Buscar

Estudo de casos Casas das Canoas Projeto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Casas das Canoas
Acesso/ Entrada principais e secundárias
Circulação Internas:
Volume/ Massa
Não há uma forma especifica para a casa, pois o arquiteto optou pela forma orgânica seguindo os desníveis do terreno, não queria uma caixa retangular.
A flexibilidade de projeto exigida por Niemeyer foi conseguida em parte graças ao uso da cobertura plana. A laje plana de concreto segue um desenho orgânico que lembra elementos da natureza como as formas de um lago ou curvas de nível de um terreno acidentado.
Há uma rocha no terreno que não foi retirada, Niemeyer unificou-a com a construção, ou seja, ‘acomodou’ a casa em cima da pedra fazendo com que metade dela fica-se dentro e outra fora.
Cheios e Vazios
 
A sua predominância é de vazios na parte superior para possibilitar as vistas para o mar, porém na parte inferior, para privacidade da área íntima, a predominância é de cheios. A residência possui uma assimetria nos ritmos. Oscar Niemeyer articulou nessa casa o concreto amado e vidros.
Edifício X Entorno
A casa elava-se no topo do morro de São Conrado, sendo privilegiada com uma vista abrangente da baía do Rio. Hoje em dia, a vegetação ao redor é abundante, obstruindo um pouco a visão Ao lado da residência há um curso d’água, que continua fazendo seu caminho sem ser prejudicado.
Definição de Espaços
A pedra no terreno é um dos elementos mais marcantes da obra, e parece ter conformado os espaços de acordo com a vontade da sua presença nestes. Mas há outros como os móveis (desenhando pelo próprio arquiteto), as esculturas pelo terreno (Alfredo Ceschiatti), a diferenciação de materiais para revestimento (madeira, vidro, carpete, mármore) que definem os espaços.
- A estrutura é independente e em concreto armado que tem como função a sustentação da casa, sendo a laje também usada como cobertura da parte externa.
- Na parte coberta que tem contato com o exterior à sustentação é feita por pilotis cilíndricos de concreto armado pintados de preto, pilotis estes que estão escondidos na parte inferior pela vedação de alvenaria rebocada.
Na área da sala de estar e jantar que tem contato com o pátio e a piscina parte da vedação é feita por grandes portas de vidro, que maximizam a iluminação dos ambientes e as paredes em alvenaria são revestidas por madeira.
Conforto Ambiental
A incidência direta do sol amenizada pela grande laje sinuosa e a piscina recebendo o sol praticamente o dia inteiro. 
Destaque para as aberturas circulares, alinhadas próxima ao teto e a janela na biblioteca que devido ao formato e dimensão só permitem que se veja de dentro para fora enquadrado parte da vista, o que garante privacidade.
Eixos principais: 
Critica
No pavimento inferior na fachada sudeste é localizado um dos quartos, por esta localizado ao Sudoeste sejam mais escuras devido a pouca presença de aberturas.
No piso inferior a pouca existência de grandes aberturas e portas, confere um aspecto mais enclausurado e pouco arejado, neste aspecto é possível perceber uma valorização maior da área social com relação à íntima. 
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais