ter claro o sintoma.
	
	ser receptivo, humano, escutando, sem emitir juízo de valor;
	
	atender ao pedido de ajuda, facilitando no desaparecimento do sintoma;
	
	ser amável, trazendo o conforto da possível resolução do sintoma; 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601219146)
	2a sem.: consciência
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A consciência pode se alterar por processos fisiológicos, como por exemplo o sono e por processos patológicos como por exemplo em quadros neurológicos e psicopatológicos nos quais há um rebaixamento da consciência. Existem diversos graus de rebaixamento da consciência. Indique as principais características do rebaixamento da consciência conhecido como coma.
		
	
	Envolve um padrão de movimentos oculares rápidos e conjugados, ao lado de um relaxamento muscular profundo e generalizado, interrompido esporadicamente por contrações de pequenos grupos musculares.
	
	Grau mais profundo de rebaixamento da consciência no qual não é possível qualquer atividade consciente voluntária.
	
	Caracterizado pela instabilidade do sistema nervoso central com variações das freqüências cardíaca e respiratória, pressão arterial e fluxo sanguineo cerebral.
	
	É o rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. A inspeção inicial o paciente pode já estar claramente sonolento ou pode parecer desperto, o que dificulta o diagnóstico. De qualquer forma sempre há uma diminuição do grau de clareza sensorial, com lentidão da compreensão e dificuldade de concentração.
	
	Estado de marcante turvação da consciência no qual o paciente pode ser apenas despertado por estímulos enérgicos, sobretudo de natureza dolorosa. Embora o indivíduo ainda possa apresentar reações de defesa ele é incapaz de qualquer ação espontânea.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601380093)
	6a sem.: Alterações da sensopercepção
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Um paciente psicótico relata, ao entrar no consultório, que sentiu definitivamente que vai morrer, porque os óculos da médica sobre a mesa estão com as hastes voltadas para ele. Tal fenômeno nos faz supor tratar-se de:
		
	
	interpretação delirante;
	
	ilusão visual.
	
	delírio paranoide;
	
	delírio de relação;
	
	percepção delirante;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601219138)
	2a sem.: Inconsciente
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para Freud o inconsciente é bem mais do que um simples estado mental fora da consciência. Ele é, embora obscuro, a estrutura mental mais importante do psiquismo humano. Em sua opinião, o sistema inconsciente funciona regido por princípios específicos dentre os quais se destaca o princípio do prazer. Indique, dentre as opções abaixo, as características deste princípio.
		
	
	O funcionamento inconsciente não segue as ordens da realidade, submete-se apenas às suas próprias necessidades priorizando a descarga das excitações do aparelho psíquico.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder à outra toda a sua cota de energia.
	
	No inconsciente não existe tempo real. Os processos inconscientes não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo, não tem qualquer referência ao mesmo. Não existe no mesmo passado, presente ou futuro.
	
	No sistema inconsciente não há lugar para negação ou dúvida, ou graus diversos de certeza ou incerteza. Tudo é absolutamente certo, afirmativo.
	
	As cargas energéticas acopladas às representações psíquicas ¿ idéias ¿ são totalmente móveis. Uma idéia pode ceder apropriar-se da energia de várias outras idéias.

Continue navegando