A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
AVALIANDO DIREITO PENAL IV

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão 
	5a sem.: CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(TRT 2R (SP) - 2009 - TRT - 2ª REGIÃO - Juiz) Durante audiência de instrução, debates e julgamento o Magistrado verifica que a testemunha A está negando a verdade, diante de pergunta sobre fato a respeito do qual a testemunha tinha conhecimento, mas esta se negou a responder alegando que foi orientada pelo advogado da parte. 
		
	
	Houve falso testemunho por parte da testemunha, mas o advogado não é partícipe, nem co-autor desse fato, por se tratar de crime de mão própria.
	
	Não houve crime falso testemunho por parte da testemunha posto que não mentiu, apenas negou a verdade 
	
	Houve falso testemunho por parte da testemunha e do advogado em co autoria direta 
	
	Houve crime de falsidade por parte da testemunha e o advogado responde como partícipe do crime 
	
	Não houve crime falso testemunho por parte da testemunha posto que não mentiu, apenas negou a verdade, mas houve crime por parte do advogado de incitação à prática de delito. 
		
	
	
	 2a Questão 
	5a sem.: LEI DE CRIMES HEDIONDOS
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O condenado por crime hediondo
		
	
	não tem direito à livramento condicional, devendo cumprir a pena em regime integralmente fechado
	
	pode requerer o livramento condicional após o cumprimento de mais de 1/2 da pena, se não for reincidente em crime da mesma natureza
	
	pode pedir o livramento condicional após cumprir mais de 2/3 da pena, se não for reincidente em crime da mesma natureza
	
	pode requerer o livramento condicional independentemente do tempo de pena cumprida, mas desde que não seja reicidente em crime de mesma natureza
	
	pode pleitear o livramento condicional após o cumprimento de mais de 2/5 da pena, se não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes
		
	
	
	 3a Questão 
	4a sem.: Crimes hediondos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Em matéria de Crimes Hediondos é correto afirmar:
		
	
	Epidemia com resultado morte e peculatos praticado por prefeito
	
	Estupro de vulnerável e estupro
	
	Extorsão mediante sequestro e roubo
	
	Tráfico e terrorismo
		
	
	
	 4a Questão 
	5a sem.: Lei dos crimes hediondos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa INCORRETA: 
		
	
	Uma das críticas que se pode fazer à Lei dos Crimes Hediondos é a de que ela vem em descompasso com uma orientação político-criminal democrática, isto é, mais voltado ao encarceramento, do que em medidas que reforçam os aspectos preventivos e ressocializadores da pena. 
	
	O ordenamento jurídico brasileiro adota o sistema misto de definição do que é crime hediondo, isto é, há um rol taxativo, porém abstrato, e o juiz que decidirá, no caso concreto, dentre os tipos previstos, se a conduta é hedionda ou não.
	
	A primeira aparição no ordenamento jurídico brasileiro dos ¿crimes hediondos¿ veio com a Constituição Federal de 1988, isto é, antes mesmo da edição da Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90).
	
	A Lei dos Crimes Hediondos foi redigida sob influência de movimentos criminológicos conservadores, tais como a teoria das janelas quebradas e a política de tolerância zero.
	
	Pode-se afirmar que alguns tipos penais foram introduzidos no rol dos crimes hediondos devido à comoção social de fatos divulgados pela mídia: como a extorsão mediante sequestro e o homicídio qualificado.
		
	
	
	 5a Questão 
	4a sem.: CRIMES CONTRA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	FGV - 2010 - PC - AP - Delegado de Polícia - Maurício e Sandoval, sócios da empresa 007 Construções Ltda., decidem participar de uma concorrência pública realizada pela Secretaria de Obras do Estado do Amapá para seleção da empresa encarregada de construir um estádio de futebol com vistas à Copa do Mundo que se realizará no Brasil. Como a empresa não dispõe dos documentos exigidos pelo edital - especificamente a comprovação de realização de obra semelhante em contratação com o setor público - Maurício e Sandoval falsificam ART's (anotação de responsabilidade técnica) a fim de simular que já realizaram tais obras. A fraude surte efeito e a 007 construções é efetivamente selecionada dentre as concorrentes. Todavia, a falsificação é descoberta pouco tempo depois. Assinale a alternativa que indique o crime praticado por Maurício e Sandoval 
		
	
	Falsidade ideológica (art. 299, Código Penal).
	
	Falsificação de documento particular (art. 298, Código Penal).
	
	Falsificação de documento público (art. 297, Código Penal).
	
	Estelionato (art. 171, Código Penal).
	
	Fraude à licitação (art. 93, lei 8.666/93).