Buscar

resumo A.P.O

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise SWOT
 A Análise SWOT, também conhecida e amplamente aplicada no Brasil, pelo nome Análise FOFA ou FFOA, siglas que em português significam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, que derivam do idioma inglês, que por sua vez significam: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.
A Análise SWOT, – ou Matriz SWOT – foi desenvolvida na década de 60 por Albert Humphrey, que na Universidade de Stanford, liderou um projeto de pesquisa onde analisou e cruzou sistematicamente os dados das 500 maiores corporações relatadas pela revista Fortune da época, utilizando um método que, rapidamente, se transformou em um exercício utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
A Análise SWOT é um sistema simples de analise que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e devido sua simplicidade metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de um site à gestão de uma multinacional.
Entenda o conceito de Análise SWOT e seus objetivos
Podemos dizer então que o conceito da Análise SWOT está em sua ampla utilização como método de gestão para o estudo dos ambientes interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização, e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. Faz parte do conceito de Analise SWOT também a identificação assertiva dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de seu planejamento estratégico.
Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades. 
Alguns dos objetivos da Análise SWOT:
Efetuar uma síntese das análises externas e internas.
Identificar itens chave para a gestão da organização, o que implica estabelecer prioridades de atuação.
Preparar opções estratégicas: riscos e problemas a resolver.
É através da análise que conseguimos o diagnóstico da empresa: fortalecimento dos pontos positivos, indicação de quais pontos devem melhorar, chances de crescimento, aumentando das oportunidades, etc.
Realizar previsão de vendas em conformidade com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral.
Ambiente interno (Forças e Fraquezas) – integração e padronização dos processos, eliminação de redundância e foco na atividade principal.
Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – fiabilidade e confiança nos dados, informação imediata de apoio à gestão e decisão estratégica e redução de erros.
Ambientes externo e interno para conceito e analise SWOT
O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos humanos, financeiros, físicos, entre outros, sobre os quais é possível exercer maior controle, pois são resultado de estratégias definidas pela direção. Nesse ambiente é possível identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com seus concorrentes atuais ou em potencial.
Entenda como utilizar a governança de TI para controlar riscos e informações.
Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora dos limites da organização e, que de alguma forma, exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não existe controle, porém deve ser monitorado continuamente, pois é base para o planejamento estratégico.
A análise do ambiente externo é comumente dividida em fatores macro ambientais (questões políticas, demográficas, tecnológicas, econômicas etc.) e fatores micro ambientais (fornecedores, parceiros, consumidores e etc) que devem ser constantemente acompanhados, antes e após a definição das estratégias da empresa. Desta forma, por meio deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam.
Finalmente, se considerarmos que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo mercado, podemos afirmar que somente aquelas que conseguirem melhor identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades sofrendo uma menor quantidade de danos e ameaças.
Core Business
A postagem de hoje será dedicada a informar sobre o Core Business e de como essa importantíssima informação pode influenciar na prosperidade de seu negócio, principalmente no que tange a abertura de empresa.
Na tradução livre podemos dizer que o core business se trata do “núcleo do negócio” e é uma das informações mais pertinentes que se deve ter, para que seja possível gerir uma empresa focando em seus objetivos e metas reais.
Será através dessa informação que a empresa poderá melhorar a tomada de decisões e obter maior vantagem competitiva.
 
O sucesso de sua empresa depende do Core Business
Perceber, analisar e determinar o núcleo do negócio da instituição é de extrema seriedade, pois será através desse processo que a organização terá a compreensão de seus principais objetivos dentro do mercado atuante.
Segundo Chris Zook – autor de livros e artigos sobre estratégias de negócio -, a maioria das empresas que fracassam deve o seu colapso exatamente ao fato de não focalizarem os esforços em seu core business de forma correta.
Neste sentido é correto dizer que as empresas não devem ampliar muito o núcleo de seu negócio, pois têm grande possibilidade de se enrolarem em problemas relacionados às estratégias e, principalmente nos resultados.
Ao mesmo tempo é possível que a empresa consiga encontrar mais de um core business, porém é indicado que tal informação seja muito bem estudada e estruturada, pois tendo a ciência de absolutamente tudo o que move a empresa, o lucro se torna mais garantido.
Confira mais informações sobre o Core Business.
É importante destacarmos que a função principal da empresa não deve ser terceirizada, pois assim, bem provavelmente a empresa perderá a base de sua essência funcional perante seus públicos e, consequentemente também perderá força dentro do mercado.
 
Analisando e aplicando o Core Business da organização
Basicamente é possível afirmar que o core business é um conjunto de estratégias que servem para direcionar melhor seu negócio. É a determinação da essência da empresa, ou seja, é o produto ou serviço que move a estabilidade e o crescimento da organização.
As empresas terceirizadas também possuem funções determinantes para o êxito do negócio e, por esse motivo devem receber atenção suficiente quanto à fortificação de um relacionamento, fazendo com que seja criada a proximidade entre empresa e terceirizadas.
Para determinar o núcleo do negócio de uma empresa, há a necessidade de analisar profundamente tanto o ambiente externo (macroambiente) quanto o ambiente interno (microambiente).
Após isso, organizar-se com algumas outras informações:
Quais os clientes com potencial lucrativo?
Qual a oferta fundamental de produto?
Quais canais têm mais importância em serem utilizados?
Quais os melhores recursos e estratégias?
Quais são as fronteiras da empresa?
Para ilustrar melhor: Utilizando o outsourcing contábil e fiscal, ou seja, terceirizando os serviços contábeis, sua empresa poderá e deverá direcionar todos os esforços para as suas principais atividades.

Outros materiais