Buscar

Avaliando o aprendizado 1 e 2 FE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403332091)
	O uso do calor e do frio são técnicas que podem ajudar no processo de cicatrização de lesões musculares. De acordo conhecimentos prévios, podemos afirmar que:
		
	
	A Crioterapia é um recurso que tem a capacidade de diminuir o metabolismo local, sendo usada normalmente, no inicio das lesões musculares.
	
	O uso de calor antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	
	É contra-indicado o uso do calor e do frio em atletas que possuem o objetivo de ganho de flexibilidade.
	
	O uso de gelo antes do trabalho de força muscular ajuda no ganho de força.
	
	Tanto o calor como o frio podem aumentar o metabolismo local e favorecer na cicatrização muscular.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403214999)
	O processo de avaliação das lesões esportivas compreende a identificação dos parâmetros e disfunções patológicas associados às lesões atléticas. A equação que melhor traduz o modo eficiente de avaliação é:
		
	
	Tecido atingido + tecido patológico = tecido normal
Tecido patológico + indicações = tratamento (reabilitação)
	
	Tecido patológico + contra indicações = tratamento (reabilitação)
Tecido atingido + tecido normal = tecido patológico
	
	Tecido normal + tecido atingido = tecido patológico 
Tecido patológico + contra indicações = cirurgia
	
	Tecido atingido + tecido normal = tecido patológico
Tecido patológico + contra-indicações = tratamento (reabilitação)
	
	Tecido normal + tecido patológico = tecido atingido 
Contra indicações + indicações = tratamento (reabilitação)
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403219954)
	Paciente de 29 anos, sexo masculino, atleta de futebol (meio campo) profissional, sofreu lesão do joelho esquerdo após entrada violenta de um zagueiro do time adversário durante partida realizada pelo campeonato Brasileiro, após avaliação foi diagnosticada lesão do ligamento cruzado anterior, com presença de derrame intra-articular, falseio, grande impotência funcional e dor anterior do joelho. Qual a principal função do LCA?
		
	
	Limitar o estresse em varo da articulação do joelho.
	
	Limitar o estresse em valgo da articulação do joelho.
	
	Limitar o deslocamento posterior da tíbia em relação ao fêmur.
	
	Limitar o estresse em varo e valgo articular simultâneamente
	
	Limitar o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403818537)
	A avaliação do atleta é um ponto de suma importância para a prescrição do programa de reabilitação. Desta forma, qual dos itens abaixo está incorreto?
		
	
	Verificar a presença de lesões pregressas
	
	Verificar o mecanismo de lesão
	
	Verificar apenas a patologia
	
	Verificar se houve outros tratamentos realizados
	
	Verificar tipo, frequência e intensidade de treinamento
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403207346)
	Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Resolução de n.º ______ de 08 de novembro de 2007) a especialidade de Fisioterapia Esportiva foi reconhecida: § 1º. A Atuação do Fisioterapeuta na Especialidade em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente por meio do diagnóstico cinético-funcional bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este, observando os seguintes aspectos relacionados à prática esportiva: O âmbito preventivo no tratamento das lesões decorrentes de esportes mostra muita importância no que se discute a atividade física de alto rendimento. Visando o aumento da longevidade dos atletas, a indicação terapêutica de atividade física e o aumento da quantidade de pessoas que querem usufruir de seus benefícios fazem com que a prevenção a lesões deva ser encarada com prioridade cada vez maior pelos profissionais da área de saúde. A ocorrência de lesões no esporte varia conforme a condição do atleta e o esporte praticado. ¿ O trecho acima se refere à resolução que reconhece a Fisioterapia Esportiva. A esta resolução recebe o número de:
		
	
	337
	
	310
	
	320
	
	422
	
	270
	
	 1a Questão (Ref.: 201403219973)
	Demétrio, 25 anos jogador de voleibol, ao retornar de um bloqueio, sofreu entorse de tornozelo esquerdo em eversão. Qual o ligamento afetado diretamente?
		
	
	Ligamento tíbio-fibular.
	
	Ligamento fíbulo-calcâneo.
	
	Ligamento fibulo-talar anterior.
	
	Ligamento colateral lateral
	
	Ligamento deltóide.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403650600)
	Em um teste clássico de força muscular, quando o paciente realiza a contração voluntária e move o segmento, porém não consegue vencer a gravidade, esse músculo tem grau de força. (VUNESP - São Paulo-SP 2002)
		
	
	0.
	
	2.
	
	4.
	
	3.
	
	1.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403843023)
	A tendinopatia do supra espinhal é uma lesão que apresenta-se frequente em esportes como o vôlei, handebol e natação. Normalmente essa lesão é decorrente de movimentos repetitivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta do processo terapêutico, de acordo com o quadro clínico dessa patologia.
		
	
	Analgesia, recuperação da ADM, aumento da força muscular, aumento da resistência muscular, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	Recuperação da ADM, aumento da resistência muscular, aumento da força muscular,, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	Todas as alternativas estão incorretas
	
	Analgesia, recuperação da ADM, aumento da resistência muscular, aumento da força muscular, treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	Analgesia, aumento da força muscular, aumento da resistência muscular, aumento da flexibilidade treino sensório motor e treino do gesto esportivo.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403818579)
	Quando ocorre uma lesão, quase sempre há algum tipo de perda na capacidade de movimentar-se normalmente. A perda do movimento pode ocorrer em virtude de dor, edema, espasmo muscular e/ou inatividade que resulta no encurtamento do tecido conectivo e do músculo ou algum tipo de combinação desses fatores. Restaurar a amplitude de movimento após a lesão é um dos principais objetivos de qualquer programa de reabilitação. Com base nos princípios do treinamento de flexibilidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. I - São técnicas de alongamento para melhorar a flexibilidade: alongamento estático, alongamento dinâmico e facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP). II - São contra indicações para o treino de flexibilidade: limitação de movimento articular por bloqueio ósseo, fratura recente, evidência de inflamação aguda ou processo infeccioso na articulação ou adjacências, dor aguda intensa ao movimento articular ou ao alongamento, hematoma ou outra indicação de trauma tecidual agudo. III - A definição de flexibilidade é a capacidade de mover uma articulação ou uma série de articulações suavemente por meio da amplitude de movimento total.
		
	
	F,F,F
	
	V,V,V
	
	V,V,F
	
	V,F,F
	
	F,F,V
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403818535)
	Um atleta profissional de basquete, durante um treinamento, sofreu um pequeno impacto traumático no músculo quadríceps. Ao ser avaliado pelo fisioterapeuta, ainda na quadra, apresentou dor local (EVA=4), hemorragia escassa e leve aumento da sensibilidade pontual do trauma; contudo não houve restrição na amplitude do movimento. Acerca do tratamento, analise as afirmativas. I - O tratamento deverá ser imediato, incluindo repouso, crioterapia, compressão e elevação. II - O procedimento inicial de compressão deverá ser realizado associado com a terapia de calor. III - Inicialmente, a massagem e o ultrassom pulsado deverão ser utilizados para diminuiro metabolismo IV - Se for utilizada, a terapia de calor não deverá ser iniciada enquanto a fase crônica da lesão não estiver visivelmente concluída
		
	
	F,F,V,V
	
	F,V,F,V
	
	V,V,F,V
	
	V,V,V,V
	
	F,F,F,F

Continue navegando