Buscar

apol geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Geografia 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	F – V – V – V
Considerando os textos acima e os conteúdos abordado s nas aula s e no livro -base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afir mativas a seguir: I. Definitivamente uma mercadoria. II. Desnecessário para o movimento do capital. III. Constantemente reconstruído. IV. Necessário para o movimento do capital. São corretas as afirmativas: A II e III ape nas.  B I, III e IV apenas. C I e III apenas. D II e IV apenas. E I, II, IV apenas. Questão 10/10 Leia o fragmento de texto a se guir: “A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação d os monopólios capitalistas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponí vel em: R OSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. A te ndência expansio nista do capitalismo, no início do sécu lo XX, já havia desvendad o quase todo o globo terrestre. A geografia dese mpenhava, naquela ép oca, uma função essencial, estra tégica e política. Assinale correta mente qual era essa função? 
 A Influenciar e centralizar o quadro teórico geográfico.  
 B Inventariar e catalogar. 
C Catalogar e influenciar o quadro teórico geográfico. 
 D Inventariar e influenciar o quadro teórico geográfico. 
 E Centralizar o quadro teórico geográfico e catalogar

Outros materiais