Buscar

SIMULADO ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR
	
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201408995406)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um processo seletivo para ocupação do cargo na área de saúde em um hospital, foi realizada uma prova específica, que continha questão relacionada com a disciplina Anatomia Humana. Nesta questão observava-se: paciente chegou ao determinado hospital apresentando diversas alterações. Após avaliação médica, foram realizados exames de imagens que constataram: 1) Alteração em uma curvatura fisiológica, primária, da coluna vertebral. 2) Fratura no processo odontóide. 3) Fratura no pedículo. Tomando como base as informações contidas nos exames, o enfermeiro pode deduzir que: I. Essa alteração ocorreu na região lombar, sabendo que a curvatura desta região é primária. II. Esta fratura ocorreu na vértebra áxis, sabendo que nela encontra-se o processo odontóide e que esta vértebra recebe a classificação morfológica de osso irregular. III. Esta fratura ocorreu na vértebra atlas, sabendo que o pedículo é um acidente ósseo desta vértebra.. Está correto o que se afirma somente em:
		
	
	I está correta.
	
	III está correta.
	
	I e III estão corretas.
	
	II e III estão corretas.
	 
	II está correta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408986541)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente de 46 anos, cor branca, docente, tabagista, com C.A de mama, submeteu-se a mastectomia radical á D.No pós- operatório tardio, apresentou grande dificuldade em realizar os movimentos de Flexão, Adução e Rotação medial da articulação do ombro.Pergunta-se qual músculo é responsável pelo movimento e qual a classificação da referida articulação.
		
	 
	Peitoral maior-deltoide parte clavicular, articulação sinovial esferoide
	 
	Apenas a opção D está correta.
	 
	Peitoral maior e deltoide parte acromial-articulação sinovial gínglimo
	 
	Apenas o peitoral maior- articulação sinovial elipzóide
	 
	Bíceps braquial-. articulação sinovial gínglimo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408981717)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O esqueleto apendicular apresenta como principal função a relação com o movimento do corpo humano, já que os ossos são órgãos passivos e os músculos órgãos ativos. Além disso todos os ossos são pares e predominantemente longos. Considerando o osso par que faz parte do cíngulo do membro superior localizado látero, póstero e superiormente em relação ao tórax. Assinale o acidente ósseo onde se inserem três músculos e três ligamentos.
		
	
	processo coronóide
	
	tubérculo infraglenoidal
	
	tubérculo supraglenoidal
	
	fossa supraespinal
	 
	processo coracóide
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408413340)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma paciente de 32 anos apresenta no exame clínico: dor na articulação temporomandibular (ATM); presença de ruídos articulares à auscultação; amplitude de movimentos mandibulares diminuída; problemas na oclusão. A tensão na musculatura dessa articulação é grande, conforme examinado pelo profissional de saúde. Os músculos envolvidos na movimentação dessa articulação são (marque a alternativa correta):
Segundo ALVES et al. (2003), o exame clínico será realizado medindo-se a movimentação mandibular (movimentos excêntricos e interferências oclusais). Se esses movimentos são simétricos, mensurar a abertura da boca com uma fita métrica, paquímetro ou régua (medindo dos dentes superiores até os inferiores), fazer a palpação dos músculos mastigatórios para verificar se há sintomatologia dolorosa. Verificar se há presença de estalido ou crepitação na região da articulação temporomandibular, dor na musculatura facial e cervical e desgastes dentários. O exame passivo da coluna cervical não é recomendado para pacientes com supostas fraturas ou instabilidade relacionada à doenças inflamatórias ou tumores. O examinador deve também excluir sinais neurológicos (FRICTION et al., 2003). Depois de feito o exame clínico, o diagnóstico pode ser realizado buscando a causa mais próxima do problema e indicar o tratamento mais adequado. É importante salientar que há DTMs que são cíclicas e não curáveis, devendo apenas manter o controle dos sintomas (WITZIG & SPAHL ,1999).
		
	
	Auricular, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral.
	
	Auricular, frontal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral.
	
	Masseter, temporal, pterigóideo maior e pterigóideo menor.
	
	Masseter, temporal, zigomático maior e zigomático menor.
	 
	Masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409004593)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os músculos dos membros inferiores são bastante acionados durante o balé. Sabendo-se disso , qual músculo da perna é o responsável pela flexão plantar?
		
	 
	Fibular longo
	 
	Tríceps sural
	
	Extensor dos dedos
	
	Poplíteo
	
	Tibial anterior

Outros materiais