Buscar

av parcial

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602809642)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	CESGRANRIO - 2010 - Ciente de que nossa visão é repleta de prenoções e juízos de valor, a construção de um olhar sociológico principia com o estranhamento, ao se observar a realidade. Tal procedimento confronta o conhecimento do senso comum e possibilita a construção do conhecimento científico. Essa reflexão propõe:
		
	
	considerar verdadeiras as explicações biológicas para o comportamento humano em sociedade.
	
	fazer diferentes leituras do fato social, tomando por base o senso comum.
	
	buscar as suas próprias experiências para a explicação do conhecimento científico.
	
	tomar decisões fundamentadas no conhecimento do cotidiano.
	 
	estudar a realidade observada, segundo o critério teórico-metodológico.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602790119)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao pensar, o homem formula explicações acerca da realidade e dos fenômenos que o cercam. Pode-se dizer que o conhecimento é formado através do pensamento e da palavra, que são sistematizados de alguma maneira. As formas de conhecimento e, portanto, as formulações que deles derivam, não são as mesmas em todo tempo, em todo lugar e para todos os indivíduos. Assinale a alternativa que conceitua corretamente o conhecimento de senso comum.
		
	
	Pode ser traduzido como à busca do conhecimento, um contínuo questionar
	 
	Compreende o mundo por meio do aprendizado acumulado de gerações anteriores
	
	Busca explicar o mundo a partir da ação de entidades (sobrenaturais)
	
	Busca explicar o mundo através da separação entre as esferas do sagrado e do profano
	
	Transcende os fatos e os fenômenos em si, analisa-os para descobrir suas causas e concluir as leis gerais que os regem
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602722102)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as Ciências Sociais, podemos considerar como CORRETA apenas a seguinte opção:
		
	
	As Ciências Sociais lidam apenas com o que se chama de realidade.
	
	A construção de uma visão social da qual seja possível apenas e tão somente entender a realidade.
	 
	Nas Ciências Sociais os eventos estudados têm determinações complexas, pois o "laboratório" é a sociedade. Há possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator, as relações existentes num dado momento.
	
	O objeto de estudo das Ciências Sociais são as relações que os homens estabelecem entre si apenas no contexto familiar e religioso.
	
	A revolução Francesa não teve influência no processo de surgimento das ciências Sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602307604)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir de uma perspectiva antropológica e baseado nos princípios do relativismo cultural, DaMatta (2000), estabelece a distinção entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais. Partindo dessa perspectiva, assinale quais das afirmações abaixo sobre as diferenças entre as Ciências Naturais e as Ciências Sociais é correta: I - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem distantes de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos são estranhos e não nos pertencem integralmente. II - As ciências sociais trabalham com fenômenos isolados, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que não podem ser entendidos, se não nos pertencerem integralmente. III - As ciências sociais trabalham com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendem estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente.
		
	
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	Apenas a afirmação II está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	As afirmações I e II estão corretas.
	 
	Apenas a afirmação III está correta.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602710807)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No século XIX, os antropólogos não pesquisavam as novas culturas descobertas. No lugar deles, viajantes eram enviados e lhes enviavam relatos do que tinham visto e, só então, os antropólogos desenvolviam suas teorias. Essa forma de pesquisar ficou conhecida como:
		
	
	Teoria do não campo
	
	Teoria pragmática
	
	Modelo de teleantropologia
	 
	Antropologia de gabinete
	
	Escola da antropologia antiga
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602710810)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A antropologia moderna preconiza que o cientista deve viver a cultura que pretende estudar. Pois, segundo François Laplantine , só assim ele conseguirá "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias". Essa antropologia utiliza a metodologia denominada de:
		
	
	Pesquisa-ação
	
	Vivência real
	 
	Etnografia.
	
	Pesquisa de campo
	
	Empatia
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602797287)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na formação do pensamento político contemporâneo tiveram destaque as teorias contratualistas, que postulavam a passagem de um Estado de Natureza a um Estado Civil mediante um Contrato Social. Entre os teóricos do contratualismo se destacaram:
		
	
	Marx, Rousseau e Weber.
	
	Locke, Marx e Hobbes.
	
	Marx, Maquiavel e Trotsky.
	 
	Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	Locke, Maquiavel e Trotsky.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602145465)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente o texto abaixo que se refere a Jânio Quadros no período de campanha eleitoral para o governo do Estado de São Paulo em 1954:
"(...) Histriônico, aparecia nos comícios todo despenteado, a barba por fazer, o paletó amarfanhado e cheio de caspa, mordendo sanduíches de mortadela que tirava do bolso - uma caricatura do populista. Não tinha um programa, mas impressionava a audiência com discursos vazados numa linguagem afetada, escandindo as sílabas para realçar o português castiço. Ganhou a eleição derrotando a máquina eleitoral de Adhemar e dessa vez cumpriu o mandato. (...)" Extraído de PILAGALLO, O. O Brasil em Sobressalto: 80 anos de história contados pela Folha S. Paulo: Publifolha, 2002. p. 94.
 Segundo os três tipos puros de dominação legítima de Max Weber, qual o tipo de dominação descrito no texto acima:
		
	 
	De caráter carismático que repousa sobre a entrega extracotidiana à santidade, ao heroísmo ou à exemplaridade de uma pessoa e as ordenações por ela oriundas ou reveladas.
	
	De caráter legal que repousa sobre o pressuposto que todo direito, pactado ou outorgado, pode ser intitucionalizado de modo reacional.
	
	De caráter tradicional que repousa sobre a crença cotidiana na santidade das tradições que vigoram desde tempos longínquos e na legitimidade dos que são designados por essa tradição para exercer a autoridade.
	
	De caráter emotivo que repousa na crença na legitimidade das ordens estatuídas e do direito de mando daqueles que, em virtude dessas ordens, estão nomeados para exercer a dominação.
	
	De caráter racional que repousa na crença na legitimidade de ordenações instituídas e nos direitos de mando dos chamados por essas ordenações a exercer a autoridade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602368482)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Auguste Comte, pai do positivismo, já que existiam as leis da Física, da Química, da Biologia, por que não aceitar a existência das leis da sociedade, cuja compreensão caberia a Sociologia ou Física Social? Esta visão das Ciências Sociais, apoiada na metodologia de trabalhodas chamadas ciências exatas e da natureza levaria Comte a elaborar a Lei dos Três Estados, segundo a qual a humanidade evoluiria a partir dos seguintes estados:
		
	 
	teológico, metafísico e positivo.
	
	paleolítico, mesolítico e neolítico.
	
	arcaico, medieval e moderno.
	
	bárbaro, civilizado e espiritualizado.
	
	teocêntrico, geocêntrico e antropocêntrico.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602865770)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(Unicentro 2010) O nome "Positivismo" tem sua origem no adjetivo "positivo", que significa certo, seguro, definitivo. Como escola filosófica, derivou do "Cientificismo", isto é, da crença no poder dominante e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis que seriam a base da regulamentação da vida do homem, da natureza e do próprio universo. Com esse conhecimento pretendia-se substituir as explicações teológicas, filosóficas e de senso comum por meio das quais - até então - o homem explicaria a realidade e a sua participação nela (COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo, 2005, p.72.). Sobre o Positivismo assinale a alternativa correta:
		
	
	O positivismo não derivou de nenhum método de investigação das ciências da natureza, e sim criou o seu próprio método investigativo
	
	O positivismo não busca a certeza de nada e se baseia em explicações abstratas.
	
	O positivismo baseava suas explicações nas explicações teológicas, filosóficas e de senso comum.
	
	O positivismo foi uma teoria criada por Émile Durkheim para explicar os fatos sociais.
	 
	O positivismo, teoria criada por Auguste Comte, pregava a cientifização do pensamento e do estudo humano, visando a obtenção de resultados claros, objetivos e completamente corretos.

Outros materiais