Buscar

slaide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Nariz e Olfato
*
Introdução
As sensações olfativas são difíceis de descrever e de classificar. Entretanto, têm-se realizado classificações baseadas em elementos químicos associados aos odores das substâncias. 
*
Nariz
*
Nariz
O Nariz é composto por duas fossas nasais que constituem o segmento inicial da arvore respiratória, comunicando-se com o exterior por intermédio das narinas e com a rinofaringe por intermédio das coanas. As fossas nasais estão separadas por um septo ósteo-cartilaginoso.
*
Septo Nasal
Rinofaringe
Septo Nasal
*
O septo nasal, são constituídas por 4 paredes:
– Inferior ou soalho, que corresponde à abóbada palatina.
– Superior ou abóbada, formada pelo osso frontal, pela lâmina crivosa do osso etmóide e pela parede anterior do corpo do esfenóide. 
–Interna (medial) ou septo nasal, formado anteriormente pela cartilagem quadrangular, superiormente pela lâmina per pendicular do etmóide e inferiormente pelo vômer.
*
– externa (lateral), de todas a mais importante, formada justaposição de vários óssos (maxilar, palatino, etmóide, e corneto inferior). Também é chamada de parede turbinada, pois nela se dispõem, de cima para baixo, 3 a 4 saliências osteo-mucosas denomindas cornetos, também podem ser chamados de conchas.
*
Parede Lateral da fossa nasal
*
Os cornetos nasais – um superior, um médio e um inferior – se inserem na parede externa da fossa nasal, possuem uma extremidade anterior ou cabeça, uma extremidade posterior ou cauda e uma porção intermediária ou corpo. Eles limitam, com a própria parede externa da fossa nasal, determinados espaços denominados meatos. No meato inferior desemboca o canal lacrimal. 
*
O meato médio, de todos o mais importante, tem uma estrutura anatômica complexa, determinada pela desembocadura dos canais e orifícios das cavidades paranasais anteriores (frontal, maxilar e etmóide anterior). No meato superior desembocam os seios posteriores (etmóide posterior e esfenóide).
*
Olfato
O olfato é um dos cinco sentidos pelo qual se percebe os odores. O nariz, equipado com nervos olfativos, é o principal órgão do olfato. Os nervos olfativos são também importantes para distinguir o sabor das substâncias que se encontram dentro da boca. Pode-se dizer que muitas das sensações gustativas tem sua origem no olfato. 
*
A pesquisa sobre olfato
As pesquisas sobre o olfato apontam que as substâncias com odores similares apresentam moléculas do mesmo tipo. Estudos recentes mostram que a forma das moléculas que originam os odores determina a natureza do odor dessas moléculas e substâncias. Acredita-se que estas moléculas combinam-se com células específicas do nariz ou com compostos químicos que estão dentro destas células.  
*
Cérebro
A captação dos odores é o primeiro passo de um processo que continua com a transmissão do impulso através do nervo olfativo, até a percepção do odor pelo cérebro.  
*
*
*
*
*
*
Olfato humano
O olfato humano é pouco desenvolvido se comparado ao de outros mamíferos. O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais). Os receptores olfativos são neurônios genuínos, com receptores próprios que penetram no sistema nervoso central. 
*
*
A cavidade nasal
A cavidade nasal, que começa a partir das janelas do nariz, está situada em cima da boca e debaixo da caixa craniana. Contém os órgãos do sentido do olfato, e é forrada por um epitélio secretor de muco. 
*
Órgão olfativo
O órgão olfativo é a mucosa que forra a parte superior das fossas nasais - chamada mucosa olfativa ou amarela, para distingui-la da vermelha - que cobre a parte inferior.
A mucosa vermelha é dessa cor por ser muito rica em vasos sangüíneos, e contém glândulas que secretam muco, que mantém úmida a região. Se os capilares se dilatam e o muco é secretado em excesso, o nariz fica obstruído, sintoma característico do resfriado. 
*
*
*
O olfato
Pelo olfato reconhecemos o cheiro de diversas substâncias. Desse modo,podemos identificar um alimento estragado ou algum produto capaz de causar danos á saúde .no entanto, é bom lembrar que nem todas as substâncias perigosas e nem todos os alimentos estragados podem ser identificados pelo cheiro.
*
*
O olfato humano
O olfato humano não é tão desenvolvido quando o da maioria dos mamífero.mesmo assim, temos cerca de 16 milhões de receptores olfatórios,que possibilitam uma percepção de cerca de 10 mil odores diferentes.boa parte do que conhecemos como sabor do alimento deve –se ao olfato:com nariz e olhos tapados,pode ser difícil distinguir

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais