Buscar

discurssivas jogos e brinquedos.docx

Prévia do material em texto

Questão 1: Os jogos podem conter uma infinidade de características e, por isso, há a possibilidade de serem classificados de várias maneiras, conforme as ideias de cada teórico. Nos estudos desta disciplina, os jogos foram classificados em tipo. Cite três deles e explique sua importância para a ampliação das aprendizagens das crianças nas escolas de educação infantil.
Questão 2: “A industrialização e a urbanização alteraram o panorama das cidades, eliminando os grandes espaços públicos apropriados à expressão lúdica e levando ao esquecimento grande parte das brincadeiras infantis. Assim, para impedir o desaparecimento do acervo cultural de brincadeiras da infância, inicia-se um movimento para a introdução dos jogos tradicionais nas instituições infantis” (ARNAIS, 2012).
Quais as brincadeiras mais comuns resgatadas nas escolas de educação infantil? Qual a importância desse resgate?
Questão 3: As crianças com necessidades especiais podem frequentar as brinquedotecas? Por quê? Quais normas ou cuidados os professores devem considerar?
Questão 4: As discussões sobre o que seja atividade lúdica na educação foram se mostrando cada vez mais frequentes, e as pesquisas nessa área tornaram reconhecida sua importância nas aprendizagens infantis. Assim, é função do professor possibilitar a brincadeira como um recurso pedagógico. 
Como o professor deve elaborar seu planejamento a fim de possibilitar a brincadeira no cotidiano da escola de educação infantil?

Outros materiais