Buscar

Endosso Impróprio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Joyce Oliveira de Brito RA:C96GCG-0
Endosso Impróprio – mandato e caução
			O endosso é a transferência de um título por tradição (simples entrega) do título de crédito + a declaração formal (assinatura) da vontade, feita no verso da folha, para transferência a outrem identificado no título de credito.
			O Endosso possui duas espécies: O primeiro é o endosso próprio, podendo ser transferidos os títulos, por meio de títulos em preto (preenchidos) ou em branco (apenas assinado). 
			Já o segundo é o endosso impróprio, aquele em que não transfere a titularidade do crédito expressa no título, transferindo outros direitos expressos no título. Sendo classificado em:
Endosso mandato: aquele aonde alguém possui o título para realizar cobrança do valor expresso neste, assumindo um papel de procurador do credor, quitando a cobrança expressa no título, ou seja, é o endosso que autoriza o recebimento de um crédito em nome do credor. 
Dividido em: á ordem, aonde o nome da pessoa nomeada mandatária (que possui papel de procurador) precisa está expressa no título, sendo este sempre um título em preto (com assinatura e indicação das pessoas relacionadas a este). E não á ordem, aonde neste o crédito e mandato não podem ser transferido a outrem, impedindo essa transferência pela expressão “não á ordem” escrita no título. 
Exemplo de endosso mandato: a duplicata – que serve apenas em caso de venda/compra/entrega de mercadoria ou prestação de serviço, para cobrança futura do crédito expresso, indicando o nome da instituição financeira aonde deverá ser pago o valor da cobrança.
Endosso caução: aquele que é dado como garantia de uma obrigação que o endossante assumiu, ou seja, quem o possui, o recebe como garantia de algo. Este portanto, é um título que tem como finalidade dar a garantia de que o endossante irá realizar o pagamento da obrigação pactuada. 
Para identificar que o título é um endosso caução é necessário que neste haja expressado a expressão “em garantia” ou “por penhor”, dando ao credor a garantia deque caso o título não seja pago, este possa se satisfazer por meio desta garantia. A palavra “penhor” na expressão “em penhor” que deve está expressa no título não se confundi com penhora, pois essas palavras possuem significados diferentes, sendo penhora um ato processual civil encontrado na ação de execução, enquanto penhor significa direito real de garantia.
Exemplo de endosso caução: nota promissória – que serve como título de promessa de pagamento, dando ao endossatário a garantia de receber em seu favor, indicando no verso da nota promissória a quem deverá ser pago (quanto endosso em preto) ou apenas a assinatura do endossando (quanto endosso em branco).
Bibliografia: 
https://breyner.jusbrasil.com.br/artigos/250832983/o-endosso-cambial-e-suas-peculiaridades-em-comparacao-a-cessao-de-credito
http://www.direitonet.com.br/resumos/exibir/296/Titulos-de-credito

Outros materiais