Buscar

CASO CONCRETO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Aluno: Lucas Fonseca Engelke Abrantes 	Matrícula: 201301229903
Professora: Estefânia Gonçalves	 Turma: 3033
CASO CONCRETO – SEMANA 2
1) O prefeito do município ?P", conhecido como João do ?P?, determinou que, em todas as placas de inauguração das novas vias municipais pavimentadas em seu mandato na localidade denominada ?E?, fosse colocada a seguinte homenagem: À minha querida e amada comunidade ?E?, um presente especial e exclusivo do João do ?P?, o único que sempre agiu em favor de nosso povo!? O Ministério Público estadual intimou o Prefeito a fim de esclarecer a questão. Na qualidade de procurador do município, você é consultado pelo Prefeito, que insiste em manter a situação. Indique o princípio da Administração Pública que foi violado e por que motivo.
Com a adoção de tal conduta, o prefeito violou o Princípio da Impessoalidade, que impõe à Administração Pública uma atuação em favor da coletividade e não a terceiros. No caso em tela, o prefeito atuou com o animus de fazer propaganda de si mesmo, em frontal contrariedade ao que dispõe o artigo 37 § 1° da Constituição Federal. Veja-se:
37, § 1°. A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Outros materiais