Buscar

Prescrição e Decadência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Art.7º, XXIX CF/88
PRESCRIÇÃO: É a extinção de uma ação ajuizável, e de toda sua capacidade defensiva, por inércia de seu titular, no prazo fixado em lei, na ausência de causa preclusiva de seu curso. (causas interruptivas, impeditivas e suspensivas)
Art. 7º, XXIX CF - "Ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho."
CAUSAS QUE INTERFEREM NA CONTAGEM PRESCRICIONAL:
Impeditiva - Art. 440 CLT. Contra os menores de 18 (dezoito) anos não corre nenhum prazo de prescrição.
Interruptiva (contagem interrompe e, cessada a causa interruptiva, retoma do ZERO)- Art. 202, I, CC. A AÇÃO interrompe a contagem da prescrição somente uma vez, e dar-se-á:
I - por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;
II - ...
Súmula TST 268: A ação trabalhista, ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relação aos pedidos idênticos.
Súmula 308 TST: Prescrição quinquenal. Hermenêutica. Aplicação imediata. Ação trabalhista. CLT, art. 11. CF/88, art. 7º, XXIX.
I. Respeitado o biênio subsequente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao quinquênio da data da extinção do contrato. (ex-OJ 204/TST-SDI-I - Inserida em 08/11/2000)
Suspensiva (contagem suspende e retoma de onde parou) - Art. 625-G, CLT. O prazo prescricional será suspenso a partir da provocação da Comissão de Conciliação Prévia, recomeçando a fluir, pelo que lhe resta, a partir da tentativa frustrada de conciliação ou do esgotamento do prazo previsto no art. 625-F.
AÇÃO DECLARATÓRIA APENAS DE EFEITO CONSTITUTIVO DE UM DIREITO. IMPRESCRITÍVEL
Art. 11 § 1º, CLT - O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve: 
...
...
§ 1º O disposto neste artigo não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social.
PRESCRIÇÃO DO FGTS - SÚMULA TST 362, I E II. 
(ANTIGA PRESCRIÇÃO TRINTENÁRIA)
I – Para os casos em que a ciência da lesão ocorreu a partir de 13.11.2014, é quinquenal a prescrição do direito de reclamar contra o não recolhimento de contribuição para o FGTS, observado o prazo de dois anos após o término do contrato;
II – Para os casos em que o prazo prescricional já estava em curso em 13.11.2014, aplica-se o prazo prescricional que se consumar primeiro: trinta anos, contados do termo inicial, ou cinco anos, a partir de 13.11.2014 (STF-ARE-709212/DF).
MOMENTO PARA ARGUIÇÃO DA PRESCRIÇÃO
Súmula TST 153 - Não se conhece de prescrição não argüida na instância ordinária, ou seja, pode ser arguída em todo o procedimento ordinário da ação trabalhista. (Toda 1.ª instância até o recurso feito à 2.(instância).
EXEMPLO DE CASO CONCRETO
Admissão: 10/03/2010 
Dispensa imotivada sem aviso prévio dado: 12/05/2015
 Pretensões: 
- HE TODO O PERÍODO, NÃO RECEBIDO;
Obs:
- TRCT PAGO
- SEM AVISO PRÉVIO 
Pergunta-se:
1) Tem prescrição extintiva?
R: Não, pois com a projeção do aviso prévio, a data limite estende-se até a data final da projeção do aviso prévio.
2) Se não, qual a data limite para propositura da ação?
R: 26/06/2017
Projeção com data de 23/05/2017
03 dias de aviso prévio para cada ano trabalhado+30dias (não pode ultrapassar 90 dias ou 20 anos).
Logo, neste temos caso concreto 45 DIAS DE AVISO PRÉVIO que integra o tempo de serviço do ex-empregado (artigo 487, §1.º, CLT).
Assim, a data limite para propositura da ação é 26/06/2017 - DOIS ANOS após a EXTINÇÃO JURÍDICA DO CONTRATO, contado a partir da data final do aviso prévio. 
Neste caso só há direito de ação para reclamar os últimos 5 ANOS de horas extras, logo a data de regressão será até 24/05/2012, perdendo o cliente dois anos pela ação tardia, já que a data da propositura da ação (Súmula 308, I, TST) é a base de retroação dos efeitos desta ação e não a data da extinção do contrato de trabalho.
MEMORIZAR:
2 ANOS - Limite para arguir em direito APÓS EXTINÇÃO do contrato de trabalho (Prescrição Bienal Extintiva do direito de ação)
5 ANOS - Prazo prescricional para os créditos das relações de trabalho (Prescrição Quinquenal de retroação para reparação de direito, quando evitada a prescrição bienal extintiva do direito de ação).

Outros materiais